quarta-feira, junho 17, 2015

RECLUSO DENUNCIA ALEGADOS PRIVILÉGIOS DE EX-PRIMEIRO-MINISTRO NA CADEIA

Fonte: http://www.msn.com/pt-pt/noticias/nacional/recluso-de-%C3%A9vora-escreve-sobre-privil%C3%A9gios-concedidos-a-s%C3%B3crates/ar-BBlcpZC
*
João Sousa, inspector da Polícia Judiciária de Setúbal, é um dos colegas de cadeira de José Sócrates em Évora e mantém um blogue na internet - 'Dos dois lados das grades' -, onde semanalmente vai publicando, sobre os mais variados temas.
A última entrada, datada de dia 13, descreve, alegadamente, a diferenciação no tratamento a José Sócrates no Estabelecimento Prisional de Évora.
“Com todo o respeito pela família e amigos do Eng. José Sócrates que sofrem com a sua reclusão, o José não é um recluso normal, e não é tratado como um recluso normal, igual aos outros”, escreveu, sublinhando que Sócrates recebe as visitas que quer, à hora que quer, em condições privilegiadas.
“O José está sozinho desde que entrou. Eu, tive que escrever ao Provedor de Justiça e à Inspecção Geral dos Serviços de Justiça, denunciando que em 9/10 meses recebi na minha cela, 4 reclusos”, acrescentou.
O inspector da PJ, acusado de corrupção e branqueamento de capitais, indica ainda que ex-primeiro-ministro nunca foi alvo de uma busca na sua cela ou de uma revista corporal.
“Ao fim de um mês de ‘estadia’, qualquer recluso é alvo de uma busca na sua cela. É um procedimento de segurança. Já fui alvo de três, sendo que a última foi quando me identifiquei no ‘blog’: possivelmente pensaram que eu tinha um ‘iPad’ ou algo semelhante! Todos nós fomos alvo de mais ou menos buscas. Em 6 meses o José nunca foi alvo de busca (talvez tenham receio das pulgas!)”, criticou o recluso.
“A busca em si não é má, mau é a obrigação de desnudarmo-nos completamente e realizar agachamento, não se vá verificar a possibilidade de ocultarmos algo no ânus. O José nunca agachou”, adiantou.
O Jornal de Notícias contactou a Direcção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais sobre estas alegações ao que órgão respondeu que “a legislação e os regulamentos aplicam-se de igual modo a todos os reclusos”.

* * *

Pois pois... mas ouviu-se, alto e bom som, da boca de proeminentes militantes socialistas, a «indignação» por um ex-primeiro-ministro estar preso, porque um ex-primeiro-ministro não pode ser tratado desta maneira...