quarta-feira, setembro 05, 2012

CINEMA EUROPEU - «DOIS SÓIS NO CÉU»


Película digna de ser vista com especial atenção, dada a riqueza do seu argumento. Representa, com verosimilhança, o mundo greco-bizantino da Antiguidade Tardia e dealbar da Idade Média, quando o Cristianismo se começava a impôr pela força e pela intimidação. Parece especialmente bem recriado o conflito, muitas vezes latente, mas sempre prenhe de violência, entre pagãos e cristãos, o que contraria a teoria mais disseminada de que o Paganismo caiu «por si».
No filme, uma espécie de missionário cristão é enviado em missão de destruição do Paganismo e acaba por se deparar com a realidade da persistência do culto pagão de Cíbele e de Diónisos na Trácia, onde as Ménadas ou Bacantes - frenéticas bailarinas de Diónisos - continuam a celebrar o seu culto ancestral às Divindades do Povo, censurando e castigando os inimigos dos Deuses.

Pena é que não haja, tanto quanto sei, nenhuma versão legendada em Português. Mas quem conseguir ler em Inglês, ou perceber o Grego, não deverá perder esta oportunidade rara de ver um filme europeu sobre fidedigna história europeia.