terça-feira, setembro 22, 2015

PRESIDENTE RUSSO AO EMBAIXADOR DA TURQUIA: «DIZ AO TEU PRESIDENTE QUE PODE IR PARA O INFERNO COM OS SEUS TERRORISTAS DO EI» (?)

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, rompeu os protocolos diplomáticos aceites e convocou pessoalmente o embaixador turco em Moscovo, Ümit Yardim, para o advertir de que a Federação Russa romperia as relações diplomáticas a menos que o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, deixe de apoiar os terroristas do Estado Islâmico (EI) na Síria, onde a Rússia possui a sua última base naval da zona mediterrânica.
O diário turco Zaman citou o Moscow Times, que informou ter Putin lançado uma imensa diatribe na qual criticou a política exterior turca e o seu perverso papel na Síria, no Iraque e no Iémen ao apoiar os terroristas da Alcaida, juntamente com a Arábia Saudita. A conversação acabou numa agreste polémica. 
Segundo informação obtida pela Moscow Times, o encontro de Putin com o embaixador foi dominado por um ressentimento mútuo.
Yardim rechaçou as acusações de Putin e culpou a Rússia pela situação na Síria.
«Diz ao teu presidente ditador que pode ir para o inferno com os seus terroristas do EI e eu farei com que a Síria se converta numa "Grande Estalinegrado" para Erdogan e os seus aliados sauditas, que não são menos brutais que Adolfo Hitler», respondeu Putin no encontro de duas horas de duração com o diplomata turco.
«Que hipócrita é o teu presidente, que advoga a Democracia e condena o golpe militar no Egipto.» acrescentou Putin. «E ao mesmo tempo apoia todas as actividades terroristas dirigidas a deitar abaixo o presidente sírio.»
O presidente russo continua a dizer que o seu país nunca abandonará o legítimo governo sírio e irá cooperar com os seus aliados, Irão e China, no sentido de encontrar uma solução política para a guerra neste país árabe.
*
Fonte: http://linkis.com/wordpress.com/gs4qZ   (Artigo originariamente redigido sob o acordo ortográfico de 1990 mas corrigido aqui à luz da ortografia portuguesa)

* * *

Não sei se Putin terá mesmo dito tudo o que acima lhe é atribuído, pode acontecer que o texto seja só propaganda mediática sem verdade demasiado sólida por trás, mas, para já, parece que de entre as nações europeias só a Rússia parece realmente disposta a enfrentar o EI e a Turquia, se preciso for, em confronto aberto. 

2 Comments:

Anonymous Miguel Fernandes said...

Moscow times é um órgão "informativo" propriedade de um grupo europeu, como podem facilmente verificar e não tem qualquer tendência editorial pro russa muito pelo contrário. Provavelmente essa reunião nunca teve lugar.

22 de setembro de 2015 às 21:31:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Bem, o que o texto diz até é muito pró-russo. Se o Moscow T. não tem nada de pró-russo, melhor ainda, porque neste caso deu uma notícia muito pró-russa...

22 de setembro de 2015 às 23:20:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home