segunda-feira, dezembro 28, 2015

TURQUIA APARENTEMENTE PREOCUPADA COM REFORÇO DA ALIANÇA MILITAR RUSSO-ARMÉNIA

Agradecimentos a quem aqui trouxe esta notícia: http://br.sputniknews.com/mundo/20151225/3166852/Midia-turca-preocupada-sistema-defesa-russo-armenio.html#ixzz3vdd6eev6
*
A imprensa turca parece estar pouco à vontade com a criação de um sistema de defesa aérea regional comum russo-arménio, sugerindo que o acordo pode significar problemas para Ancara e levar a uma crescente instabilidade na região.
Na quarta-feira (23), o ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, e o seu homólogo arménio, Seyran Ohanyan, assinaram um acordo sobre a criação de um sistema de defesa aérea regional conjunto para a região do Cáucaso. A iniciativa é um dos muitos planos de cooperação do Conselho de Ministros da Defesa desenhado por Moscovo para 2016, com negociações em curso para acordos regionais de defesa aérea com o Quirguistão e o Tajiquistão.
Um acordo de defesa aérea conjunta entre a Rússia e o Cazaquistão foi celebrado em 2013. Recentemente, Moscovo entregou um sistema S-300 a Astana. Por sua vez, os sistemas de defesa aérea da Rússia e da Bielorrússia já foram unificados.
A Arménia hospeda duas instalações militares russas, incluindo a base militar 102, localizada no norte da cidade de Gyumri. Operando sob a sua direcção está o aeródromo baseando em Erebuni, cerca de 120 km ao norte de Erevan, capital arménia. As duas bases são capazes de abrigar entre 4.000 e 5.000 militares russo. 
No início deste mês, a base de Erebuni foi reforçada com seis helicópteros de assalto Mi-24P, juntamente com vários helicópteros de transporte Mi-8MT. Duas semanas antes, sete Mi-24 e diversos Mi-8MT foram mobilizados para estas instalações militares russas.
Comentando o acordo russo-arménio, os média turcos em língua inglesa insinuam que pode estar conectado ao derrube de um bombardeiro Su-24M da Rússia, por um caça da Turquia, sobre a Síria no mês passado, bem como a presença de bases norte-americanas em solo turco.
Em entrevista à RIA Novosti, citada pelos média turcos em língua inglesa Today’s Zaman e Hurriyet Daily News, o ex-vice-comandante das Forças de Defesa Aérea russas, Alexander Luzan, disse que acreditava que a decisão de criar um sistema de defesa aérea conjunto aconteceu devido aos eventos ligados à Turquia, com as perigosas manobras de Ancara, as bases norte-americanas e o desejo da Rússia de proteger os seus parceiros arménios.
Sobre a análise de Luzan, o Today’s Zaman sugeriu que “o aumento da presença militar russa na Arménia, um país sem litoral no sul do Cáucaso na fronteira com a Turquia, provavelmente vai agitar a inquietação em Ancara”. O Hurriyet Daily News foi mais longe, avisando que o governo turco acredita que o acordo leva ao risco de “aquecer o Cáucaso”.
Em declarações ao jornal, um funcionário anónimo disse que “Rússia e Arménia devem-se abster de acções que possam prejudicar a paz regional no Cáucaso”, com Ancara temendo que “a atitude de Erevan aumentasse o risco de confrontos na região”, presumivelmente referindo-se a intensificar os confrontos entre a Arménia e o Azerbaijão sobre a disputada região de Nagorno-Karabakh.
Por seu lado, o funcionário sugeriu que Ancara é a favor de continuar com o seu “bom relacionamento” no Cáucaso. Afirmou que a Turquia não deve ter problemas com os vizinhos, pois a sua política tem sido seriamente tensa nos últimos meses pelas aparentes ambições do presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, pela hegemonia regional, a partir do seu apoio a militantes anti-governamentais na Síria, do abate do Su-24 russo e da intervenção ilegal da Turquia no norte do Iraque no início deste mês.

* * *

A Arménia e a Rússia a representarem mais uma vez os interesses verdadeiramente europeus na região. Só pela bastardia ideológica da elite reinante no Ocidente é que a Turquia poderia arrastar os países ocidentais para um confronto de algum tipo com a Rússia na região.