segunda-feira, outubro 12, 2015

EXTREMA-DIREITA AVANÇA NA ÁUSTRIA

Agradecimentos a quem aqui trouxe esta notícia: http://pt.euronews.com/2015/10/12/extrema-direita-sobe-na-austria/
*
Dez anos depois de ter chegado à liderança da extrema-direita austríaca, Heinz-Christian Strache obteve o seu melhor resultado de sempre nas eleições municipais de domingo.
Heinz Christian Strache, líder do Partido da Liberdade declarou diante dos apoiantes: 
“Bem, isto é o velho caminho dos perdedores de eleições. Hoje Haupl é um dos perdedores da eleição, juntamente com os Verdes e o OVP (Grupo do Partido Popular Austríaco). E, em seguida, esses senhores simplesmente voltam aos negócios habituais.” 
O seu partido terminou com 31% dos votos.
O partido social-democrata de Michael Haeupl arrecadou 39,5% e mantém a capital com larga margem, mas os nacionalistas continuam a conquistar terreno em cada escrutínio realizado.

* * *

Evidentemente que continuam a conquistar terreno, dado que o Nacionalismo é de todas as tendências políticas aquela que tem mais potencial de crescimento junto do povo, pelo que a médio ou longo prazo torna-se poder. Mais uma vez se confirma, destarte, que a Democracia é uma aliada natural do Nacionalismo. 
A marcha continua, contra tudo e contra todos que se puserem à frente, contra o tempo até, porque, de qualquer modo, acima de qualquer possibilidade e cálculo de vitória, está o mandamento do dever. E quem não está disposto a enveredar por um combate que pode já estar perdido, não é um militante que mereça respeito.
De resto, está-se longe de ter já assegurada a derrota, quando a esmagadora maioria da população da Europa ainda é europeia. Mas, se essa derrota ainda assim se concretizar, os únicos culpados do lado nacionalista serão aqueles que durante décadas, porventura cruciais, viraram as costas ao povo, devido a um mentecapto pedantismo pseudo-aristocrático e a um desprezo fascista pelo povo, ou seja, traíram à partida a sua principal, aliás única, fonte de poder.