quarta-feira, julho 29, 2015

CAMPANHA EUROPEIA PARA PROIBIR TESTES EM ANIMAIS PARA PRODUTOS DE HIGIENE

Organizações de protecção dos animais lançaram ontem uma campanha europeia que visa proibir os testes em animais para produtos de higiene doméstica, uma iniciativa que será desenvolvida em Portugal pela associação Animal.
A campanha promovida pela Coligação Europeia para a Abolição das Experiências com Animais (CEAEA), da qual faz parte a Animal, pretende colocar a questão dos testes em animais para produtos de higiene doméstica na agenda política da União Europeia (UE), tendo como "objectivo final" a "proibição europeia destes testes".
Para isso, pretende angariar o apoio de eurodeputados, da Comissão Europeia e dos Governos dos vários estados-membros, refere a associação portuguesa em comunicado.
A Animal lembra que em Março de 2013, "depois de 20 anos de 'lobbying'", a coligação europeia liderou, com sucesso, a campanha pela proibição do uso de animais em experiências com fins cosméticos na UE.
"O nosso objectivo agora é conseguir o mesmo com os produtos de higiene doméstica", afirma Rita Silva, da Animal, sublinhando que "coelhos, porquinhos-da-índia, hamsters, ratos e outros animais sofrem e morrem para testar ingredientes que todos os dias se usam em detergentes da louça, da roupa, ambientadores e 'sprays' de limpeza para a casa de banho.
Estas experiências incluem testes de toxicidade em que os animais são forçados a engolir altas doses de substâncias tóxicas ou serem expostos a elas.
"Os efeitos vão desde vómitos e convulsões a hemorragias internas e falhas dos órgãos. Mesmo quando o teste em si não é fatal, normalmente os animais são mortos em seguida", alerta a associação.
Rita Silva adianta que o objectivo da campanha é que "a Europa mande uma mensagem aos líderes mundiais e limpe a crueldade, proibindo os testes em animais para estes fins".
Para atingir esse objectivo, as organizações lançaram uma petição e apelam às pessoas que assinem para ajudar "a fazer a diferença nas vidas dos animais que sofrem nos laboratórios".

A petição pode ser assinada em https://www.change.org/p/martin-schulz-the-president-of-the-european-parliament-end-animal-testing-for-household-products

A Animal salienta que, cada vez mais, os grandes vendedores estão a responder positivamente às preocupações dos consumidores nesta matéria.
"Um número crescente de marcas e empresas já estão certificadas com o nosso 'Leaping Bunny', assegurando que nenhum tipo de teste em animais teve lugar para que aquele produto fosse feito, e, além disso, demonstrando que é possível vender produtos destes que são seguros e eficazes sem infligir dor e sofrimento em animais", acrescenta.
A coligação foi formada em 1990 por várias organizações europeias com o intuito de acabar com as experiências em animais com fins cosméticos e actualmente encabeça o 'lobbying' europeu em todas as áreas da experimentação animal.
*
Fonte: http://sicnoticias.sapo.pt/mundo/2015-07-28-Campanha-europeia-quer-proibir-testes-em-animais-para-produtos-de-higiene-domestica   (artigo originariamente redigido ao abrigo do acordo ortográfico de 1990 mas corrigido aqui à luz da ortografia portuguesa)