quinta-feira, janeiro 03, 2013

UM RETORNO


Pode ver-se acima o «Baco de Aldaya», estátua de mármore datada do século II d.c., encontrada em Aldaya, perto de Valência, e que está hoje no Museu Arqueológico Nacional de Espanha, sito em Madrid, uma peça de culto que tem uma curiosa e sintomática história, muito ilustrativa daquilo que é o cerne do Ocidente...
No século XIX, um camponês que arava as suas terras encontrou uma parte desta estátua e, julgando tratar-se de uma imagem de São Roque, guardou-a com o maior desvelo e veneração. Quarenta anos depois, um filho do camponês, arando o mesmo campo, encontrou o que restava da peça e constatou tratar-se não de um santo cristão mas sim de um Deus pagão, nada menos que o helénico Diónisos, ou Baco, Divindade do Êxtase, dos prazeres, subsequentemente do vinho, uma Entidade libertadora e ao mesmo tempo protector da fertilidade, que os Romanos consideraram equivalente a Líber. A estátua foi então vendida ao supracitado museu madrileno em 1931.

Um pequeno caso de fulgurante simbologia, como se no microcosmos reflectisse um macrocosmos - uma Verdade há muito combatida, reprimida, oficialmente esquecida e soterrada, que, como Verdade que é, volta ao de cima, à luz da vivência europeia, de maneira contraditoriamente, atravessando a barreira do engano cristão, mas desta feita em sentido contrário - tal como em tempos foi pela Cristandade derrubado e amaldiçoado, voltou na actualidade a um local de respeito através de um subproduto popular cristão, mas desde há séculos comprometido com o passado pagão que nunca fora totalmente esmagado, isto porque a Igreja, querendo capitalizar e cristianizar as formas culturais europeias, tentou sempre cristianizá-las, limitando-se em muitos casos a põr simplesmente um crucifixo por cima de património pagão...

Como aqui se pode ver, http://www.thyrsos.gr/englishevent121209.html, Baco é novamente celebrado com um sentido plenamente politeísta, e em particular nesta altura do ano, mais coisa menos coisa, nas proximidades do solstício de Inverno.

20 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Caturo, esta notícia não é já fresca, mas aqui vai mesmo assim:


http://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/12/mulher-que-empurrou-hindu-no-metro-de-ny-acusada-de-crime-de-odio.html

3 de janeiro de 2013 às 10:15:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Cientista atreve-se a constatar a realidade:


«Bruce Lahn, a professor of human genetics at the University of Chicago,........ had found signs of recent evolution in the brains of some people, but not of others.
He flashed maps that showed the changes had taken hold and spread widely in Europe, Asia and the Americas, but weren't common in sub-Saharan Africa»


http://online.wsj.com/public/article/SB115040765329081636-T5DQ4jvnwqOdVvsP_XSVG_lvgik_20060628.html



Sorte a dele não ser branco europeu.

3 de janeiro de 2013 às 12:39:00 WET  
Blogger Afonso de Portugal said...

«Quarenta anos depois, um filho do camponês, arando o mesmo campo, encontrou o que restava da peça e constatou tratar-se não de um santo cristão mas sim de um Deus pagão (…) A estátua foi então vendida ao supracitado museu madrileno em 1931.»

Foi uma sorte não ter sido destruída! Naqueles tempos havia muitos cristãos fanáticos entre a populaça.

«Baco é novamente celebrado com um sentido plenamente politeísta, e em particular nesta altura do ano, mais coisa menos coisa, nas proximidades do solstício de Inverno.»

Baco é precisamente o grande antagonista de “Os Lusíadas”. Por isso, que viva para sempre juntamente com a magnus opus do nosso maior poeta!

3 de janeiro de 2013 às 14:36:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Caturo, judeus contra Aurora Dourada italiana:

www.jta.org/news/article/2012/12/24/3115286/jewish-italian-lawmaker-launches-petition-against-neo-fascist-neo-nazi-and-racist-parties

3 de janeiro de 2013 às 20:23:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"http://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/12/mulher-que-empurrou-hindu-no-metro-de-ny-acusada-de-crime-de-odio.html"

Lol. Odeia hindus ou muslos? Fez-me lembrar do caso do skinhead americano que matou sikhs por pensar que eram muçulmanos. (Isso sem falar naquele Breivik, que dizia ser contra o islamismo, mas matou foi dezenas de jovens noruegueses). Enfim, com "nacionalistas anti-muslos" assim, estamos é bem fodidos, nem precisamos de mais inimigos

3 de janeiro de 2013 às 20:30:00 WET  
Blogger Caturo said...

Pois, a ignorância é fodida, e, quando passa à acção radical, torna-se catastrófica.

3 de janeiro de 2013 às 20:40:00 WET  
Blogger Caturo said...

Respostas ao Brunácio:

http://gladio.blogspot.pt/2012/12/femen-protestam-em-estocolmo-contra.html

3 de janeiro de 2013 às 20:40:00 WET  
Anonymous Direita said...

