sexta-feira, dezembro 18, 2015

TURQUIA INTENSIFICA OPERAÇÕES CONTRA OS MILITANTES CURDOS

Agradecimentos a quem aqui trouxe esta notícia: http://pt.euronews.com/2015/12/16/turquia-intensifica-operaces-contra-militantes-curdos/   -   Página com vídeo incorporado   -   (Artigo originariamente redigido sob o acordo ortográfico de 1990 mas corrigido aqui à luz da ortografia portuguesa)
*
A Turquia intensificou as operações contra os militantes curdos no sudeste do país, onde se multiplicam os incidentes violentos desde a ruptura do cessar-fogo em Julho.
Durante a noite e madrugada registaram-se explosões e buscas em cidades do sudeste, sujeitas a recolher obrigatório.
Esta quarta-feira de manhã, os blindados turcos ocupavam as ruas de Silopi, a 30 quilómetros da fronteira iraquiana. E em Cizre, na fronteira com a Síria, há registo de oito mortos. As tropas turcas falam de rebeldes curdos. Uma agência curda de notícias evoca a morte de uma criança de 11 anos.
Na terça-feira, a explosão de uma bomba, numa estrada na província de Diyarbakir, matou pelo menos três polícias.
Ancara garante que as operações vão continuar e quer mobilizar mais dez mil soldados para a região. O governo diz que pretende evitar que “os militantes do PKK avancem com a capacidade de fogo da Síria e do Iraque para a Turquia”.

* * *

Uma Europa nacionalista apoiaria inequivocamente o lado curdo, por todos os motivos e mais alguns, mas isso para já ainda vem longe...