terça-feira, outubro 13, 2015

NOVO TEMPLO ASATRU NA ISLÂNDIA ESTÁ A SER ERIGIDO COM A CONCORDÂNCIA DOS SERES SOBRENATURAIS, DIZ O SUMO SACERDOTE ASATRUAR


Fonte: http://icelandmonitor.mbl.is/news/culture_and_living/2015/09/29/supernatural_beings_not_disturbed_by_new_pagan_temp/
*
Prossegue a construção de um grande templo - hof - da religião Ásatrú na Islândia, o primeiro deste país desde há mais de mil anos, como aqui se noticiou no início do ano. O último grande templo foi queimado em Uppsala, por ordem da autoridade cristã, em 1070.
O novo centro religioso seria inicialmente edificado em Elliðaárdalur, em Reykjavik, mas a anterior presidente da câmara da cidade, Ingibjörg Sólrún Gísladóttir, sugeriu em vez disso um sítio em Öskjuhlíð, perto da universidade, ideia que o líder religioso da Ásatrú, grande sacerdote Hilmar Örn Hilmarsson, considerou muito adequada para melhor proteger esta herança nacional. 
O custo do templo é de cerca de cento e trinta milhões de coroas islandesas (€915815,43). O terreno em Öskjuhlíð foi doado pela cidade.
O templo estará situado em Öskjuhlíð, colina de Reykjavik, e está a ser edificado com base na geometria sagrada, nomeadamente em torno dos números 9 e 432000, segundo número este que, segundo diz Hilmarsson, também se encontra presente na religião hindu, com a qual a Asatru está estreitamente relacionada, ainda de acordo com Hilmarsson, o que não surpreende muito quando se sabe que têm a mesma raiz étnica e que o Hinduísmo tem inspirado na actualidade alguns novos pagãos europeus. 
Estimava-se que o templo estivesse pronto no Verão de 2016 mas o clérigo prefere ser mais realista: «Tudo tem corrido extremamente bem. Os seres sobrenaturais estão a nosso favor, uma vez que lhes demos copiosas quantidades de súrmjólk (coalhada) e de cerveja. Temos sensibilidade para as suas necessidades e Eles parecem estar felizes.»

Hilmar Örn Hilmarsson a conduzir uma cerimónia religiosa Ásatrú em Öskjuhlíð - local onde o templo está a ser erigido - durante um eclipse solar na Primavera passada

Parece haver uma quantidade crescente de pessoas a juntar-se à Ásatrúarfélagið ou Sociedade Asatru, conforme adianta o sacerdote: «Surpreendemo-nos todos os anos com a quantidade de novos membros que temos. Há um particular aumento de membros do norte e do leste da Islândia.»


De notar que recentemente foi construído no norte da Islândia, em Ásheimar, um novo santuário, embora presumivelmente muito mais pequeno e de carácter artesanal.

*

Fontes:
 - http://icelandmonitor.mbl.is/news/culture_and_living/2015/09/29/supernatural_beings_not_disturbed_by_new_pagan_temp/
 - http://icelandmonitor.mbl.is/news/news/2015/01/27/asatru_temple_rises_in_2016_2/

* * *

Actua-se destarte conforme quis um ex-presidente da câmara de Reykjavik Ólafur Friðrik Magnússon, que em 2013 disse ser muito mais adequado construir um templo asatruar do que a primeira mesquita da Islândia, conforme aqui se leu: http://gladio.blogspot.pt/2014/01/ex-presidente-da-camara-de-capital.html
Nessa altura, o Conselho Municipal tinha aprovado planos para a construção de uma mesquita depois de os muçulmanos terem esperado treze anos para adquirir um terreno onde pudessem edificar um dos seus centros religiosos. Em reacção, Magnússon publicou um artigo no diário Morgunblaðið expressando as suas preocupações:
«É inquietante constatar que os muçulmanos não parecem ter nenhuma dificuldade em financiar o projecto, que está subvencionado por organizações estrangeiras.Estas organizações poderiam querer acrescentar à Islândia a influência do Islão, tal como fazem noutros países.» Magnússon disse, num programa radiofónico, que «o Islão é uma religião que tem uma estratégia de eliminação de outras religiões e disseminação por todo o mundo. A experiência da Escandinávia mostra que os muçulmanos não se integram na sociedade. Isto tornou-se num grande problema, por exemplo em Malmö.»
Mostrou-se também surpreendido com a atitude de muitas feministas (de Esquerda...): «É realmente impressionante que uma data de feministas sejam tão a favor dos muçulmanos na Islândia. É a fé na qual muitas mulheres são oprimidas.»
Em vez de uma mesquita, o ex-autarca tinha sugerido que se construísse um templo dedicado aos Deuses nórdicos: «Uma jóia cultural como esta traria alegria à maioria dos habitantes da cidade, bem como aos demais islandeses, e não seria algo fora do contexto como uma mesquita.»




1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

http://pt.euronews.com/2015/10/13/merkel-defende-se-de-criticas-do-pegida/

13 de outubro de 2015 às 11:42:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home