sexta-feira, janeiro 04, 2013

QUEM ESCAPA À CRISE - MAS ATÉ QUE PONTO O FAZ...

Nesta lista não cabe a palavra "crise". Para os 100 bilionários mais ricos do mundo, o ano que passou não trouxe danos financeiros. Pelo contrário. Veja quem são os 20 primeiros.
Não são apenas bilionários. São, de entre eles, os donos das maiores fortunas do mundo. Pelo Bloomberg - que publica diariamente uma tabela dos mais ricos - fica-se a saber quem mais amealhou no ano passado.
Carlos Slim, o empresário mexicano de 72 anos, continua a liderar a lista, tendo aumentado a sua fortuna em mais 13.400 milhões dólares (10.100 milhões de euros).
Seguem-se o mentor da Microsoft Bill Gates e o espanhol Amancio Ortega, o homem forte da Inditex, para quem o ano passado trouxe um aumento de 22.200 milhões de dólares(mais de 16.700 milhões de euros) ao seu pecúlio.
No total, os 100 mais ricos conseguiram lucrar com os seus negócios 241 mil milhões de dólares (182 mil milhões de euros)em 2012.
Veja quem são os 20 primeiros bilionários:
(Clicar no link acima para aceder aos nomes e ver as caras, com as respectivas descrições sumárias dos seus rendimentos actuais).
 
Claro que a notícia acima merece ser lida cum grano salis - faltaria saber se há uns anos atrás esta vintena de ricalhaços andava a lucrar tanto ou mais do que agora, ou, em vez disso, menos, e em verificando-se este último caso urge pôr cobro a isto, porque o tempo em que a populaça tinha de se conformar com os gritantes fossos sócio-económicos já lá vai, pelo menos no Ocidente.
Se, por outro lado, a sua fortuna aumenta menos agora do que há uns anitos, ainda assim convém prestar atenção à permanência do enorme fosso que os separa do grosso da população, embora aí a coisa seja mais uma questão de ajuste gradual do que um imperativo urgente da ética.