quarta-feira, outubro 23, 2013

PARTIDOS NACIONALISTAS REÚNEM-SE PARA DISCUTIR COLIGAÇÃO PARA AS ELEIÇÕES EUROPEIAS

A crise económica, a imigração e o desemprego têm sido o objectivo principal das políticas de direita na Europa, estes últimos anos. Os resultados a nível regional e mesmo nacional progrediram, mas nos parlamentos, principalmente no Parlamento Europeu, a representação continua a ser baixa.
Sob o lema da união para ganhar peso político, os líderes da Frente Nacional francesa, do Partido da Liberdade da Áustria e do Vlaams Belang, belga, reuniram-se esta quarta-feira em Estrasburgo. Têm como objectivo criar uma aliança de partidos nacionalistas para as próximas eleições europeias.
Para Marine Le Pen, líder da Frente Nacional, que ainda há poucos dias recusou a denominação de extrema-direita para o seu partido, a mensagem é clara:

“O sentido da história leva-nos de regresso às nações, de regresso às pátrias. O império europeu, tal e como foi construído, é um império anti-democrático com resultados económicos e sociais deploráveis. As nossas nações fizeram muito melhor no passado e são capazes de fazer muito melhor no futuro, trabalhando em conjunto, mas livremente. É preciso restituir a soberania a cada povo, restituir-a liberdade de controlar o seu destino”.

Le Pen multiplicou contactos nos últimos meses para alargar a sua aliança à Liga do Norte italiana, aos Democratas suecos e ao Partido da Liberdade holandês.
É verdade que os partidos tradicionais receiam alianças deste género, mas haverá mesmo algo a temer? É um projecto realista?
Estes partidos de direita fazem uma análise comum das problemáticas que afectam os europeus. São nacionalistas que defendem a nação, em primeiro plano, até porque é difícil conseguir aliar-se quando cada um defende os seus interesses.
Estão a ganhar eleições, estão bem representados nos respectivos parlamentos, apesar de serem pouco numerosos entre os quase 800 deputados europeus.
Para constituir um grupo político, são precisos 25 deputados eleitos, pelo menos, num quarto dos países membros da União Europeia. Será que conseguem?
Por enquanto ainda só é matematicamente possível.

O que é certo é que até agora a marcha nacionalista prossegue, apesar de ter contra si todos os poderes instituídos. Do mesmo lado que os Nacionalistas, só mesmo o povo...

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/portugal/gnr-condenado-a-9-anos-de-prisao-por-matar-crianca?nPagina=3#comentarios

25 de outubro de 2013 às 08:35:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home