sábado, setembro 26, 2015

EUA BLOQUEARAM PROPOSTA DA RÚSSIA DE INCLUIR ESTADO ISLÂMICO NA LISTA DE SANÇÕES DA ONU

Os Estados Unidos bloquearam a proposta da Rússia de incluir o grupo terrorista Estado Islâmico na lista de sanções do Conselho de Segurança da ONU, mas Moscovo continuará levantando essa questão. A declaração é do director do departamento para novos desafios e ameaças do ministério das relações exteriores da Rússia, Ilia Rogachev.
“Não é segredo para ninguém que o Estado Islâmico é uma estrutura independente que de certa foram serve como rival da ‘Al-Qaeda’. Já propomos incluir o Estado Islâmico na lista de sanções da ONU como grupo independente. Mas a nossa proposta é bloqueada pelos membros ocidentais do Conselho de Segurança, em primeiro lugar os EUA, sob vários pretextos”, afirmou o diplomata russo. 
Segundo Rogachev, os EUA consideram que o “Estado Islâmico é a ‘Al-Qaeda’ no Iraque,  que mudou de ‘marca’, que a Al-Qaeda renasceu, que a ‘Al-Qaeda no Iraque’ não mais existe, mas Moscovo possui “outras informações”.
“Consideramos que os Americanos afirmam isso apenas por causa das circunstâncias: o desejo de mostrar que o poder do Estado Islâmico e o seu sucesso actual não deriva do facto de que os ocidentais, especialmente os Estados Unidos, nutriram a oposição ao governo de Bashar al-Assad, inclusive destinando recursos significativos às mãos de extremistas. Isto é uma posição puramente política, que não tem quase nada a ver com medidas anti-terroristas. Portanto, levantamos fortemente esta questão e continuaremos a colocá-la enfaticamente", disse Rogachev. 
*
Fonte: http://br.sputniknews.com/mundo/20150924/2219991/eua-bloqueiam-proposta-russia-estadoislamico-onu.html

* * *

Muito curioso, uma notícia que não se divulga no Ocidente... ou é falsa ou então a imprensa ocidental não quer deixar mal visto o presidente mulato dos EUA...