terça-feira, janeiro 29, 2013

MUÇULMANOS DA ÁUSTRIA EXIGEM PEDIDO DE DESCULPAS À LEGO

Os membros da diáspora turca na Áustria ameaçaram mover uma acção judicial contra o fabricante dos brinquedos Lego, afirmando que o modelo de brincar do palácio do Jabba da saga do cinema “Guerra nas Estrelas” pode fazer as crianças associar o Islão à violência, sendo uma cópia quase perfeita da catedral de Santa Sofia em Istambul, que foi mesquita durante vários séculos.
A Lego pediu desculpa pela semelhança entre o brinquedo e o museu de Istambul, mas declarou que ela não foi intencional.
O enorme extraterrestre Jabba the Hutt com forma de lesma é um dos personagens negativos da “Guerra das Estrelas”.

Neste outro artigo, agradecimentos a quem aqui o trouxe, http://www.telegraph.co.uk/news/worldnews/europe/austria/9820517/Lego-accused-of-racism-with-Star-Wars-set.html, é dito que a comunidade turca queixa-se também de que as personagens malévolas aí representadas pela Lego têm um ar demasiado oriental.

Ora, como aqui se pode ver, http://starwars.wikia.com/wiki/Jabba's_Palace, a Lego mais não fez do que reproduzir fielmente um modelo criado nos EUA pelos autores da saga «space opera» Guerra das Estrelas. Nunca, jamais, em momento algum, deveria pedir desculpas fosse a quem fosse por criar um brinquedo cuja ideia nem sequer foi sua. Mas quem dirige a alegadamente moderada maioria islâmica num civilizado e pacífico país europeu arranjou aqui mais um pretexto para confrontar o Europeu: confrontá-lo, acusá-lo, ameaçá-lo e exigir-lhe desculpas.
Quanto à representação dos «maus» como figuras de aspecto asiático, aquilo é o turcalhame a enfiar a carapuça; de resto, é universalmente consabido que quem está mal muda-se e em solo europeu os Europeus representam as suas personagens ficcionais como lhes apetecer. Não cabe a alógenos o direito de pedir responsabilidades aos autóctones pelas representações artísticas que estes elaborem.

Em suma, está-se pois perante mais uma arrogância despudorada da parte de quem dirige esta gente de Mafoma, que não só nada traz de bom à Europa como ainda por cima traz o pior do que é mau - nomeadamente, no caso, o conflito permanente, próprio da má vontade, animada de rancor à Europa, porque a derrota do turcalhame às portas de Viena, bem como a queda de Granada, ficou-lhes atravessada no gasganete. Se, como dizia Samuel Huntington, as fronteiras do Islão são sangrentas, a convivência quotidiana com o Islão forte é uma corda bamba. Mas, para cúmulo do descaramento de contorno rufia e auto-vitimista, esta organização apela aos pais que não comprem brinquedos destes às crianças porque... ameaçam a paz entre as diferentes comunidades...