terça-feira, março 25, 2014

ENTREVISTA A GEORGES DUMÉZIL - «O PRAZER DOS DEUSES»

Aqui fica cerca de uma hora de entrevista (em Francês, com legendas em Castelhano no vídeo) feita em 1984 ao filólogo e historiador francês Georges Dumézil, um dos gigantes da cultura académica do século XX. 
Dumézil aprendeu sozinho dezenas de línguas e estudou a fundo as raízes culturais e espirituais da família indo-europeia, elaborando a polémica teoria da trifuncionalidade indo-europeia segundo a qual todo o pensamento dos diversos Povos indo-europeus se regia pelo esquema das três funções, a saber, a da espiritualidade à cabeça, simbolizada na cor branca, a da guerra e da força, simbolizada no vermelho, e a da produção, da fertilidade, do comércio, simbolizada no preto. 
Morreu nos EUA em 1986, onde dava aulas a convite da Universidade de Chicago. O seu vasto trabalho bibliográfico, que estranhamente nunca foi traduzido em Portugal, e que poderá ou não estar ultrapassado neste ou naquele ponto, permanece contudo como uma colossal fonte de informação sem precedentes a respeito da cultura, particularmente da religião, da(s) gente(s) indo-europeia(s). 

A meu ver é particularmente interessante o minuto 57:00, em que Dumézil, homem de ciência do século XX, de pés bem assentes no chão, considera mais facilmente a existência de vários Deuses do que de um só, mostrando preferir a hipótese politeísta à monoteísta, chegando depois a observar a naturalidade da atitude de procurar uma finalidade por cima da demasiado coincidente série de acasos, mas abstendo-se todavia, prudentemente, de tecer quaisquer pareceres sobre o que quer que esteja para além da Mitologia. 

8 Comments:

Anonymous Anónimo said...

a democracia é algo escolhido por uma maioria , parece-me que a maioria escolheu outra religião !é uma chatice !

25 de março de 2014 às 20:46:00 WET  
Blogger Caturo said...

Não, não foi a maioria. Foi uma minoria, uma elite reinante, que impôs essa religião nova às massas, tendo por isso de usar intimidação, repressão e violência em larga escala, chegando a incluir genocídio.

25 de março de 2014 às 23:42:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

" Foi uma minoria, uma elite reinante, que impôs essa religião nova às massas" minoria ? já viste o calendario ? diz lá 2014!"É uma chatice para os auto-proclamados donos da verdade"

"Isto devem mazé ser influências maçónico-judaicas sobre a população!, ah pois deve deve!!!, a culpa de o povinho não querer ser ovinizado como tu é dos Mações-Judeus!!!!!!!"

26 de março de 2014 às 17:31:00 WET  
Blogger Caturo said...

«minoria ? já viste o calendario ? diz lá 2014!»

Pois, e deve ter sido a maioria que assim o quis e não a minoria que impôs à maioria o Cristianismo, pois claro...

É de facto uma chatice para os auto-proclamados donos da verdade já não poderem impor a religião às massas como podiam. E se as massas europeias são cada vez menos cristãs, os beatos do costume gritam que «isto devem mazé ser influências maçónico-judaicas sobre a população!, ah pois deve deve!!!, a culpa de o povinho não querer ser ovinizado como nós é dos Mações-Judeus!!!!!!!»

27 de março de 2014 às 00:19:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

bem a mim isso de ser cristão nada me diz ! assim como isso dos judeus para cá ou para lá , neste caso até pelo contrario , escusas de papaguear mais isso ,agora parece-me que sofres de perda de memoria e não reconheces a tua escrita , não tás tu a querer fazer o que dizes outros fizeram ?

27 de março de 2014 às 17:29:00 WET  
Blogger Caturo said...

Não sabes explicar o teu ponto de vista em condições.

28 de março de 2014 às 02:02:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

queres ver que o paganismo foi sufragado???

so dizes asneiras camarada Caturo.

28 de março de 2014 às 04:09:00 WET  
Blogger Caturo said...

Tu é que mais vale que estejas caladinho a ver se não te saem barracadas dessas. O Paganismo, saloio, não esteve nunca em causa para ser «sufragado» - em vez disso era, como sempre foi, a religião natural do povo, à qual o povo se agarrava, o povo natural, autóctone, e foi precisamente por causa desse apego, ó labroste dos tomates, que as forças que politicamente se impunham tiveram de emitir leis e mais leis a proibir o Paganismo.

28 de março de 2014 às 20:44:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home