LIDER NACIONALISTA ISRAELENSE DE EXTREMA DIREITA QUER QUE ARABES EMIGREM PARA EUROPA

Lider do partido mais votado em israel -o nacionalista de extrema direita Likud- proproe que o estado JUDEU pague ha cada familia arabe na Cisjordânia a quantia de 500 mil dolares para que as mesmas deixem suas casas e imigrem para o ocidente .

Moshe Feiglin argumenta que israel gasta cerca de 10% do seu pib para manter a existencia de 2 estados ,com a construção de muros nas fronteiras ,vigilância 24 horas ,soldados etc etc .e que esta quantia seria o suficente para oferecer a cada familia arabe na Cisjordânia a quantidia de 500 mil dolares.


Moshe Feiglin , ainda afirmou que o ocidente precisa de novos imigrantes para combater a baixa natalidade de sua população,logo sua proposta traria vantagens tanto para judeus quanto para arabes e europeus.

http://www.almanar.com.lb/english/adetails.php?eid=78836&cid=23&fromval=1&frid=23&seccatid=18&s1=1

3 de janeiro de 2013 às 21:13:00 WET  
Blogger Afonso de Portugal said...

Caturo disse...
«Respostas ao Brunácio»

Não sei como é que ainda tens paciência para responder a este gajo... fui até lá para ver a conversa e os argumentos dele são os mesmo de sempre.

3 de janeiro de 2013 às 22:28:00 WET  
Blogger Caturo said...

O que vale é que é só uma vez por mês... e só mesmo porque há coisas que têm de ser desarmadas. Agora paciência para aquilo não há muita e ao fim de uma hora e tal a responder àquele testamento de imbecilidades é como ter passado uma tarde inteira a aturar putos traquinas e parvos em vez de ter estado a ler ou até a dormir.

3 de janeiro de 2013 às 22:53:00 WET  
Blogger Unknown said...

3 de Janeiro de 2013 12:39:00 WET

interessante, por que os do congo mostram sinais de inferioridade evolutiva tambem a nivel externo que advem do interno..tentam até sofismar evolução com adaptações que até animais pouco evoluidos possuem..alem disso lynn só se focava na analise da evolução do cortex e nem isso por que se resumia a comparar; ja rushton foi muito alem e tentou achar causas para tais padrões e tambem estudou o sub-cortex e suas divergencias a partir do dna, historia evolutiva e cia

3 de janeiro de 2013 às 22:53:00 WET  
Blogger Unknown said...

Foi uma sorte não ter sido destruída! Naqueles tempos havia muitos cristãos fanáticos entre a populaça.

vai ver algum pagão enterrou ela justamente com medo dos fanaticos

3 de janeiro de 2013 às 22:59:00 WET  
Blogger Unknown said...

jewish-italian-lawmaker-launches-petition-against

judeu italiano?italianos são da italia, judeus da judeia..voltem pra judeia now lixos aliens da quinta coluna fingindo quem não são..

3 de janeiro de 2013 às 23:00:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"LIDER NACIONALISTA ISRAELENSE DE EXTREMA DIREITA QUER QUE ARABES EMIGREM PARA EUROPA"

E ainda há quem diga que os nacionalistas judeus são aliados dos ocidentais.

3 de janeiro de 2013 às 23:20:00 WET  
Blogger Caturo said...

Bem, o que será que tem mais peso, é o que diz um gajo do Likud ou o que o próprio Likud, como partido, faz, ao estabelecer alianças com partidos nacionalistas anti-imigração europeus? Enfim, também a judiaria mais paranoica pode dizer que os nacionalistas europeus nunca serão bons aliados porque há aqui e ali vários nacionalistas europeus a dizer que os Judeus são isto e aquilo.


6 de janeiro de 2013 às 22:17:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Mas o homem não é o líder do Likud?
Acho eu que os líderes têm muito peso político nos seus próprios partidos.

6 de janeiro de 2013 às 22:52:00 WET  
Blogger Caturo said...

Não, é apenas um dirigente de uma facção dentro do Likud.
http://en.wikipedia.org/wiki/Moshe_Feiglin
Com gajos como o brasuca «Direita», é sempre preciso desconfiar da informação fornecida...

7 de janeiro de 2013 às 04:16:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Mesmo que seja só um líder de uma facção do Likud, sempre tem mais peso político que um simples nacionalista europeu, além que sempre pode influenciar as outras facções para o seu lado.

7 de janeiro de 2013 às 13:40:00 WET  
Blogger Caturo said...

Tal como aquilo que o próprio partido faz tem muito mais peso do que aquilo que diz um dos seus militantes.

7 de janeiro de 2013 às 15:55:00 WET  
Blogger Caturo said...

E a verdade, factual, é que o Likud estabelece neste momento alianças com os partidos nacionalistas europeus, por muito que isso desagrade aos anti-sionistas primários, que assim ficam desarmados, porque a realidade é mais complexa do que julgavam.

7 de janeiro de 2013 às 15:57:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home