segunda-feira, outubro 12, 2015

ARTEFACTOS DATADOS DE ANTES DO SURGIMENTO DO HUMANO PÕEM EM CAUSA VERSÃO OFICIAL DA HISTÓRIA DA ESPÉCIE HUMANA

Até aqui, toda a investigação disponível indicava que o antepassado comum mais próximo de toda a espécie humana como actualmente a conhecemos, teria surgido há 2,5 milhões em África. Este longínquo ascendente distinguia-se de todos as precedentes espécies pela maior dimensão do crânio.
Num artigo publicado na revista "Nature", uma conceituada publicação científica, um grupo de 22 arqueólogos relata os achados feitos no campo arqueológico de  Lomekwi, no Quénia, questionando assim toda a datação tida como certa sobre a história da evolução humana.
Os arqueólogos encontraram 150 artefactos de pedra fabricados há 3,3 milhões de anos. Ou seja, aqueles objectos surgiram 700 mil anos antes da altura em que julgávamos ter começado a evolução que haveria de dar origem ao "homo sapiens", que apareceu há 200 mil anos. Acresce que as ditas ferramentas foram encontradas num local onde não existiam fósseis, o que dificulta ainda mais a identificação do tipo de antepassado do homem que as terá fabricado.
Sabe-se apenas que por aquela região andaria o "Kenyanthropus", uma estranha mistura do "Australopithecus" com o género que viria a ser o 'pai' do homem moderno.
A história que os 150 artefactos achados neste campo arqueológico do Quénia contam pode mudar para sempre a data de 'nascimento' que estava inscrita no bilhete de identidade da humanidade. O artigo publicado na "Nature" abriu o debate sobre a época em que realmente surgiu o primeiro "homo" com características mais próximas das que hoje temos. Mesmo que não abra a porta ao sonho dos que gostariam de acreditar que temos um ancestral antepassado vindo de outra galáxia, a "Nature" abre outra perspectiva.  
*
Fonte: http://expresso.sapo.pt/internacional/2015-05-20-Ou-o-homem-e-mais-velho-do-que-pensavamos-ou-a-Terra-esconde-misterios   (Artigo originariamente redigido sob o acordo ortográfico de 1990 mas corrigido aqui à luz da ortografia portuguesa.)