sábado, abril 12, 2014

A ELITE TUGA - A QUE PAGA OS PIORES SALÁRIOS DA EUROPA





E é a elite tuga uma das que mais enriquece de entre as europeias, note-se...



(Sei de quem afirma que na Grécia não há salário mínimo, pelo que calculo que o valor acima atribuído ao salário mínimo grego deve basear-se na média que é nesse país recebida ao mais baixo nível laboral.)

20 Comments:

Anonymous Anónimo said...

E se reparares bem, saiu hoje uma notícia a dizer que o actual ordenado mínimo é inferior em 50 euros ao ordenado mínimo de 1974 (Que 3.300 escudos, salvo erro. Mas nessa altura isso valia muito. Valia 500 e qualquer coisa euros)

O que significa que a democracia é só "progresso", "direitos", "menos corrupção", "mais igualdade" e etc
Ah pois é. Deve ser.
São as "conquistas" de Abril.

12 de abril de 2014 às 20:17:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Interessante que o salário mínimo espanhol seja baixo em comparação com o nível de desenvolvimento do país. Espanha é mais desenvolvida que o Reino Unido e no entanto tem um salário que é metade do salário mínimo britânico. Por isso proporcionalmente a Espanha até que nem estamos mal...

12 de abril de 2014 às 21:17:00 WEST  
Blogger Caturo said...

A Espanha está quê, mais desenvolvida que o Reino Unido? Não me lixes.

14 de abril de 2014 às 03:24:00 WEST  
Blogger Caturo said...

A Espanha tem um per capita claramente mais baixo do que o do Reino Unido.

14 de abril de 2014 às 03:25:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«O que significa que a democracia é só "progresso", "direitos", "menos corrupção", "mais igualdade" e etc
Ah pois é. Deve ser.»

Pois, deve ser por isso que os países com melhor nível do planeta são precisamente os mais democráticos de todos, claro que a culpa da miséria tuga tem de ser da Democracia e não de uma elite que ainda não foi devidamente democratizada...

Conclusão do anti-democrata típico: o que é preciso é acabar com a Democracia!!!! (quépa ficarmos ainda mais longe dos países mais desenvolvidos e justos do mundo, mas paciência, pelo menos seremos a gente a mandar...)

Boa lógica, sim senhor...

14 de abril de 2014 às 04:20:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Conclusão do anti-democrata típico: o que é preciso é acabar com a Democracia!!!! (quépa ficarmos ainda mais longe dos países mais desenvolvidos e justos do mundo,"


Como assim? Só acontecia isso, se eu quisesse mudar para ditaduras marxistas ou teocracias islâmicas. Mas como não é nada disso que eu quero...
Consegues negar que a III républica é inferior ao Estado Novo nisso tudo que dizes? Vê lá se consegues negar...

14 de abril de 2014 às 11:38:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"claro que a culpa da miséria tuga tem de ser da Democracia"

Não. Se calhar é do "fascismo" e do "nazismo", queres ver.




"e não de uma elite que ainda não foi devidamente democratizada..."

Sim, não foi. Porque isto já se sabe, quando a democracia falha diz-se que não é democracia.
Assim é simples.
É como a esquerda. Ela nunca falha nem tem defeitos. Quando falha, diz-se que "não é bem esquerda".
No teu caso é, se a democracia é corrupta, então "não é bem democracia".
Assim, é fácil conservar um dogma.

14 de abril de 2014 às 11:41:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"A Espanha está quê, mais desenvolvida que o Reino Unido? Não me lixes"


IDH de Espanha: 0.885 - 23º lugar.

IDH do Reino Unido: 0.875 - 26º lugar

http://en.wikipedia.org/wiki/Human_Development_Index#2013_report


Como se vê Espanha é mesmo mais desenvolvida que o Reino Unido.





"A Espanha tem um per capita claramente mais baixo do que o do Reino Unido. "


Pois tem, mas é mais desenvolvida.

14 de abril de 2014 às 13:44:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«http://en.wikipedia.org/wiki/Human_Development_Index#2013_report


Como se vê Espanha é mesmo mais desenvolvida que o Reino Unido.»


Pois... tu interpretas isso assim... escapa-te que o estudo pode incluir critérios que têm muito a ver com a Ecologia, por exemplo, com a qualidade do ar, e menos com a Economia, que é disso que se fala...

