segunda-feira, setembro 21, 2015

PORTUGUESES DA LUZ BRANCA MANIFESTARAM-SE DIANTE DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA CONTRA A VINDA DE ALEGADOS REFUGIADOS

“Portuguesas contra o Islão” e “Não à invasão da Europa. A imigração só serve o capitalismo” foram algumas das mensagens que se gritaram este domingo à tarde, em frente à Assembleia da República, numa manifestação contra a entrada de refugiados em Portugal.
Na manifestação estavam representantes de vários grupos surgidos nas redes sociais, “com várias interpretações, algumas mais radicais, outras menos radicais”, mas cujo ponto de vista geral é que “nas condições actuais em que Portugal está [os refugiados] não são bem-vindos”, disse à Lusa Nelson Dias da Silva, porta-voz do protesto criado no Facebook por José Viegas, Samuel de Andrade, Gonçalo Marques, Fátima Silva e Ricardo Gonçalves.
O evento, que foi bloqueado e já não está online, estava marcado para as 14h00 e tinha 11 mil presenças confirmadas. Mas a essa hora eram pouco mais de uma dezena os participantes. Uma hora depois, não se contavam duas centenas de cabeças em frente à Assembleia da República.
“Portugal aos portugueses”, “Dois milhões em pobreza à espera de igualdade social”, “Primeiro os nossos”, “Mais apoio para os portugueses”, “Refugees not welcome” (“Refugiados não são bem-vindos”), “Sharia = a lei primitiva”, eram outras das mensagens que se podiam ler nos cartazes que os manifestantes seguravam.
Nelson Dias da Silva rejeitou que esta manifestação tivesse um cunho racista ou xenófobo. Na sua opinião, Portugal “não se pode dar ao luxo de não acolher [os portugueses] e de não resolver primeiro os problemas” do país, disse à Lusa, defendendo que “quem cumpre os critérios [de refugiado, ao abrigo da Convenção de Genebra] deve ser acolhido em situação transitória, não sendo uma situação definitiva para tratar de imigração”.
Nas grades colocadas pela polícia em frente da AR estavam também duas bandeiras da Hungria, como agradecimento a este país “por ter fechado as fronteiras”, segundo João Martins, um dos participantes.
João Martins afirmou ainda que um grupo destes manifestantes irá entregar na embaixada da Hungria, em data a definir, uma carta de agradecimento pela posição húngara de fechar as fronteiras à vaga de refugiados e migrantes, sobretudo do Médio Oriente.
Para segunda-feira está marcado um protesto pelos nacionalistas do Partido Nacional Renovador, também em Lisboa. “O PNR é o único partido político em Portugal que diz com toda a clareza que não podemos, nem devemos receber esta invasão árabe”, defendem.
*
Fonte: http://observador.pt/2015/09/20/cerca-de-150-pessoas-protestaram-contra-o-acolhimento-de-refugiados-por-portugal/   -   (Artigo originariamente redigido sob o acordo ortográfico de 1990 mas corrigido aqui à luz da ortografia portuguesa)

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Com escumalha desta devem conseguir trazer muita gente para a causa, devem devem.
http://www.jn.pt/PaginaInicial/Justica/Interior.aspx?content_id=4789147

21 de setembro de 2015 às 02:19:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home