quarta-feira, julho 29, 2015

ACTOR FRANCÊS NATURALIZADO RUSSO PROIBIDO DE ENTRAR NA UCRÂNIA

O actor francês Gerard Depardieu está proibido de entrar na Ucrânia após ter declarado que o país faz "parte da Rússia", anunciou à agência AFP o serviço de segurança ucraniano, o SBU.
Cidadão russo há mais de dois anos por ordem do presidente russo, Vladimir Putin, Depardieu está proibido de entrar na Ucrânia "durante cinco anos, mediante pedido do ministério da Cultura da Ucrânia", declarou a porta-voz do SBU, Olena Guitlianska.
Embora a porta-voz não tenha dado mais detalhes, vários meios de comunicação indicaram que o pedido do ministério ucraniano foi motivado por algumas declarações pró-russas do actor.
Em Agosto de 2014, durante os combates que opuseram os separatistas pró-russos e soldados ucranianos no leste da Ucrânia, Depardieu questionou a soberania da Ucrânia, afirmando: "Amo a Rússia e a Ucrânia, que faz parte da Rússia".
No mês seguinte, Depardieu também defendeu a Rússia, declarando-se "muito orgulhoso" da Sérvia, que se recusou a adoptar as sanções europeias contra Moscovo pelo seu papel no conflito ucraniano.
Questionado em maio, em Cannes, sobre a situação na Ucrânia, o actor francês declarou, porém,  não entender a situação ucraniana. "Não gosto de guerra, não gosto de conflito porque causa mortes", comentou.

As relações entre a Ucrânia e a Rússia estão ao seu mais baixo nível desde a anexação por Moscovo da península ucraniana da Crimeia, em Março de 2014, seguida pela rebelião pró-russa no leste da Ucrânia.
*
Fonte: http://mag.sapo.pt/cinema/atualidade-cinema/artigos/gerard-depardieu-esta-proibido-de-entrar-na-ucrania-durante-5-anos   (artigo originariamente redigido ao abrigo do acordo ortográfico de 1990 mas corrigido aqui à luz da ortografia portuguesa)

* * *

Para quem parte de França, é natural estar habituado à existência de várias nações debaixo de um Estado, uma vez que o país francês é isso mesmo... os Ucranianos, por seu turno, não estão pelos ajustes, ciosos que devem ser, agora, da sua recém-adquirida soberania.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

A Franca eh um pais artificial. Não existe uma "Franca". O estado francês e fruto do imperialismo bonapartista. Curioso e que o prorio Napoleão era corso. A língua francesa e na verdade a langue d'oil, uma língua falado no Norte a Franca. Etnicamente os franceses do norte são descendentes dos Francos, povo germânico. No Sul da France falava-se occitano, língua bastante próxima do catalão, os occitanos são mais latinos e próximos dos catalães, italianos e parte dos suicos. Na Bretanha fala-se o bretão. Na península o povo e majoritariamente descendente dos Bretões, povo de origem celta. A língua breta pertence ao ramo linguistico celta ao lado do galego, irlandês e etc..., Na região de Lyon falava-se o Franco-provençal. Tb falava-se esta língua na parte suíça erroneamente apontada como sendo a parte "francófona" da pais. Em Strasburgo fala-se a língua alsaciana, língua próxima do alemão e pertencente ao ramo linguístico das línguas germânicas. Na Córsega se fala outro idioma de origem latina. Há tb minorias em regiões de fronteira que falam holandês, catalão, basco, italiano... A Franca não assinou a Carta de Proteção das Línguas minoritarias. Inclusive a tua idola, a Marine Le Pen, já se declarou contraria a ratificação do tratado pelo parlamento francês. A língua francesa e fruto da imposição e do aniquilamento de outras línguas e culturas pelo estado autoritário e centralista francês. Espero que essas línguas recuperem, um dia, sua oficialidade. Isto eh mais que legitimo!

29 de julho de 2015 às 20:32:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Sim, é. E Marine Le Pen, bem como o seu pai, são de ascendência bretã e todavia querem uma França unida. A filha, pelo menos, já se manifestou contra o nacionalismo bretão. Todavia está, no resto, a fazer um bom trabalho. Se/quando chegar a altura de ser substituída, assim terá de ser. Cada qual faz o melhor que pode mas ninguém é deus ou sequer insubstituível num Movimento em condições.
De qualquer modo é curioso que nos anos noventa a França tenha levado ao festival da Eurovisão uma música totalmente cantada em Bretão por uma banda bretã, Dan ar Braz... talvez para contentar a população bretã, ou por gosto pelo «exotismo», quem sabe.

Quanto ao resto está tudo certo, mas cuidado que o Galego não é celta e sim latino.

30 de julho de 2015 às 01:26:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home