quarta-feira, junho 22, 2011

CELEBRAÇÃO SOLSTICIAL PAGÃ EM FOZ CÔA

No dia 21 de Junho ocorre o solstício de Verão. Em Chãs, freguesia de Vila Nova de Foz Côa a época estival é recebida com actividades culturais e científicas que prometem levar os visitantes numa viagem pelos antigos rituais dos «druidas» celtas.
O programa da festa que dá as boas-vindas ao solstício de Verão faz-se com colóquios e com a encenação de antigos rituais, com a participação do astrónomo Máximo Ferreira e o estudioso Adriano Vasco Rodrigues, entre outros investigadores da cultura local.
O investigador dos templos do sol e também promotor da iniciativa Jorge Trobulo Marques, disse que objectivo do evento é, antes de mais, saudar o Verão e a mãe natureza, indo ao encontro das tradições dos antigos povos que viveram no Monte dos Tambores, junto à aldeia de Chãs.
O Monte dos Tambores «é um imponente monumento megalítico» pré-histórico, de forma arredonda e situado num ermo junto a Chãs, local onde decorrerá o alinhamento solar.
«Tentamos evocar tradições ancestrais e ao mesmo tempo recuperá-las, na medida do possível, num planalto granítico, sobranceiro a um fértil e magnífico vale, área enquadrada no perímetro das gravuras do Vale do Côa», acrescentou.
A região de Chãs onde se encontram «importantes» lugares onde existem abundantes vestígios pré-históricos e o conhecido santuário da Pedra da Cabeleira e a Pedra do Sol, monumentos megalíticos que estão direccionados com o pôr do sol no maior dia do ano.
«Na celebração do solstício do Verão, marcam presença simbólica os sacerdotes celtas, música dos gaiteiros de Miranda, trata-se de uma autêntica jornada cultural que começa a meio da manhã, com uma visita ao Museu do Côa e depois de almoço, no Centro Cultural de Foz Côa, um colóquio subordinado aos Templos do Sol», acrescentou Jorge Trobulo Marques.
Tem sido também objectivo da comissão organizadora das celebrações nos templos do sol, que estes eventos «não se confinem apenas à aldeia de Chãs», mas a toda a região do Vale do Côa, «e se possível, ao país e além fronteiras».
Para mais informações, aceder a blogue dos Templos do Sol de Foz Côa e de Chãs.



É uma verdadeira cerimónia druídica? Não se sabe... porque pouco ou nada se conhece dos rituais druídicos de há dois mil anos; nem tampouco há qualquer prova da existência do antigo Druidismo na Ibéria.
É uma cerimónia pagã? É.
É ancestral? Talvez sim, talvez não. Provavelmente não... Desconhecemos os ritos ancestrais.
Mas é ancestralista? Sim, isso é.
É religiosa? Pois porque não o haveria de ser? Trata-se de um ritual comunitário em honra do aspecto espiritual do Solstício, que sacraliza os laços que unem uma Nação. Isso ninguém lhe pode tirar. E isso é a forma mais pura de Religião.

25 Comments:

Anonymous Cunistorgis said...

Caro Caturo, estou em crer que no sudoeste da Península Ibérica havia uma forte tradição de festejos no actual dia de São João.

Consta que já os muçulmanos, quando estavam presentes na Península, festejavam a madrugada de 23 para 24 de Junho, com banhos de ribeira e rituais de magia.

Depois, muitas dessas tradições passaram para os cristãos, após a Reconquista, e incluem rituais ligados ao mar e à terra.

Pessoalmente acredito que tais festejos são de origem pagã, anteriores à invasão muçulmana e cristã.

Só não sei a razão da data, 23 para 24 de Junho, haverá alguma relação com os festejos do solstício de Verão?

Quanto a um eventual regresso do paganismo ao terço ocidental da Península Ibérica, já vem tarde em relação ao que está a suceder no mundo anglo-saxónico...

Mesmo assim, apesar do cristianismo, há um conjunto de práticas de magia ibérica enraizadas no povo português que eu cuido serem de origem anterior à invasão cristã.

