sexta-feira, junho 12, 2015

MEMÓRIA DO TOTALITARISMO CRISTÃO CONTRA A IDENTIDADE ETNO-RELIGIOSA DA EUROPA - DESTRUIÇÃO DE ARKONA

Cabo Arkona...

A 12 de Junho de 1168 o santuário eslavo de Arkona, um dos mais importantes senão o mais importante centro religioso dos Eslavos, foi destruído por invasão dinamarquesa e cristianizado.
cabo Arkona (em alemão: Kap Arkona) é um cabo na ilha de Rügen em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, norte da Alemanha, que define uma falésia de 45 m de altura sobre o mar Báltico. Forma o extremo da península de Wittow, e fica a apenas alguns quilómetros a norte do Parque Nacional de Jasmund. Apaisagem protegida do cabo Arkona, em conjunto com a aldeia piscatória de Vitt, estão inseridos no município de Putgarten e são um dos mais populares destinos turísticos de Rügen, com cerca de 800 000 visitantes por ano. No cabo há (...) vestígios de uma fortaleza eslava (Jaromarsburg, que era dedicado ao Deus Svantevit, representado com quatro cabeças) (...).

Por causa da sua geologia e da meteorologia, há frequentes colapsos, em especial no inverno. O cabo Arkona é muitas vezes indicado como sendo "o extremo norte de Rügen", o que não é verdade. Cerca de 1 km a noroeste há um ponto na falésia, conhecido como Gellort, que está um pouco mais para norte e que constituía o ponto mais setentrional da antiga Alemanha Oriental
Rügen, cujo nome deriva da palavra «vermelho», era a terra da tribo eslava dos Rani, que aí erigiram o templo de Arkona.


A sua fortaleza, que continha o templo, tinha sido tomada pelos Dinamarqueses em 1136, o que levou à cristianização dos Rani. Assim que o ocupantes dinamarqueses se retiraram, contudo, os Rani retornaram ao culto ancestral pagão. 

Em 1157 uma tempestade destruiu a frota eslava de mil e quinhentos navios, ao largo da Noruega, e o rei dinamarquês Valdemar I aproveitou para atacar Rügen, tendo ao seu lado o amigo bispo Absalon. A 12 ou a 15 de Junho de 1168 a fortaleza foi tomada com recurso a fogo posto, que os sitiados não conseguiram debelar devido a uma escassez de água. A estátua de Svantevit ou Svetovid foi então deitada por terra e queimada.

Fontes:
 - http://portal-dos-mitos.blogspot.pt/2014/04/svetovid.html   (em Português)
 - http://survincity.com/2012/10/arkona-the-ancient-shrine-of-the-slavs/
 - https://en.wikipedia.org/wiki/Jaromarsburg
 - https://en.wikipedia.org/wiki/Cape_Arkona



Monumento a Svetovid, por Andrzej Pityński, sita no parque Grounds for Sculpture em Hamilton, NJ, EUA


A herança, todavia, não morreu, e o culto politeísta eslavo é talvez o mais forte de toda a Europa, nomeadamente na Rússia, na Ucrânia, na Polónia, bem como noutros países eslavos, isto enquanto a Cristandade também no leste europeu está em queda. Os Deuses retornam, porque, de facto, nunca morreram. 


9 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Bom caturo, eu sou o teu leitor mais de meia década, raramente comento aqui, sou ateu mais com fortes simpatias para o paganismo de fé e sangue (raça e religião unidas), nem preciso explicar o por que eu sou simpatizante do paganismo. Penso que uma eventual regeneração da Europa é um eventual renascimento pagão nível europeu, passar por uma eventual rejeição ao cristianismo e toda herança semita milenar que é origem da doença que afeita Europa atual. Penso que chegará um dia que as pessoas terão que escolher ou são europeias ou cristãs, não pode ser os dois. Escrevo a ti a respeito de uma dúvida respeito de um movimento do paganismo moderno; Wicca, gostaria de saber a tua opinião sobre wicca ser ele é bom para desperta um interesse das jovens gerações europeias pelo paganismo ou não. Grato por qualquer resposta essa dúvida.

Saudações.

12 de junho de 2015 às 21:03:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Agora mesmo na TV, Caturo, pretos a dançarem danças tribais nas marchas de populares de Lisboa.facepalm:

12 de junho de 2015 às 21:40:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

E ainda há a estupidez de uns tipos a praticarem Capoeira nas ditas marchas.
Que palhaçada que isto se tornou!facepalm

12 de junho de 2015 às 21:45:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

E agora, aparecem chineses de Macau a dançarem ridiculamente. Isto só visto!facepalm

12 de junho de 2015 às 21:48:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Boas, primeiro anónimo. Penso que a Wicca tem a virtude de despertar muita gente para o valor da ancestralidade religiosa, gente esta que depois pode passar para o politeísmo mais tradicional e propriamente étnico.

Saudações e continua por aqui.

13 de junho de 2015 às 21:27:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Obrigado por não comentares a palhaçada que se passa actualmente nas marchas populares de Lisboa.

13 de junho de 2015 às 21:57:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Comento comento... gostei de ver que apesar da imensa quantidade de negros em Lisboa, a esmagadora maioria dos marchantes dos bairros eram de raça branca. Há muito mais jovens brancos do que parece. No fim das marchas, entrei num restaurante dos Restauradores e havia mesas inteiras de negros, a consumir. Mas a marchar, nicles.

13 de junho de 2015 às 22:41:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Obrigado Caturo por responde minha pergunta.
Saudações.
Obs: posso te dá uma sugestão no teu blog?, tem alguns links de alguns sites que não funcional, se possível ter uma olhada e atualizar a lista de links e adicionar outros blogs e sites no lugar como esse http://www.artrenewal.org é um site norte-americano de arte europeia, Obrigado desde de já.

13 de junho de 2015 às 23:06:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Obrigado pela sugestão e força nisso.

14 de junho de 2015 às 00:21:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home