quarta-feira, abril 13, 2016

CENTENAS DE CHIMPANZÉS LIBERTADOS DE LABORATÓRIOS NORTE-AMERICANOS

O National Institutes of Health (maior centro de pesquisas médicas americano) anunciou esta semana que acabará com as exploração de chimpanzés nos laboratórios dos EUA, prática já abolida na Europa há anos, segundo matéria da Albany Daily Star.
O Instituto Jane Goodall (organização em defesa da preservação dos primatas) classificou a notícia como “um bom passo adiante”, mas salientou que agora é preciso garantir que os chimpanzés sejam libertados em bons santuários.
Os chimpanzés foram incluídos na lista de espécies ameaçadas em 1990, mas uma manobra permitiu que aqueles explorados em laboratórios permanecessem confinados,  sob o argumento de que poderiam ser úteis em caso de “emergência na saúde pública”. 50 animais continuavam aprisionados e sendo vítimas de experiências, até o NIH finalmente decidir que “As pesquisas invasivas em chimpanzés não mais fazem sentido” – palavras do director da instituição, Francis Collins.
Os grupos em defesa dos animais comemoraram a notícia e vão cuidar do resgate dos chimpanzés. “Estamos muito felizes com esta decisão.” declarou Kathleen Conlee da Humane Society.
Mas ainda há defensores dos testes em animais contrariados com as boas novas, alegando que os animais deveriam ser mantidos em cárcere “caso surja uma nova doença”. Para esses pesquisadores, as semelhanças surpreendentes entre humanos e chimpanzés restringem-se à genética e na biologia, pois não é conveniente respeitar os seus direitos.
Felizmente, o movimento contra os testes em animais cresceu consideravelmente nos últimos anos, condenando a crueldade em usar animais como primatas, elefantes, golfinhos e baleias em experiências cruéis. O aumento da consciência somado ao avanço das técnicas na área de pesquisa  e experimentação tornaram possível a libertação dos chimpanzés.
300 chimpanzés já haviam sido libertados em 2013, agora é a vez dos 50 restantes ganharem uma nova vida no Santuário Chimp Heaven. Mas outras espécies de primatas continuarão sendo usadas como cobaias pela NIH – mostrando que a luta apenas começou.
*
Fontes:
http://direitosdosanimais.org/website/noticia/show.asp?pgpCode=2CC3CD25-BFB7-F66E-9EAB-3BED328F7537
http://www.anda.jor.br/12/04/2016/chimpanzes-sao-finalmente-libertados-de-laboratorios-dos-eua