sexta-feira, maio 16, 2014

IMIGRAÇÃO ILEGAL AUMENTOU

Agradecimentos ao camarada Titan por ter aqui trazido esta notícia: http://economico.sapo.pt/noticias/imigracao-ilegal-para-a-ue-aumentou-48-em-2013_193377.html
O número de pessoas detidas a tentar entrar sem papéis na Europa está em forte alta, em particular devido aos sírios que tentam fugir da guerra civil no seu país.
Um total de 107.000 indivíduos em situação ilegal foram detectados no ano passado pela Frontex, agência europeia de controlo de fronteiras, revelou hoje esta agência no seu relatório anual.
Este número é bastante superior aos 72.500 registados em 2012, adiantou a mesma fonte, que também precisou que os valores são no entanto inferiores aos de 2011, ano em que a Primavera Árabe levou o número de imigrantes ilegais detectados a tentar entrar na União Europeia a atingir os 141 mil.
A Frontex adiantou ainda que a maior parte dos imigrantes ilegais entram na União Europeia através do Mediterrâneo, chegando na maior parte dos casos ao Sul da Itália. Confrontado com esta multidão que procura entrar no seu território, o governo italiano emitiu na semana passada um pedido de ajuda aos seus parceiros comunitários, tendo o ministro do interior, Angelino Alfano, alertado que estima que existem actualmente 800 mil pessoas nas costas do Mediterrâneo à procura de meios para entrar na Europa.
Este responsável ameaçou ainda quem deixar de respeitar as regras de asilo da União, caso o seu país não receba mais apoios. “Ou o resto da UE patrulha o Mediterrâneo connosco, ou nós vamos mandar todos os que pedem asilo na Itália para onde eles realmente querem ir, que é para o resto da Europa, porque eles não querem ficar na Itália”, disse Alfano.
Entre os outros dados divulgados pela Frontex, destaca-se o facto do maior número de ilegais detectados (25.500) serem de origem síria, devido à guerra civil que devasta o país. Ao mesmo tempo, o número de sírios que pediram legalmente asilo na Europa quase duplicou em 2013 para os 50.096.
Depois dos sírios, as principais etnias que tentam a entrada na UE são os eritreus, os afegãos e os albaneses, precisou a agência europeia de fronteiras. Esta notou ainda que a Hungria detectou um forte aumento das travessias ilegais na sua fronteira com a Sérvia, depois dos países dos Balcãs terem aliviado as suas restrições para a concessão de vistos.

Resta saber se a maioria destes migrantes acabarão por ficar em solo europeu...

1 Comments:

Anonymous Corrector said...

*acabaram

16 de maio de 2014 às 20:52:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home