sexta-feira, dezembro 18, 2015

O VERDADEIRO NATAL - O RETORNO PAULATINO DO OCIDENTE AO ESPÍRITO DA SATURNÁLIA



«Estamos no mês de Dezembro e no entanto toda a cidade está num corrupio! À festividade, financiada pelo Estado, é dado livre curso. Em toda  parte ecoa o barulho das preparações em larga escala. (...) ter jantares festivos com uma nota de alegria (...) multidão coroada de festa (...) quando toda a gente à volta está bêbada de todo (...)»

Séneca, historiador romano (nascido no ano quatro da era comum) sobre a Saturnália, «Carta XVIII»
Fonte: http://www3.nd.edu/~undpress/excerpts/P01380-ex.pdf

O poeta Marcial, nascido cerca de trinta anos depois, escreveu: 
«Fartei-me de todo este jogo calculado e cansativo de dar presentes!»



Para o melhor e para o pior - e muito mais para o melhor que para o pior, tenho de dizer, eu - este é o verdadeiro Natal europeu. Depois de mil e setecentos anos de Cristianismo, e, concretamente, de intensa e propagandística cristianização do Natal, a verdadeira natureza do Ocidente vem cada vez mais ao de cima, e, concretamente, também no Natal. Todo o espírito de fraternidade e igualdade social e ao mesmo tempo de festa à grande, com comezainas e consumos diversos, presentes e mais presentes, tudo devidamente regado de pinga da grossa, nada tem a ver com o nascimento de um carpinteiro na Judeia há dois mil anos - é, na verdade, a magnificente celebração de Saturno, o Deus das Sementeiras e da bem-aventurada Idade de Ouro. É, por isso mesmo também, um tempo de «magia», entenda-se, de maior aproximação à vivência do maravilhoso/sobrenatural, motivo pelo qual desde há muito que a programação televisiva e cinematográfica se enche de produtos centrados na fantasia, mesmo que nada tenham directamente a ver com o Natal. Aquilo a que commumente se chama «a magia no ar» natalícia é eventualmente um resquício, até um prolongamento, da sacralidade de tempos recuados.


1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

mais um episodio do ridiculo estado actual em que vivemos.

https://www.publico.pt/mundo/noticia/marine-le-pen-investigada-por-publicar-imagens-de-decapitoes-do-estado-islamico-1717717

"Marine Le Pen investigada por publicar imagens de decapitações do EI"

Claro que se fosse um nazi a decapitar alguém, isso seria espalhado por todo o lado e ninguem pensava em investiga-lo e processa-lo por mostrar provas disso e espalhar o seu odio aos nazis. Mas como neste caso seria denunciar a maldade dos imigrantes, isso não pode ser e toca a investigar e processar quem mostra o que eles fazem.

18 de dezembro de 2015 às 02:37:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home