terça-feira, agosto 25, 2015

CALIFADO TERÁ DESTRUÍDO EMINENTE TEMPLO DE BAAL EM PALMIRA



Jihadistas do Estado Islâmico explodiram neste domingo o templo de Baal Shamin na cidade de Palmira, na Síria, disse à Agência France Presse o chefe do Departamento de Museus e Antiguidades daquela cidade. “O Daesh [nome árabe do autoproclamado Estado Islâmico] colocou hoje uma grande quantidade de explosivos no templo de Baal Shamin, provocando depois a explosão que causou muitos danos no templo”, afirmou Maamoun Abdulkarim.
O Estado Islâmico, que controla partes da Síria e do vizinho Iraque, tomou Palmira a 21 de maio, o que provocou preocupação internacional sobre o destino do património da cidade descrita pela UNESCO como de “valor universal excepcional”.
“A área central do templo ficou destruída e as colunas que a rodeavam colapsaram”, referiu Maamoun Abdulkarim. O Observatório Sírio dos Direitos Humanos, um grupo sedeado no Reino Unido que monitoriza a guerra na Síria, confirmou a destruição do templo.
Baal Shamin foi construído em 17 A.C. (antes de Cristo) e foi ampliado no reinado do imperador romano Adriano, em 130 D.C. Conhecida como a “pérola do deserto”, Palmira, que significa a cidade das palmas, situa-se 210 quilómetros a nordeste de Damasco. O Estado Islâmico tem vindo a destruir vários tesouros históricos, incluindo igrejas e santuários, por considerar que estes locais são hereges.
Esta semana foi igualmente divulgado que o EI decapitou um dos maiores especialistas dos tesouros arqueológicos de Palmira, classificada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) como Património Mundial da Humanidade em 1980.
Khaled al-Assad, de 82 anos, era o antigo responsável pelas antiguidades e pelos museus de Palmira e ajudou a preservar os tesouros arqueológicos da cidade durante meio século. Os jihadistas do EI, combatentes que iniciaram em Junho de 2014 uma grande ofensiva e que se assumem como participantes numa “guerra santa”, proclamaram um “califado” nos vastos territórios que controlam na Síria e no Iraque.
*
Fonte: http://observador.pt/2015/08/23/estado-islamico-destruiu-templo-em-palmira/   (artigo originariamente redigido sob o acordo ortográfico de 1990 mas corrigido aqui à luz da ortografia portuguesa)

* * *

Mais um crime que mesmo que não tenha envolvido sangue cabe bem na categoria de crime contra a humanidade, porque é mesmo disso que se trata: de uma tentativa totalitária de apagar uma memória religiosa da ancestralidade, espécie de genocídio espiritual, tão típico das religiões abrahâmicas - Islão, Cristianismo e Judaísmo, como se pode ler na Bíblia, isto com a ressalva de que o Judaísmo se mantém em princípio dentro de portas ao contrário dos outros dois credos, militantemente universalistas e igualitários.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

"tentativa totalitária de apagar uma memória religiosa da ancestralidade, espécie de genocídio espiritual, tão típico das religiões abrahâmicas - Islão, Cristianismo e Judaísmo"


E não só, a Esquerda, prima das religiões totalitárias abraâmicas, também odeia o passado dos povos e a sua religião.

25 de agosto de 2015 às 20:28:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home