quarta-feira, setembro 23, 2015

CATALUNHA PREPARA O PRÉ-REFERENDO PARA A INDEPENDÊNCIA

Agradecimentos a quem aqui trouxe esta notícia: http://pt.euronews.com/2015/09/22/catalunha-prepara-se-para-o-pre-referendo-a-independencia/   -   Página com vídeo incorporado   -   (Artigo originariamente redigido sob o acordo ortográfico de 1990 mas corrigido aqui à luz da ortografia portuguesa)
*
Terá Artur Mas, o presidente da Região da Catalunha, razões para estar confiante? As sondagens indicam que sim, a escassos dias das eleições regionais (dia 27) que são consideradas como um pré-referendo à questão independentista. A plataforma nacionalista “Juntos pelo Sim”, liderada por Mas, surge à frente, e tem hipóteses de alcançar a maioria absoluta em coligação com o movimento comunista CUP.
Mas fala cada vez mais na inevitabilidade de uma cisão caso a política do governo central não se altere. Nas suas palavras, “se Madrid mudar de atitude, podemos negociar com eles. Mas se a questão for parar com o processo político na Catalunha, então a resposta será ‘não’, não até termos a certeza de uma data específica para organizar um referendo vinculativo sobre a independência. Mas estou muito céptico acerca dessa possibilidade.”
No Dia da Catalunha, celebrado há menos de duas semanas, os partidos nacionalistas fizeram campanha para abrir caminho a uma declaração unilateral de independência.

* * *

Continua a marcha de um Povo para a sua individualidade soberana, isto se ainda for a tempo de o alcançar, naturalmente, que os séculos em que andou a receber estrangeiros - gente doutras partes da Ibéria - poderá não lhe ter feito bem, pois porque haveria um «catalão» de origem castelhana ou andaluza votar a favor de uma Catalunha independente?