terça-feira, abril 19, 2016

ALEGADO REFUGIADO SÍRIO INCENDIOU ABRIGO E DESENHOU SUÁSTICA NA PAREDE PARA CULPAR NAZIS...

Agradecimentos ao camarada RC por me ter dado a conhecer esta notícia: http://www.dw.com/pt/s%C3%ADrio-admite-ter-pichado-su%C3%A1stica-e-incendiado-abrigo-na-alemanha/a-19181309
*
O ataque incendiário contra um abrigo de refugiados na cidade alemã de Bingen am Rhein, executado na Joves, não foi de cunho xenófobo. Um refugiado sírio acomodado no local admitiu, nesta Martes (12/04), ter colocado fogo no edifício e pintado uma suástica numa das paredes.
O sírio foi levado para uma prisão. De acordo com a polícia de Mainz, capital do estado da Renânina-Palatinado, o jovem de 26 anos foi preso no sábado, em Bingen, como principal suspeito. No domingo, a promotoria de Mainz emitiu uma acusação de incêndio criminoso.
Moradores do hotel incendiado, que estava sendo usado para abrigar refugiados e outros cidadãos dependentes de ajuda social, deram as pistas necessárias à polícia. Depois de negar o acto, o sírio acabou por confessar ter iniciado o incêndio no porão do edifício e de ter desenhado uma suástica para criar uma pista falsa.
À polícia, o jovem sírio afirmou ter incendiado a casa para alertar sobre as condições precárias de moradia e à falta de perspectivas, mas, nas suas palavras, ele subestimou a dimensão que o fogo poderia tomar.
Segundo as autoridades, 25 pessoas viviam no edifício, entre elas 13 refugiados da Síria e do Afeganistão, além de trabalhadores sazonais e alguns inquilinos permanentes. No incêndio, quatro moradores e dois bombeiros sofreram ferimentos leves. Os moradores foram levados a um alojamento de emergência para refugiados num ginásio desportivo municipal da cidade.
O incidente, inicialmente, causou indignação popular e resultou numa pequena manifestação em Bingen contra a xenofobia e a violência. Segundo a polícia, cerca de 200 pessoas participaram no acto, convocado no domingo por autoridades municipais, da Igreja e de partidos políticos.
No ano passado foram realizados 29 ataques contra abrigos de refugiados no estado de Rheinland-Pfalz.