Claro que a tabela em geral é de aceitar, mas levar a coisa ao nível literal a que queres levar iria por exemplo fazer dizer que em 2008 a Líbia era mais desenvolvida do que Portugal:

Libya 0.902 (Increase 9)
Portugal 0.900 (Decrease 4)

14 de abril de 2014 às 18:43:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«Como assim? Só acontecia isso, se eu quisesse mudar para ditaduras marxistas ou teocracias islâmicas. Mas como não é nada disso que eu quero...»

Pois não, tu queres é mudar para uma ditad... uma aristocracia «dos melhores», pois claro...



«Consegues negar que a III républica é inferior ao Estado Novo nisso tudo que dizes?»

Nisso em quê?... Em que é que o Estado Novo é melhor que a III República?


14 de abril de 2014 às 18:46:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«se a democracia é corrupta, então "não é bem democracia".
Assim, é fácil conservar um dogma.»

Não, conservar um dogma é marrar que os Povos do Norte são superiores, mas só para umas coisas, só para dizer que são menos corruptos e mais ricos, porque quando se constata que são todos democráticos, isso, enfim, já não convém falar, porque a democracia é um truque judaico e etc...
Enfim, não adianta tentares virar contra mim um argumento que já apliquei a ti - e não adianta porque te falta a coerência básica para o fazer. Efectivamente, essa de arranjar maneira de conservar sempre o seu dogma - no teu caso, a maldade da democracia, a conspiração judaica, etc.. - é coisa tua, e dos teus, aliás, caracteriza bem todo o teu gueto, é mesmo só assim que ele se sustenta. Mais: nem sequer te dás conta da palermice da tua comparação entre democratas e esquerdistas... aprende: os comunistas não têm um modelo concreto de regime comunista em que o Comunismo se aplique «como deve ser» - curiosamente os fascistas também não, que os regimes «fascistas» do passado não interessam a ninguém de bom senso - ao passo que eu estou a dar exemplos concretos de Democracia a funcionar bem em termos sócio-económicos: todos os melhores países do mundo em termos sócio-económicos são democráticos. Todos: Islândia, Dinamarca, Suécia, Noruega, Luxemburgo, Suíça... enfim. O mesmo se passa em relação à corrupção - os países menos corruptos do mundo são também os mais democráticos, como já foi provado à saciedade, e tu a isso, mesmo não tendo rigorosamente nada a opor, ainda tiveste a estúpida e *inacreditável* lata de fingir que respondias, compondo um discurso completamente palerma e sem qualquer espécie de valor.
Tentar esconder isto tudo com a miséria relativa de Portugal torna-se tanto mais sintoma de oligofrenia quanto mais se marre nisso.



"claro que a culpa da miséria tuga tem de ser da Democracia"

«Não. Se calhar é do "fascismo" e do "nazismo",»

Não, a culpa é da Islândia, da Noruega e de Atenas, pois claro, está provado.

14 de abril de 2014 às 18:49:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Nisso em quê?... Em que é que o Estado Novo é melhor que a III República?"


Em quê? Ainda tens a lata de perguntar em quê?

No Estado Novo havia 20% de desempregados e quase 50% de desemprego jovem?

No Estado Novo havia recibos verdes?

No Estado Novo havia a corrupção que há agora e escândalos atrás de escândalos?

Mas tens aqui mais.

Dívida pública:
http://3.bp.blogspot.com/-o01_0Tu_9dY/UtOhENK89aI/AAAAAAAAAkM/ENLptKVfAYM/s400/500x280.jpg


Crescimento da produtividade total dos factores em Portugal, 1960-2009:

http://1.bp.blogspot.com/_NPSWS7kCAsY/TMUcD-E40MI/AAAAAAAABxY/H44hIUzxdeM/s400/TFP+growth+_+Portugal+1960-2009+%28AMECO%29.jpg


Desemprego:

http://1.bp.blogspot.com/-msSr9DMHTFk/TVSesjTbupI/AAAAAAAAB3Y/DByV9zU450I/s400/Desemprego+_+Taxa+de+desemprego+em+Portugal%252C+1932-2010+%2528Mateus+1998%252C+BP+histor+stats%252C+OCDE%2529.png


PIB potencial 1900-2008:

http://4.bp.blogspot.com/-376aoqru3eE/TVSh40-VTdI/AAAAAAAAB3w/ske1rsypcJY/s400/PIB+potencial+1900-2008.jpg


E ainda tens a lata de perguntar em que é que o Estado Novo é melhor que a III Républica?

