terça-feira, setembro 15, 2015

MAIS UMA VASTA MANIFESTAÇÃO NA CATALUNHA A FAVOR DA INDEPENDÊNCIA NACIONAL CATALÃ

Agradecimentos a quem aqui trouxe esta notícia: http://pt.euronews.com/2015/09/11/espanha-mare-humana-pela-independencia-da-catalunha/   -   Página com vídeo incorporado   -   (Artigo redigido sob o acordo ortográfico de 1990 mas corrigido aqui à luz da ortografia portuguesa)
*
Uma maré humana invadiu as ruas de Barcelona numa manifestação pacífica pela independência da Catalunha.
De acordo com a polícia municipal, 1 milhão e meio de pessoas participaram na marcha de cinco quilómetros em direcção à sede do governo catalão.
O número de manifestantes não foi confirmado por qualquer fonte independente.
O evento desenrolou-se no dia nacional catalão e no arranque da campanha para as eleições autonómicas da região no dia 27.
“O que nós queremos é que o mundo escute de uma forma muito clara qual é a vontade do povo da Catalunha e que respeite também o mandato democrático, se essa for a vontade do povo”, diz um homem.
Os partidos que se opõem a independência criticaram a manifestação. Consideraram-na como um acto eleitoral do presidente Artur Mas.
Alguns apoiantes da plataforma “Juntos pelo sim” também não estiveram totalmente satisfeitos.
“A realização desta manifestação no início da campanha para a reeleição de Artur Mas está a deixar pouco confortáveis muitas pessoas que lutaram pelos direitos sociais e nacionais da Catalunha, diz outro defensor da independência.
A correspondente da Euronews em Madrid, Cristina Giner, explica que se “prevê uma campanha eleitoral catalã intensa. O escrutínio tem um grande interesse estratégico para os principais partidos nacionalistas. Por um lado vão medir a forças para o processo independentista, por outro, vão servir de termómetro para as eleições gerais de 20 de Dezembro”.

* * *

Assim tenham estes nossos co-habitantes e irmãos ibéricos a mesma sorte que os Portugueses tiveram a partir de 1640 e os Catalães, por essa mesma altura, não lograram alcançar.