sábado, dezembro 19, 2015

CIENTISTA AUSTRÍACO NOBEL DA MEDICINA PERDE TÍTULO HONORIS CAUSA POR TER UM PASSADO NAZI

Fonte: http://www.publico.pt/ciencia/noticia/konrad-lorenz-perde-titulo-de-doutor-honoris-causa-1717889#/12131pag-1
*
A Universidade de Salzburgo, na Áustria, retirou postumamente o título de doutor honoris causa ao etólogo austríaco Konrad Lorenz – galardoado com o Prémio Nobel da Medicina de 1973 pelos seus trabalhos sobre comportamento –, devido ao seu passado nazi.
Zoólogo mundialmente conhecido pelas suas investigações em etologia, ciência comparada do comportamento animal e humano, Konrad Lorenz (1903-1989) destacou-se na década de 1930 pela sua vontade em “difundir a ideologia nazi”, considerou esta quinta-feira a Universidade de Salzburgo, que tinha atribuído o doutoramento honoris causa ao investigador em 1983.
No seu pedido de adesão ao partido nacional-socialista (nazi), formulado menos de quatro meses depois da anexação da Áustria pela Alemanha em 1938, e que foi analisado pela Universidade de Salzburgo, Konrad Lorenz sublinhava ter posto "toda a [sua] vida científica (…) ao serviço do pensamento nacional-socialista".
Konrad Lorenz partilhou o Nobel da Medicina de 1973 com o alemão Karl von Frisch e o britânico Nikolaas Tinbergen, pelas descobertas relativas a padrões de comportamento individuais e sociais. A perda do título de doutor honoris causa inscreve-se no reexame de todas as distinções atribuídas no passado pela Universidade de Salzburgo e em que vários dos distinguidos são suspeitos de envolvimento com o regime nazi.

* * *

A Inquisição Anti-Racista é mesmo assim - nunca descansa. Nunca esquece e nunca perdoa o pecado capital, que é o racismo, com ou sem aspas... O totalitarismo é isto: o «mau» perde tudo... quem não pensa politicamente como a elite político-cultural reinante manda pensar, não pode ter direito a nada, nem na sua vida profissional, privada ou social.