segunda-feira, maio 25, 2015

PNR QUER DESENVOLVIMENTO DO TRANSPORTE FERROVIÁRIO

Um estudo da Boston Consulting Group, que criou um indicador para medir o desempenho dos sistemas ferroviários nacionais, coloca Portugal no penúltimo lugar entre 25 países europeus. Este documento revela ainda que os países europeus cujos sistemas ferroviários apresentam melhor prestação são aqueles em que mais fundos públicos são atribuídos aos gestores de infraestrutura, o que é claramente o caso da Suíça, da França e da Alemanha, bem como de vários países nórdicos.
Para os sistemas ferroviários europeus, os subsídios públicos apresentam-se assim como essenciais para que a sociedade deles tire o máximo partido. Uma conclusão prática que contraria o paradigma dominante na União Europeia de que a liberalização do transporte ferroviário e o afastamento do Estado conduziria à sua optimização.
O lugar que Portugal ocupa neste ranking está directamente ligado à falta de financiamento da CP e REFER, mas sobretudo ao encerramento criminoso e selvagem de linhas e ramais, levado a cabo pelo governo Sócrates e abençoado pelo actual governo PSD/CDS.
A ferrovia quando electrificada é o sistema de transporte mais barato e menos poluente, além de ser o mais seguro, mais cómodo e onde os preços dos bilhetes podem ser substancialmente mais baratos.
Indiferentes a todos este benefícios, aqueles que nos têm governado optaram por encerrar linhas, diminuir percursos, eliminar viagens.
A explicação é simples: os interesses dos transportes rodoviários sobrepuseram-se aos interesses nacionais, sobretudo quando os governos colocaram nas administrações do ramo ferroviário pessoas ligadas ao sector dos transportes rodoviários.
Não soará, certamente, a teoria da conspiração quando dizemos que a CP e a REFER têm sido canibalizadas em muitos dos seus serviços para que depois empresas privadas tomem conta dos mesmos.
O PNR defende a aposta na ferrovia como factor estrutural e estruturante da nossa economia. Porque é melhor e mais barato para o transporte de passageiros, porque é melhor e mais barato para o transporte de mercadorias, porque vai baixar os custos de produção e, como tal, os custos ao consumidor, além de melhorar as exportações, pois vai melhorar a eficácia dos nossos portos.
Defendemos a reabertura das linhas e ramais encerrados, a modernização das linhas, a electrificação das mesmas e uma política de viagens, transportes e preços ao serviço das empresas e das pessoas e não de grandes grupos e lóbis dissimulados. Defendemos também que, uma vez repostos todos os traçados “roubados”, se estude o seu crescimento e interligação.
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Fonte: http://www.pnr.pt/noticias/nacional/por-uma-aposta-na-ferrovia/

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

"Se o Conselho decidir contra a vontade da República Tcheca pela realocação dos imigrantes, o governo tcheco deve apresentar à Corte Europeia de Justiça um pedido para anular essa decisão", disse Petr Mach, líder do Partido dos Cidadãos Livres da República Tcheca.


Leia mais: http://br.sputniknews.com/mundo/20150524/1105361.html#ixzz3b8er9xqo

25 de maio de 2015 às 09:52:00 WEST  

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