«A NORUEGA TEM POUCOS RICOS E POUCOS POBRES»
Ove Thorsheim, embaixador da Noruega em Lisboa em entrevista:
O que faz com que a Noruega surja sempre no topo dos índices de desenvolvimento?
Vivemos em contacto com a natureza e beneficiamos da força do trabalho de homens e mulheres. Tomamos decisões políticas para dividir a riqueza gerada por toda a população. Assim, temos muito poucos ricos e muito poucos pobres, todos estão no meio. Penso também que encontrámos um bom equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Quando tudo isto se soma explicam-se os nossos resultados elevados nos índices.
Quais são os maiores desafios que os Noruegueses enfrentam em Portugal?
Os noruegueses que vêm para Portugal gostam das pessoas, do clima, da comida e do vinho. Apesar de grande parte dos portugueses falar línguas estrangeiras, é essencial aprender algumas palavras de português para nos aproximarmos. Não vejo grandes desafios.
Que conselhos daria a um português que pretende emigrar para a Noruega?
A Noruega é um bom país para se viver. Os salários são elevados mas o custo de vida também. Tenho dois conselhos: não se deve ir para a Noruega sem uma proposta de trabalho e deve-se estar preparado para um clima mais frio e um Inverno mais escuro.
Que características melhor identificam os noruegueses?
Como em qualquer país, uns são mais simpáticos e outros menos. Mas consideramo-nos pessoas abertas, igualitárias e inclusivas.
*
Fonte: http://ionline.pt/393134?source=social
4 Comments:
E muitos imigrantes.
se trazer adoradores de maomé e africanos(parasitas)vai ficar difícil dizer esta afirmação.
A Noruega tem uma população de 5 milhões de habitantes mas tem 6 pessoas na lista das 500 mais ricos do mundo. Já Portugal tem 10 milhões de habitantes e só três nessa lista. Mas o mais importante para se ver a diferença é ter em conta o PIB per capita: o norueguês médio tem um rendimento de 80 mil euros por ano, enquanto que em Portugal é considerado rico alguém que aufira um rendimento anual a partir dos 20 mil euros por ano. Ou seja, um zé-da-esquina norueguês é quatro vezes mais rico que um ricalhaço super-mega-neo-liberal em Portugal. Como se vê nós somos melhores a sermos pobres. Orgulho nacional-comuna!
Ou seja, o sistema nórdico de conduzir à igualdade sócio-económica não impede que haja ricos e que o nível de vida seja elevadíssimo. Mais um argumento contra quem quer dar as «leis do mercado» neo-liberal como inevitáveis.
Enviar um comentário
<< Home