segunda-feira, março 07, 2016

MILITARES RUSSOS ANUNCIAM INVESTIMENTO NO CONCEITO DE «SOFT POWER»

Agradecimentos a quem aqui trouxe esta notícia: http://br.sputniknews.com/defesa/20160301/3709770/militares-russos-vao-desenvolver-concepcao-de-poder-brando.html#ixzz42F2ZOE00
*
Os teóricos militares russos pretendem responder à guerra híbrida e preparar para desenvolver o seu conceito de “poder brando” (soft power), informou o jornal russo Kommersant na terça-feira (1), citando um alto funcionário militar.
O “soft power” é geralmente considerado como a habilidade de uma entidade ou Estado de influenciar indirectamente o comportamento ou interesses de outras entidades ou Estados por meios culturais ou ideológicos.
O jornal citou o relatório apresentado no fim de semana pelo chefe do Estado-Maior russo Valery Gerasimov na reunião da Academia de Ciências Militares. Gerasimov enumerou os componentes das guerras híbridas: de acordo com ele, estas incluem as chamadas revoluções coloridas, os ciberataques e actividades de “poder brando”.
Tal como as revoluções coloridas (que o Ministério da Defesa considera, de facto, como golpes de Estado) são uma forma da guerra híbrida, é impossível enfrentá-las usando tropas convencionais: só podem ser neutralizadas com os mesmos métodos híbridos", cita o Kommersant no relatório.
Os especialistas militares presentes na reunião, convocada para uma abordagem séria quanto ao desenvolvimento de um conceito de “poder brando”, notaram que "alguns dos seus elementos já integram a política externa da Rússia, mas só são descritos em traços gerais e são copiados em muito das elaborações estrangeiras neste domínio”.

* * *

Em grande medida é sobretudo uma questão de ideias e cultura, como já os irmãos Grimm sabiam quando levaram a cabo o seu famoso e extenso trabalho de recolha etnográfica de contos populares para com isso resistir à invasão militar napoleónica...