Pergunta mas é em que é que não era melhor.

14 de abril de 2014 às 19:31:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Não, conservar um dogma é marrar que os Povos do Norte são superiores, mas só para umas coisas, só para dizer que são menos corruptos e mais ricos, porque quando se constata que são todos democráticos"


Isso é uma mera coincidência. Calhou serem democracias.

Da mesma forma que a Grécia, Espanha e Portugal com salários miseráveis e injustiças também são democracias, ou o Brasil e outros países desse género do 3º Mundo.
Não tem nada a ver com "regimes" nesse caso.
Na Alemanha pode-se "viver bem", mas a Alemanha já era próspera antes da democracia.
Durante o período nazi, a Alemanha era muito melhor que hoje. E também era muito melhor do que a "républica Weimar" que também era uma democracia.

O facto desses países serem desenvolvidos não se deve à "democracia", senão todas as democracias eram assim, e não são.

Só algumas são assim, nomeadamente as do Norte da Europa, porque os povos desses países levam e puxam a economia para a frente, esses povos são melhores e logo os salários são melhores e menos miseráveis. Só isso.

Mas podiam ser ainda melhores se mudassem outra vez para regimes NS, por exemplo.

Não é serem superiores "só para umas coisas". É para tudo mesmo.
São tão superiores que mesmo em regimes democráticos vivem bem.

14 de abril de 2014 às 19:38:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"curiosamente os fascistas também não, que os regimes «fascistas» do passado não interessam a ninguém de bom senso - ao passo que eu estou a dar exemplos concretos de Democracia a funcionar bem em termos sócio-económicos: todos os melhores países do mundo em termos sócio-económicos são democráticos. Todos: Islândia, Dinamarca, Suécia, Noruega, Luxemburgo, Suíça... enfim. O mesmo se passa em relação à corrupção - os países menos corruptos do mundo são também os mais democráticos, como já foi provado à saciedade, e tu a isso, mesmo não tendo rigorosamente nada a opor, ainda tiveste a estúpida e *inacreditável* lata de fingir que respondias"



já respondi a essa treta. os países menos corruptos do Mundo são democráticos, porque não há mais termo de comparação nenhum.
A única comparação é com regimes marxistas do terceiro-mundo ou países islâmicos. Mais nada.
Bater em mortos é fácil.

Baniram os regimes fascistas e NS da face da terra, logo é claro que os regimes "menos maus" vão ser democráticos. É tão simples como isto.
Porque a I e III républica portuguesa levaram banho do Estado Novo.
E a Républica Weimar ou a democracia alemã actual também levaram banho do "Reich" e assim sucessivamente.

É tão simples quanto isto.
Para "elevares" a democracia, só batendo em anões e em mortos. Pois assim também eu...

14 de abril de 2014 às 19:42:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Estamos há 40 anos em democracia, e curiosamente até há mais desemprego e mais miséria do que havia antes, mas a democracia não pode ser responsabilizada nunca.
A culpa é da "falta de democracia" ou então do fascismo que ainda anda por aí, e tal. Enfim...

14 de abril de 2014 às 19:45:00 WEST  
Blogger Caturo said...

"Não, conservar um dogma é marrar que os Povos do Norte são superiores, mas só para umas coisas, só para dizer que são menos corruptos e mais ricos, porque quando se constata que são todos democráticos"

«Isso é uma mera coincidência. Calhou»

Ai isso já é «mera coincidência»... «calhou», diz ele, é a resposta que dá quando as suas judiciosas verdades não se aplicam, provando-se que não valem uma merda... «calhou»... boa argumentação, sim senhor... tudo o que sejam coincidências circunstanciais para oligofrenicamente apontar o dedo aos Judeus «não é coincidência, não é coincidência!...», mas o facto de os Povos mais democráticos do mundo serem os Nórdicos, e de estes mesmos já serem tendencialmente democráticos há dois mil anos, isso são «coincidências»...

