quarta-feira, julho 23, 2014

NÚCLEO DO PNR EM ODIVELAS DENUNCIA ASPECTOS NEGATIVOS DA GOVERNAÇÃO LOCAL SOCIALISTA

Mais uma vez o Núcleo do Partido Nacional Renovador de Odivelas esteve presente na Sessão Extraordinária da Assembleia Municipal de Odivelas, numa sessão com a ordem do dia:
Debate do Estado do Munícipio, no âmbito do Art.º 43º do Regimento da AMO.

Transcrevo de seguida a minha intervenção na mesma, apresentada na ordem do dia destinado à intervenção do público ( limitada a 5 minutos e sem possibilidades de contra-argumentação):

" Boa tarde a todos os presentes, executivo municipal, camarário, e demais auditório.
Gostaria de ver esclarecidas duas questões anteriores, que tiveram uma resposta dúbia e vaga deste executivo.
Primeiro, e mais uma vez, a real posição do Partido Socialista local relativamente ao Instituto de Odivelas, do qual se declara defensor, mas na Assembleia da República o PS votou contra um voto de protesto contra o respectivo encerramento, para logo a seguir apresentar um semelhante.
Afinal, em que ficamos? Só vejo jogos políticos, que levam a pensar que, na ânsia de protagonismo, os partidos do sistema se esquecem de que acima desses jogos deveria estar a formação pedagógica e moral da Nação.
Segundo, fiquei sem perceber quais são concretamente os grandes projectos verdes programados a médio prazo por este executivo? Além do parque projectado para a Póvoa de Stº Adrião.
Relativamente ao ponto anterior, e abrangendo já o seguinte, gostaria que esclarecessem se a área não construída ente o Continente da Arroja, e ao longo de toda a ala esquerda da Avenida das Acácias, é propriedade particular ou pública?
Porque, em vez de licenciar mais construção, mais betão, não fizeram deste espaço um lugar de referência verde, com um verdadeiro parque urbano, que daria mais e melhor qualidade de vida aos moradores das zonas da Arroja, Colinas do Cruzeiro, Quinta das Dálias, entre outras? Mais uma vez, promove-se o lóbi cinzento, em vez da qualidade verde.
Citando um provérbio nativo-americano: "Só quando a última árvore morrer, o último rio for envenenado e o último peixe apanhado é que nos aperceberemos que não podemos comer o dinheiro."
Por fim, gostaria de dar a minha opinião como cidadão, eleitor e representante do PNR, sobre o último ano de funções deste executivo, Assembleia Municipal, representantes dos eleitores do Concelho de Odivelas.
57,11% dos eleitores não se revêem em nenhuma das forças políticas aqui presentes (para além dos 4,90% votos brancos e 4,56% nulos).
Este resultado parece corresponder ao cumprimento de mais um objectivo do "Sistema dito democrático", que não faz mas devia fazer mais e melhor para que os cidadãos participassem mais, numa sociedade que deveria ser mais justa e promover menos desigualdades sociais, ser mais igualitária nos direitos e deveres, ser menos partidarista, ser um exemplo de políticas económicas e de fomento ao empreendedorismo e ser mais nacionalista, em vez de ter políticas, e cito, “pouco éticas mas difíceis de provar”.
No caso concreto de Odivelas, o Partido Nacional Renovador condena a falta de respeito desta casa para com os participantes da acção Executivo Jovem”: tal como acontece nas sessões regulares, os seus membros passam mais tempo a ler jornais, ao telemóvel, nos tablets ou a conversarem entre si, do que a debater ideias, problemas e projectos. Tais atitudes deviam, na nossa opinião, ser devidamente punidas pelo Sr. Presidente da Assembleia Municipal e seus auxiliares. As pessoas eleitas pelos munícipes devem ser um exemplo de postura ética e, acima de tudo, de respeito. De resto, fazemos nossas as palavras de José Maria Pignatelli, que já se debruçou longamente sobre esta questão, como certamente será do conhecimento de todos os presentes.
Congratulamo-nos com o programa cultural levado a cabo pela Câmara, apesar do elefante branco em que a Municipália se tornou para sustentar todos os "boys" das várias cores dos vários executivos, tornando-se um sugadouro de dinheiros públicos, com pobres orçamentos culturais, mas ricos vencimentos a ex-executivos, que a fulminaram.
Os nossos parabéns também por vermos finalmente solucionado o problema dos resíduos sólidos e da distribuição de água em parceria com a Câmara de Loures, problema cujo desfecho revela que não se caiu na tentação da privatização.
Aproveito a minha presença nesta reunião para, como Responsável Concelhio do Partido Nacional Renovador, entregar aos membros do executivo municipal um pedido de informações relativas à gestão municipal que gostaria de conhecer, nomeadamente custos, receitas, pessoal, etc, que já havia enviado por carta mas à qual não cheguei a ter resposta.