sexta-feira, abril 10, 2015

UCRÂNIA TERÁ UCRANIANO COMO ÚNICA LÍNGUA OFICIAL

Fonte: http://br.sputniknews.com/mundo/20150410/722013.html
*
O presidente da Ucrânia, Pyotr Poroshenko, voltou a manifestar nesta sexta-feira que o seu país terá apenas o Ucraniano como língua oficial.
“Diante de toda a diversidade linguística, o idioma ucraniano será o único (oficial), preservaremos o modelo do Estado unitário”, afirmou o chefe de Estado depois de dizer que essa ideia tinha aprovação de três quartos da população. 
Segundo o presidente ucraniano, o seu principal objectivo agora é manter a paz no país e levar adiante o processo político, com o futuro referendo sobre a descentralização de poder. Essa consulta popular, que ainda não tem data definida, tratará da possibilidade de se conceder mais poderes às administrações regionais da Ucrânia, sobretudo nas províncias separatistas de Donetsk e Lugansk. 
Recentemente, Poroshenko disse estar convencido de que a maioria do povo ucraniano é contra a descentralização de poder no país e que isso será comprovado pelos resultados da votação.  

* * *

É bonito ler isto depois de há uns anos ter ouvido numa reportagem crianças de escolas ucranianas, no leste do país, a dizerem que gostavam mais da língua russa que da ucraniana... provavelmente nem ucranianas eram mas sim russas em território anteriormente russo e nessa altura ainda integrado no Estado Ucraniano, por decisão do presidente soviético Nikita Khrushchev em noite de copos...

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

UCRANIZAÇÃO DOS RUSSOS DO LESTE - É UM TIPO DE ETNOCIDIO

10 de abril de 2015 às 22:25:00 WEST  
Blogger Merridale and Ward said...

"provavelmente nem ucranianas eram mas sim russas em território anteriormente russo e nessa altura ainda integrado no Estado Ucraniano, por decisão do presidente soviético Nikita Khrushchev em noite de copos..."

Esqueceu-se foi de referir que muito antes de Khrushev integrar fosse o que fosse no Estado Ucraniano, os soviéticos deportaram e assassinaram milhões de ucranianos para tentar repovoar a Ucrânia com russos, precisamente por terem medo do alegado "desvio nacionalista" do povo ucraniano.

Não percebo é que mal fizeram os ucranianos para merecer hoje tanto ódio e desprezo da parte de tantos nacionalistas...

Já escrevi sobre esta questão mais a fundo aqui:

http://historiamaximus.blogspot.pt/2015/03/os-fascistas-ucranianos.html

11 de abril de 2015 às 04:25:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Já lhe dei uma vista de olhos e concordei. Mas não acho que seja propriamente ódio... ou pelo menos não é ódio aos Ucranianos, mas sim aos Norte-Americanos e a convicção, algo primária, de que os EUA/Israel são garantidamente os maus da fita (ou mesmo «o mau da fita», para quem alinha no primarismo de que EUA=súbditodeIsrael, enfim) e portanto é preciso estar ao lado dos Russos porque os Russos é que nos vão libertar e tal. É uma pequenita versão da crença num salvador que virá para «dar a volta a isto tudo». É de quem não percebe que nenhum império garante liberdade seja a quem for e o Império Russo não tem nada boa fama no seio de quem o conheceu e sofreu na pele.

E depois há a questão do dinheirito, que faz muita falta ao Movimento Nacionalista na Europa Ocidental e o principal partido nacionalista europeu, a FN, já se sabe que tem um apoio russo; diz-se que o inglês Nick Griffin, do BNP, também teve esse financiamento, e até teve o seu sucesso incontestável, mas agora não parece estar propriamente no melhor dos seus momentos. E há quem em nome disso faça a sua real politik, talvez.

11 de abril de 2015 às 23:17:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home