segunda-feira, março 14, 2016

MISSÃO EURO-RUSSA A MARTE - MISSÃO EUROPEIA A MARTE EM BUSCA DE VIDA

Agradecimentos a quem aqui trouxe esta mensagem: http://br.sputniknews.com/ciencia_tecnologia/20160314/3808492/exomars.html#ixzz42ubMBzqo
*
A semana inicia com uma notícia positiva para o mundo da ciência: a primeira missão conjunta espacial russo-europeia parte para Marte. O objectivo é procurar vida no planeta.
O lançamento da nave espacial está previsto hoje para as 9h31 GMT (6h31 em Brasília). Serão lançados um foguete-portador do tipo Proton-M com o bloco de aceleração Briz-M, dois satélites, um módulo de aterragem, o Schiaparelli, e o módulo orbital Trace Gas Orbiter, segundo o comunicado da autoridade espacial russa.
O lançamento faz parte do programa ExoMars, realizado conjuntamente desde 2012 pela empresa estatal russa Roscosmos e a Agência Espacial Europeia (ESA).
O objectivo principal da missão é procurar vestígios de metano na atmosfera do Planeta Vermelho. A presença desta substância seria prova de que Marte foi (ou ainda é) habitado. O segundo objectivo, esclarecido pelo porta-voz da Roscosmos, é testar uma "tecnologia-chave" para a segunda parte da missão ExoMars, programada para 2018.
Na hora do lançamento, a Roscosmos irá acompanhar o evento, considerado como "histórico", com uma transmissão ao vivo disponível no seu site (mas pode assistir também a seguir ao texto). Na sede da Roscosmos, na região de Moscovo, terá lugar uma conferência dedicada às perspectivas da pesquisa em Marte.
https://www.youtube.com/watch?v=lEdqSUhe6qs