domingo, novembro 22, 2015

MAIORIA DOS APOIANTES DO CALIFADO NO TWITTER ESTÁ NA ARÁBIA SAUDITA


Numa altura em que o auto-proclamado Estado Islâmico (EI) acaba de cometer mais um atentado no coração da Europa com os ataques da sexta-feira, 13 de Novembro, é oportuno relembrar as conclusões do Brookings Institute em Março, em que colocava a Arábia Saudita como o país com mais contas de apoiantes do EI noTwitter.
O “think thank” norte-americano publicou um estudo sobre a rede social que se pensa ser uma das ferramentas mais usadas pela organização, também conhecida pelos seus detractores como “Daesh”, para comunicar entre si.

- Número total de contas apoiantes do EI (melhor estimativa): 46,000
– Número total de contas apoiantes do EI (Estimativa máxima): 90,000
– Amostra: 20,000
– Periodo: 4 de outubro até finais de Novembro 2014

Muitas pessoas poderiam ser levadas a pensar que a Síria seria o país com mais utilizadores,por causa da guerra, mas o estudo indicava que o maior número de contas de apoiantes do EI situa-se na Arábia Saudita, seguida então pela Síria e depois pelo Iraque. Recorde-se que, de facto, uma das origens do “exército” inicial do EI são antigos combatentes iraquianos, pertencentes às forças armadas de Saddam Hussein.
Na pesquisa, os Estados Unidos apareciam na quarta posição, o Reino Unido, em décimo. A França e a Bélgica não figuravam.

*

Agradecimentos a quem aqui trouxe esta notícia: http://pt.euronews.com/2015/11/21/estado-islamico-arabia-saudita-com-maior-numero-de-apoiantes-no-twitter

* * *

De resto, também na Arábia Saudita se aplica a charia, por vezes de forma particularmente violenta... a grande diferença entre o país saudita e o califado sírio-iraquiano é que o primeiro está sujeito a pressões internacionais para moderar a sua vida interna... não deve esquecer-se, por exemplo, que neste Estado a escravatura só foi proibida em 1962.
Aliás, o salafismo, que é a forma de Islão mais extremista conhecida, nasceu precisamente em território saudita.
É bem provável que em termos de islamismo radical o pior ainda esteja para vir.