domingo, julho 05, 2015

UM DOS PAÍSES MAIS POBRES DA EUROPA PAGA A ELECTRICIDADE E O GÁS A PREÇOS MAIS ELEVADOS

Portugal registou no ano passado o maior aumento do preço do gás para as famílias na União Europeia, revelam os últimos dados publicados pelo Eurostat. 
Os  mais recentes dados do Eurostat mantêm Portugal entre os países com os mais elevados preços de electricidade e gás natural para clientes domésticos na União Europeia (UE). No caso do gás, Portugal tem o segundo preço final mais alto da UE, apenas atrás da Suécia. Na electricidade o preço suportados pelas famílias é o sétimo mais alto. 
Os dados do Eurostat referem-se ao segundo semestre do ano passado e indicam que o preço médio da eletricidade na UE cresceu 2,9% face a 2013, enquanto o preço médio do gás natural para consumo doméstico aumentou 2%. Em Portugal o custo da eletricidade para as famílias (incluindo impostos e taxas) subiu 4,9% e o do gás disparou 11,4%. 
No caso do gás natural, Portugal teve mesmo o maior agravamento de preços de toda a UE, o que contribuiu para projectar o país para a segunda posição na lista dos preços mais caros de gás, com um custo de 10,4 cêntimos por kilowatt hora (kWh), apenas atrás dos 11,4 cêntimos por kWh registados na Suécia. 
Em paridade de poder de compra (que ajusta o custo do produto ao poder de compra existente em cada economia) Portugal tem o gás mais caro da UE, revela o Eurostat. A seguir a Portugal estão Espanha e Bulgária. 
Já na electricidade o mercado português apresentava no final de 2014 um custo de 22,4 cêntimos por kWh. Embora estando acima da média de 20,8 cêntimos da UE, Portugal não teve os maiores agravamentos de custos face a 2013. Em Portugal o preço final da energia eléctrica para as famílias subiu 4,9%, mas os maiores aumentos foram registados em França (10,2%), Luxemburgo (5,6%) e Irlanda (5,4%). 
Em paridade de poder de compra a electricidade para consumo doméstico em Portugal era em 2014 a segunda mais cara da UE, atrás da Alemanha e a par do Chipre.  
*
Fonte: http://expresso.sapo.pt/economia/economina_energia/2015-05-27-Eletricidade-e-gas-natural-em-Portugal-estao-entre-os-mais-caros-da-Europa

* * *

«É fartar, vilanagem»... 
O que vale à vilanagem, ou aliás, privatagem - piratagem dos grandes interesses privados - é que «isto» aqui é habitado por um povo que não se revolta... O anterior ministro da Economia chamou-lhe «o melhor povo do mundo» - linguagem codificada, claro. O rei D. Carlos disse-o de maneira mais explícita: «um povo de bananas governado por sacanas». 
 

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Mas do que é que isto interessa? O que interessa é o Jorge Jesus na televisão!

5 de julho de 2015 às 15:07:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home