sexta-feira, novembro 21, 2014

JOSÉ CID: «O ENDOVÉLICO É O DEUS QUE OS PORTUGUESES DEVIAM SEGUIR»

«Hoje sou capaz de parar para rezar, mas tenho outro Deus, mais antigo: o Endovélico, que é o deus que os portugueses deviam seguir. Antes de os romanos chegarem, o Endovélico era o nosso deus, mas foi silenciado pelo cristianismo. Ainda há um único altar endovélico em Portugal, no Monte da Lua, em Sintra. Só quem sabe é que lá vai e eu vou lá rezar de vez em quando. Aí e noutro sítio fantástico, que ainda tem resquícios do Endovélico, em São João da Pesqueira, na margem Sul do Douro, num promontório que se chama São Salvador do Mundo. Até escrevi uma música sobre este sítio. Não tenho nada contra Fátima, embora ache que aquilo seja um supermercado do rosário, mas São Salvador do Mundo é que devia ser o nosso Stonehenge. (...)»
*
Fonte: http://www.sol.pt/noticia/118402/Jose-Cid-Nao-sou-uma-celebridade-sou-um-mito

8 Comments:

Anonymous Anónimo said...

e de repente ficaste a gostar de josé cid , ah já ouvias ...

21 de novembro de 2014 às 11:16:00 WET  
Anonymous gouveiar said...

Não para desdizer, mas apenas como complemento da informação, para os mais curiosos.
Em toda a Península Ibérica, o único santuário comprovadamente dedicado à divindade indígena-romanizada conhecida sob a invocação de Endovélico situa-se em Terena, Alandroal (Alentejo), junto à ribeira actualmente denominada Luceféce / Luciféce / Lucifécit.
É um local fastástico (como os referidos pelo José Cid, na entrevista).
Umas dicas como lá chegar:
http://www.cm-alandroal.pt/pt/conteudos/o+concelho/Monumentos/santuario+do+endovelicoterena.htm

21 de novembro de 2014 às 11:45:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Endovelico é um dos deuses dos lusitanos, mas não o mais importante deles. Certamente é o mais conhecido, isto mais por conta de ser um deus incorporado pelos romanos e por conta do seu aspecto medicinal, algo que sempre gera cultos volumosos e populares. O Deus principal em qualquer sistema de crenças entendo ser sempre o Pai Céu, sempre relacionado a uma dualidade com a terra.

21 de novembro de 2014 às 11:52:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"Todos sabem perfeitamente que (nós possuimos) uma arma singular que nenhum outro país tem no mundo e a qual não pode ser vendida, comprada, transferida nem emprestada, é a nossa força de espírito, a força de espírito da nação multiétnica russa", disse a jornalistas esta quinta-feira Poklonskaya.
Leia mais: http://portuguese.ruvr.ru/news/2014_11_20/R-ssia-possui-arma-que-nenhum-outro-pa-s-tem-revela-Poklonskaya-9836/

21 de novembro de 2014 às 15:59:00 WET  
Blogger Caturo said...

É a versão minho-timorista lá do sítio... Costuma dar bronca, para além de ser eticamente indevido.

21 de novembro de 2014 às 18:22:00 WET  
Blogger Caturo said...

Obrigado, Gouveiar, de facto é verdade que o único santuário conhecido de Endovélico é o de Terena, ainda assim achei interessante trazer aqui esta citação, e por acaso até podia ter comentado essa parte.

21 de novembro de 2014 às 18:24:00 WET  
Blogger Caturo said...

Concordo, Vilhena, com a primeira parte do que dizes e tendo a concordar com a segunda, embora o caso não seja claro. A verdade é que nem há sinal de culto a Endovélico na chamada área lusitana propriamente dita (há quem conteste este conceito, de área lusitana propriamente dita, mas falo na generalidade), que é do Tejo ao Douro, bem a norte portanto da zona de Endovélico. Do Tejo ao Douro as Divindades mais adoradas são Bandia, Reve, Trebaruna, Arantius/Arantia.

Quanto a ser verdade que o Deus do Céu é em geral o mais importante, penso que sim, que isso é verdade, mas não sei até que ponto o caso céltico pode ou não ser diferente. O Deus do Céu dos Lusitanos seria, pensa-se agora, o supracitado Reve.

21 de novembro de 2014 às 18:28:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Russia,a construção de um império.um grande decomentario

http://www.youtube.com/watch?v=bGbgmGHo_t8

21 de novembro de 2014 às 19:11:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home