sábado, junho 13, 2015

ÍNDIA ULTRAPASSA A CHINA EM CRESCIMENTO ECONÓMICO

Primeira bandeira nacional da Índia, criada em 1904 por Sr Nivedita, em que o vermelho significa luta e o amarelo vitória; ao centro está o que parece ser um símbolo do Raio (semelhante ao símbolo do Raio de Zeus e de Júpiter), além do lema nacionalista «Vande Mataram» escrito em Bengali.

A economia mundial deve crescer 2,8% este ano e acelerar no próximo ano para os 3,2%. As economias emergentes continuam a ser responsáveis por mais de metade do crescimento mundial, mas o seu contributo está a diminuir. Índia é pela primeira vez a economia que mais cresce, destronando a China.
Na década de 90 não chegava a um terço, mas após a crise financeira tomaram a liderança: segundo o Banco Mundial, 56,8% do crescimento da economia mundial chegou entre 2011 e 2014 pelas mãos das economias emergentes. Nos próximos três anos, este contributo vai descer para 53,5%.
Tal acontece porque as economias mais desenvolvidas, como é o caso dos Estados Unidos, dos países da zona euro e do Reino Unido, já estão a começar a crescer a um ritmo mais elevado, em especial os EUA que têm uma taxa de crescimento robusta.
Mas não só. O Banco Mundial alerta que vários problemas podem estar no horizonte para as economias emergentes. O crescimento robusto nos Estados Unidos vai levar a uma retirada dos estímulos monetários, o que pode provocar a uma redução dos fluxos de capital para estas economias e ao aumento dos custos de financiamento. Para além disto, estas economias terão ainda de se adaptar aos baixos preços das matérias-primas, como o petróleo, que dão grande parte das receitas de vendas com exportações.
Os países com dívidas mais elevadas, em especial dívida os que contrariam dívida em dólares, poderão estar mais expostos às variações que o Banco Mundial antecipa.
Ainda assim, as economias que mais devem crescer são as maiores economias emergentes, mas com uma novidade: será a Índia quem mais mais crescimento vai ter nos próximos anos, destronando a China como a campeã do crescimento mundial. Depois de alguns problemas, a economia chinesa conseguiu evitar uma queda acentuada do seu ritmo de crescimento anual, mas não se livra de uma redução. Este ano, a China deve crescer 7,1%, baixando para 7% em 2016 e para os 6,9%. A Índia parece estar a aproveitar e, depois de crescer 7,5% este ano, já se antecipa que chegue aos 8% anuais em 2017.
*
Fonte: http://observador.pt/2015/06/11/banco-mundial-india-cresce-mais-que-a-china-ja-este-ano/

* * *

Mais um argumento para fortalecer uma aliança que há muito devia estar a ser cimentada entre a Europa e a Índia, irmãs de estirpe, partilhando comum raiz étnica e actual sistema democrático. Aliás, a ligação entre o maior país europeu, a Rússia, e a pátria do Sânscrito, é bem conhecida, tendo levado a que os Ianques ajudassem o inimigo mortal da Índia, o Paquistão, a adquirir armas nucleares. A tensão crescente que no momento se verifica entre a Europa Ocidental e os Russos também nisto é prejudicial, a menos que a Índia, actualmente liderada por um partido nacionalista, sirva de moderação e aproximação entre europeus desavindos, permitindo assim fortalecer todo um bloco étnico-civilizacional diante do Islão e da China. É um caminho possível.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/ativista-anti-racismo-e-acusada-de-mentir-que-e-negra/

13 de junho de 2015 às 21:27:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Saudações!

O que aqui publica faz-me pensar que talvez os escritos da Maximiana Portas (ou Savitri Devi) sempre venham afinal a fazer o seu sentido... Há uma grande convergência. Não sei se é uma influência sua. Se é, é uma boa escolha da sua parte.

Não há dúvida que a nível espiritual era uma admirável senhora e mesmo o senhor meu pai, sempre inclinado a uma certa misoginia de raiz Schoppenhaueriana, tinha por ela a mais profunda admiração, chegando ao ponto de ir a Espanha de propósito pedir-lhe um autógrafo (algo bem mais complicado nesse tempo, em que ainda havia Salazar e Franco e os passaportes e complicação para a viagem não o tornavam simples).

Será que na Índia essas ideias ainda vivem? Pensei que não, mas talvez me tenha enganado. Abriu-me a curiosidade, hei-de investigar.

14 de junho de 2015 às 12:16:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home