Enfim - argumentação: zero.



«da mesma forma que a Grécia, Espanha e Portugal com salários miseráveis e injustiças também são democracias,»

Não, não é da mesma forma - Portugal, Grécia e Espanha têm democracias há muito menos tempo do que esses países do norte. Acresce que de resto vivem bem melhor que os países que têm democracia ainda há menos tempo, como o Brasil e a Europa de Leste, e muitíssimo melhor ainda do que os países que não têm democracia alguma. Ou seja, a hierarquização sócio-económica dos países bate certo com a sua tradição democrática. Olha, outra «coincidência», a somar à «coincidência» nórdica acima referida...



«Na Alemanha pode-se "viver bem", mas a Alemanha já era próspera antes da democracia»

E acabou mergulhada em ruínas.


«também era muito melhor do que a "républica Weimar" que também era uma democracia»

Que tinha saído de uma derrota total há muito pouco tempo, derrota essa que foi a de um Estado autoritário diante de democracias.

14 de abril de 2014 às 19:56:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Não, a culpa é da Islândia, da Noruega e de Atenas, pois claro, está provado."


Ah já metes a democracia ateniense ao barulho.
Mas esta, mesmo sendo uma bosta, era bem diferente da actual e bem menos corrupta que a actual democracia.
Quando a Islândia e Noruega já me pronunciei sobre esses países e não me vou alongar mais.
Acresce que a Islândia entrou em bancarrota e não foi seguramente por causa do "fascismo".

Agora que na Islândia se vive bem, vive.
Dizer que é "graças à democracia", já é "forçar a barra" como dizem os brasucas.

14 de abril de 2014 às 19:56:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«Em quê? Ainda tens a lata de perguntar em quê?»

Ah pois:

Regressemos pois a Portugal em 1960 «pacato, trabalhador e poupado». A produtividade por trabalhador em Portugal em 1961 era menos 430% do que hoje. Desde logo porque uma boa parte destes trabalhadores estavam ainda no mundo rural: a industrialização do país só se dá a partir dessa data, bem como a generalização da educação (que sobe a produtividade da mão de obra – quem mais sabe trabalha em geral melhor). Nesse tal país «pacato» a mendicidade será crime até ao final dos anos 60, considerada um caso de polícia. O divórcio, proibido, filhos ilegítimos, a prisão por pensar diferente do regime, comum.

Nos anos 60, o Estado português e os seus grupos económicos resolveram viver também da exportação da força de trabalho, dando como alternativa a 1,5 milhão de pessoas – mais de 10% da população – a emigração[1]: saiam, trabalhem como robôs na Renault, mandem para cá divisas. Divisas que entre outras coisas alimentaram a pujante economia de guerra, que levou ao colapso o orçamento público mas fez taxas de crescimento que brilhavam nos olhos de Champalimaud ou dos Mello, chegaram a ser de 10%! Não há nada na economia que diga que o colapso das contas públicas não possa viver lado a lado com a pujante riqueza de algumas contas privadas.

O conjunto das despesas sociais do Estado em 1973 em Portugal correspondia a 4,4% do total do PIB, sendo que na mesma altura era de 13,9% na Grã-Bretanha, por exemplo[2]. A pensão média anual da segurança social sobe mais de 50% entre 1973 e 1975[3]. A mortalidade infantil era, antes do 25 de abril, quatro vezes maior que as da Holanda e da Suécia; a mortalidade materna, o dobro da França (…) a mortalidade por doenças infecciosas é 30% superior à de Itália. A esperança média de vida estava a 7 anos da Holanda[4]. 26% dos portugueses eram analfabetos. Em 1960, no pacato Portugal de César das Neves, estava-se a um ano de iniciar uma guerra contra os povos de África. 9000 mortos portugueses, dezenas de milhares em África.

Já sabemos que a crise vem da transformação da crise privada em dívida pública. Antes do empréstimo do FMI, em 2008, a dívida era de cerca de 70% do PIB. Agora é de 130%. O resgaste virou assim um sequestro. Entretanto, por juros da dívida, parcerias público-privadas e mercantilização do Estado social, os trabalhadores reformados foram expropriados do seu salário e pensão, enquanto algumas empresas (Mota Engil, EDP, Portucel, Grupo Mello, entre outras) regressaram aos lucros. Mas para que estas regressassem aos lucros, os Portugueses sofreram a segunda maior queda salarial de toda a OCDE. Portanto a visão da crise de João César das Neves – falta de trabalho árduo por parte dos Portugueses – é uma lenda contrafactual.

