terça-feira, setembro 22, 2015

EMBAIXADA RUSSA EM DAMASCO ATACADA POR REBELDES ISLAMISTAS

"Foram disparados obus contra o território da embaixada da Rússia em Damasco," que não fizeram estragos, afirmou em comunicado o ministério dos Negócios Estrangeiros russo, acrescentando que o Kremlin espera "não somente palavras mas actos" a condenar este "acto terrorista". 
De acordo com Moscovo, os responsáveis do ataque são os rebeldes que se opõem ao Governo de Presidente sírio, Bashar al-Assad.
A Rússia é, a par do Irão, um dos grandes aliados internacionais de al-Assad, a quem fornece armamento, treino nesses mesmos equipamentos e conselheiros militares, além de combustível e manutenção de armas incluindo peças.
Moscovo tem sido acusado de estar a aumentar a sua presença no terreno de guerra sírio, com tropas especiais em acções de combate no terreno e a construção de duas bases, uma aérea junto à costa e outra militar mais no interior.
Esta segunda-feira, fontes norte-americanas sob anonimato confirmaram à Agência France Presse a presença de 28 aviões caça russos em Latakia, um bastião de Assad na costa síria.
Também hoje o primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu revelou existir "um acordo" entre Moscovo e Jerusalém para coordenar as acções militares das suas forças no teatro de guerra sírio.
*
Fonte: http://www.rtp.pt/noticias/mundo/embaixada-russa-em-damasco-bombardeada_n859971