BRASIL BLOQUEIA PORTUGUESES NA PARTICIPAÇÃO DA CONSTRUÇÃO DOS JOGOS OLÍMPICOS E DO MUNDIAL DE FUTEBOL
O Brasil está a bloquear a participação de engenheiros portugueses em obras destinadas aos jogos Olímpicos e ao Mundial do Futebol, numa altura em que se promove a internacionalização de Portugal, denunciou a Ordem dos Engenheiros.
"Lamento e preocupa-me que sejam aspectos de natureza puramente burocrática que condicionam ou atrasam a ida de engenheiros para um país carente de engenharia", disse o bastonário da Ordem dos Engenheiros, Carlos Matias Ramos, em entrevista à Lusa.
O Brasil, um país em expansão económica, que vai receber o Mundial de futebol em 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016, precisa neste momento de cerca de 100 mil engenheiros para concretizar estas novas obras, uma oportunidade para os portugueses que têm vantagens culturais e históricas em relação a outras nacionalidades.
Contrariando o princípio da reciprocidade entre os países, a lei brasileira impõe o reconhecimento dos diplomas portugueses pelas universidades do Brasil e estas, segundo o bastonário, chegam a estar um ano sem sequer responder aos pedidos dos engenheiros portugueses.
"A Ordem já fez todos os esforços, contactando todas as entidades que podem resolver este problema, desde o envio de memorandos ao primeiro-ministro, ao ministro dos Negócios Estrangeiros, ao secretário de Estado do Ensino, ao Conselho de Reitores, ao Instituto Camões", enumerou, precisando que pelo menos desde Janeiro que tenta resolver a situação.
Para Carlos Matias Ramos, este bloqueio "é um problema de natureza política muito forte" que agora só poderá ser resolvido através da diplomacia dos dois países, e lembrou que a Ordem dos Engenheiros reconhece os diplomas de engenheiros brasileiros em cerca de 20 dias.
"O que me preocupa é o momento actual. Eu não quero a emigração. Estamos a formar engenheiros para desenvolverem o nosso país, e por isso não queremos que emigrem, mas precisamos que se internacionalizem", concluiu.
Ah, maravilhosa lusofonia, ah!, essa continuação de Portugal que é o Brasil!!, que excelente seriam as relações entre os dois países se Portugal em vez de estar na União Europeia estivesse totalmente virado para as suas ex-colónias... isto é mais uma das pontas do icebergue, depois da vergonha ultrajante que é o aborto ortográfico...
2 Comments:
«Contrariando o princípio da reciprocidade entre os países, a lei brasileira impõe o reconhecimento dos diplomas portugueses pelas universidades do Brasil e estas, segundo o bastonário, chegam a estar um ano sem sequer responder aos pedidos dos engenheiros portugueses.»
(...)
« (...) a Ordem dos Engenheiros reconhece os diplomas de engenheiros brasileiros em cerca de 20 dias.»
Moral da história: a ordem bostileira é bem melhor do que a ordem pretoguesa, porque protege o povo brasileiro.
Caturo escreveu...
«Ah, maravilhosa lusofonia, ah!, essa continuação de Portugal que é o Brasil!!, que excelente seriam as relações entre os dois países se Portugal em vez de estar na União Europeia estivesse totalmente virado para as suas ex-colónias...»
Sempre gostava de saber o que é que os traidores minho-timoristas do PL e do MON têm a dizer acerca deste caso... (já se sabe que não vão responder, é claro).
Uma benção isto. Que venham do Brasil mais mil bloqueios aos portugueses que é para ver se eles abrem os olhos.
Enviar um comentário
<< Home