Com o 25 de abril, os pobres souberam o que era educação de qualidade gratuita, os doentes «inevitáveis» souberam que afinal a saúde também era para eles, os que já tinham trabalhado souberam o que era descansar e viver com dignidade com uma pensão, os angustiados souberam o que era o direito ao trabalho. Como a riqueza social é limitada – um bolo que tem limites –, houve um avanço de 15% no conjunto do PIB do trabalho e uma perda dos mesmos 15% no capital. Que foi conseguida com muita falta de pacatez: greves, ocupações de fábricas e empresas, controle operário exercido por comissões de trabalhadores, manifestações, com trabalho árduo, muito árduo, mas em que os trabalhadores exerceram a democracia directa (na produção, escolas, bairros, hospitais) em vez de aceitar somente a democracia representativa (delegação de poderes). Foi preciso muito trabalho, para muitos milhares foi de sol a sol, voluntário e arriscado porque pela primeira vez tinham a responsabilidade sobre a produção e a reprodução da sociedade, numa palavra a responsabilidade pela vida.


http://5dias.wordpress.com/2013/09/09/portugal-1960-uma-gaiola-mas-nao-dourada-uma-resposta-a-joao-cesar-das-neves/

14 de abril de 2014 às 19:58:00 WEST  
Blogger Caturo said...

"Não, a culpa é da Islândia, da Noruega e de Atenas, pois claro, está provado."

«Ah já metes a democracia ateniense»

Não é «já metes», eu sempre meti, tu é que não querias levar isso em conta. Não te baralhes.


«Mas esta, mesmo sendo uma bosta,»

Era incomparavelmente melhor do que tudo o que até agora tenhas imaginado - melhor, garantidamente, do que a Alemanha NS.


«era bem diferente da actual e bem menos corrupta que a actual democracia»

E isso é porque... já sei: calhou. :D



«Quando a Islândia e Noruega já me pronunciei sobre esses países»

Sem dizer nada de jeito. «Ai eram melhores se fossem nazis», assim, sem mais nem menos, porque tu dizes que sim. Ok...



«Acresce que a Islândia entrou em bancarrota e não foi seguramente por causa do "fascismo"»

Pois, foi pela Democracia, por isso é que além de ter atingido o apogeu em democracia, voltou a sair da crise, em democracia... e, democraticamente, deitou abaixo quem a governava e prendeu quem a roubara. Mas isso deve ter sido mais uma «coincidência».



«dizer que é graças à democracia já é forçar a barra»

Não, é graças ao Fascismo, queres ver. :

14 de abril de 2014 às 20:04:00 WEST  
Blogger Caturo said...

"curiosamente os fascistas também não, que os regimes «fascistas» do passado não interessam a ninguém de bom senso - ao passo que eu estou a dar exemplos concretos de Democracia a funcionar bem em termos sócio-económicos: todos os melhores países do mundo em termos sócio-económicos são democráticos. Todos: Islândia, Dinamarca, Suécia, Noruega, Luxemburgo, Suíça... enfim. O mesmo se passa em relação à corrupção - os países menos corruptos do mundo são também os mais democráticos, como já foi provado à saciedade, e tu a isso, mesmo não tendo rigorosamente nada a opor, ainda tiveste a estúpida e *inacreditável* lata de fingir que respondias"

«já respondi a essa treta»

Não, não respondeste. Resposta nula, como acima se viu.


«os países menos corruptos do Mundo são democráticos, porque não há mais termo de comparação nenhum»

Outra mentira palerma. Os países democráticos são obviamente comparados com os não democráticos.


««Mais nada»

Como se fosse pouco...



«Bater em mortos é fácil. Baniram os regimes fascistas e NS da face da terra,»

Pois, esses é que eram bons, porque sim, porque se vivia bem sem essa coisa esquisita que é a liberdade...

14 de abril de 2014 às 20:06:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home