sexta-feira, junho 24, 2011

CELEBRAÇÃO DO SOLSTÍCIO DE VERÃO EM TÚMULO MEGALÍTICO DE VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO

Agradecimentos ao leitor Beto por ter aqui trazido esta noticia
sobre uma celebração a modos que «para-pagã» do Solstício de Verão, em valorização das raizes ancestrais da Estirpe:
Escavações arqueológicas recentes, promovidas pela Câmara Municipal de Vila Real de Santo António em 2007 e 2008, no túmulo pré-histórico de Santa Rita, o melhor preservado dos que se conhecem na zona de Cacela, revelaram um monumento singular de elevado valor patrimonial e histórico com 5 mil anos, constituído por câmara funerária (onde se identificaram os restos ósseos dos antepassados e as oferendas votivas que os acompanhavam na última “viagem”) a que se acedia por um longo corredor.
Orientado a nascente, virado para o horizonte onde nascem os astros (o sol, a lua e as estrelas), o túmulo revela a celebração de uma ordem cósmica que regula os ciclos de nascimento, morte e renascimento da natureza e do próprio homem.
É neste cenário de um milenar túmulo megalítico – lugar de culto onde se guarda a memória dos antepassados -, situado nas imediações da histórica aldeia de Santa Rita, a alguns quilómetros de Vila Real de Santo António que, 5 mil anos depois, na noite prodigiosa do solstício de Verão, quando se celebra o apogeu da força, calor e poder fecundante do sol, na continuidade de antigos cultos ligados à fertilidade, a memória do lugar será revisitada abrindo-se a novas leituras, com “O Espectáculo – Uma Ópera Grelhada”.
(...)
Prova de vinhos regionais na venda de Santa Rita, seguida de trajecto a pé acompanhado até ao túmulo megalítico. Será disponibilizada viatura municipal para pessoas com mobilidade reduzida.
(...)

2 Comments:

Anonymous Cunistorgis said...

A título de curiosidade, bem perto fica a aldeia histórica de Cacela Velha. Segundo alguns autores, aí se localizava a antiga Cunistorgis, capital do povo Cúneo.

25 de junho de 2011 às 20:20:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

sacrificaram animais?

lol



http://3.bp.blogspot.com/_Yds5pRfDr_k/SjNwwSn46lI/AAAAAAAABx0/SCNoJTEJ2R0/s1600/23%2B-Momentos%2Bde%2Bdescontra%C3%A7%C3%A3o%2Bdepois%2Bda%2Bcerim%C3%B3nia.jpg

26 de junho de 2011 às 15:49:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home