sexta-feira, abril 01, 2016

EXTREMA-DIREITA A CRESCER EM PORTUGAL

O Relatório Anual de Segurança Interna registou o último ano no crescimento da contestação às políticas migratórias e ao acolhimento de refugiados. No entanto, estes protestos não se traduzem em acções violentas.
O relatório Anual de Segurança Interna (RASI) de 2015 dá conta de um aumento da actividade da Extrema-Direita, em Portugal, de contestação às políticas migratórias e ao acolhimento de refugiados, destacando o crescimento do número de militantes desta tendência.
"No contexto da extrema-direita portuguesa, é de realçar a intensificação do activismo político e social de contestação às políticas migratórias, ao acolhimento de refugiados e ao que se designa de 'islamização da Europa'. Apesar de esta actividade não se traduzir em acções violentas, contribuiu para a difusão da sua ideologia e para a radicalização dos seus militantes", refere o RASI, no capítulo "ameaças globais à segurança".
O documento avança também que se continuou a registar "um elevado dinamismo ao nível das actividades do movimento 'skinhead' neonazi (concertos, encontros) situação que tem impacto directo no crescimento do número de militantes e de organizações desta matriz ideológica".
Em contrapartida, o movimento anarquista e autónomo em Portugal continuou em "fase de recuo", assim como os incidentes relacionados com o 'hacktvismo', que, em 2015, evidenciou o declínio da capacidade técnica dos actuais colectivos 'hacker' nacionais e da sua capacidade de mobilização.
O RASI 2015 foi hoje entregue pelo Governo na Assembleia da República e indica que a criminalidade geral aumentou 1,3 por cento, no ano passado, face a 2014, e que a criminalidade violenta e grave diminuiu 0,6 por cento.
*
Fonte: http://expresso.sapo.pt/sociedade/2016-03-31-Aumentou-a-atividade-da-extrema-direita-em-Portugal   (Artigo originariamente redigido sob o acordo ortográfico de 1990 mas corrigido aqui à luz da ortografia portuguesa.)

* * *

É significativo o modo como o Expresso noticia o facto... diz que a Extrema-Direita está a crescer, «no entanto» não comete actos violentos, estando subentendido com este «no entanto» que o crescimento da Extrema-Direita é à partida violento; mais abaixo, faz pior, começa uma frase com este mesmo conteúdo usando o termo «apesar»: «apesar de não estar a ser violenta, a Extrema-Direita está a crescer!» - desta feita, o que está acentuado é o crescimento da Extrema-Direita entendido como perigo, e o facto de este crescimento não estar a ser violento (como se a violência lhe costumasse ser inerente...), não deixa todavia de suscitar o alerta...

Alerta para o público consumidor deste tipo de jornalismo, usualmente das classes altas e média-altas, alerta para as elites - não é alerta para o povo, o qual não está infectado pelo ódio obrigatório ao Nacionalismo, embora as elites reinantes o quisessem...
Quanto ao Movimento, está de boa saúde e recomenda-se - e é precisamente no mais importante, a saber, a questão da imigração e da ameaça islâmica, que está a dinamizar-se. Bom sinal, até ver.

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Daesh usa laboratório da Universidade de Mosul para produzir ‘Receita de Satã’

Leia mais: http://br.sputniknews.com/mundo/20160401/3992573/daesh-universidade-mosul-receita-sata.html#ixzz44bwLKske

1 de abril de 2016 às 22:02:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Uma Nação membro da da União Europeia dá um bom exemplo para que outros a possam seguir. Parabéns Finlândia


Finlândia não considera Rússia como ameaça direta

O Ministro da Defesa finlandês, Jussi Niinisto, disse que a Rússia não apresenta uma ameaça ao seu país.

Leia mais: http://br.sputniknews.com/mundo/20160401/3990878/Finlandia-Russia-ameaca.html#ixzz44bx5xsDD

1 de abril de 2016 às 22:04:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Na cidade iraquiana de Faluja, que está sob o controle do grupo terrorista Daesh, foi aberta uma temporada de caça à mulher que, com a sua mensagem gravada em vídeo, provocou uma onda de reações emocionais entre os habitantes do país.

Leia mais: http://br.sputniknews.com/mundo/20160401/3990728/Daesh-Faluja-mulher.html#ixzz44bxHm9c3

1 de abril de 2016 às 22:05:00 WEST  
Blogger João Nobre said...

Engraçado que a canalha não se preocupa com o crescimento da Extrema-Esquerda.

Até mete nojo ler este tipo de notícias escritas pela direita copinho de leite à la Expresso.

1 de abril de 2016 às 22:35:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home