Saudações.

23 de junho de 2011 às 02:10:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Concordo inteiramente com tudo o que disseste. Não estou mesmo a ver os muçulmanos a legarem-nos rituais solsticiais.
Acresce que a celebração do solstício de Verão é algo de especialmente vigoroso no norte da Europa. Talvez seja por exemplo a maior celebração pública da Suécia, ainda que na maior parte dos casos laicamente assumida - o MidSommar.

http://en.wikipedia.org/wiki/Midsummer

http://en.wikipedia.org/wiki/Midsummer#Portugal

23 de junho de 2011 às 02:28:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"O programa da festa que dá as boas-vindas ao solstício de Verão faz-se com colóquios e com a encenação de antigos rituais,



Tentamos evocar tradições ancestrais e ao mesmo tempo recuperá-las, na medida do possível, "




vão sacrificar animais?

23 de junho de 2011 às 04:02:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Cunistorgis disse...


Consta que já os muçulmanos, quando estavam presentes na Península, festejavam a madrugada de 23 para 24 de Junho, com banhos de ribeira e rituais de magia.



23 de Junho de 2011 02h10min00s WEST


O aLLAH É UMA DIVINDADE PAGÃ ARABE!

23 de junho de 2011 às 09:42:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

ainda sobre as últimas eleições encontrei a seguinte opinião sobre o PNR
"PNR: Silenciosamente, o partido nacionalista vai alargando os seus horizontes. De 2009 para cá, o PNR cresceu dos 11.614 para os 17.621 votos e é um dos únicos partidos portugueses que nunca viu decrescer a sua votação. Passada a fase mediática, o partido de José Pinto-Coelho tem conseguido promover um crescimento sólido e sustentado por todo o país, ultrapassando partidos com mais historial e projecção mediática, como o PPM e o PTP. É sabido que o grande objectivo dos nacionais-renovadores é a eleição de um deputado, mas este resultado só pode ser considerado animador."

http://jovensdorestelo.blogspot.com/2011/06/os-pequenos-partidos.html

1143

23 de junho de 2011 às 11:41:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Político anti-muçulmano absolvido de incitação ao ódio
http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=1886699&seccao=Europa


1143

23 de junho de 2011 às 12:07:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Caturo, em que medida o sistema de castas indiano pertence á cultura indo-europeia?

Como funciona ao certo esse sistema?
Tem que ver com a cor da pele?

23 de junho de 2011 às 14:21:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Fez-se justiça... até uma próxima vez.

23 de junho de 2011 às 18:59:00 WEST  
Blogger betoquintas said...

lá na bolivuia [aqui do lado...rerere] houve uma cerimonia aimara:

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/06/aimaras-celebram-chegada-do-ano-5519-na-bolivia.html

23 de junho de 2011 às 20:07:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Beto disse...

lá na bolivuia [aqui do lado...rerere] houve uma cerimonia aimara:

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/06/aimaras-celebram-chegada-do-ano-5519-na-bolivia.html"

Óptimo. Seria bom também se outros nativos americanos e africanos voltassem a dar mais valor às suas religiões e línguas nativas.

Assim seria uma barreira a mais contra a instauração do multiculturalismo e do universalismo.

23 de junho de 2011 às 21:30:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«Caturo, em que medida o sistema de castas indiano pertence á cultura indo-europeia?»

Parece ser a teoria principal, essa - o sistema de castas indiano deriva da trifuncionalidade indo-europeia segundo Georges Dumézil. Trata-se da divisão do mundo - sociedade, Deuses, etc. - em três grandes áreas de funcionamento/acção:
- a primeira, correspondente à espiritualidade (Sabedoria, Magia, Justiça),
- a segunda, correspondente à força marcial (Guerra, mas também a Soberania política-militar, porque é dessa casta que saem os reis),
- a terceira, correspondente à fertilidade (produção, agricultura, indústria).

O sistema de castas indiano corresponde no essencial à estratificação social céltica, porque neste extremo ocidental do mundo indo-europeu mantiveram-se certos arcaísmos que se apagaram entre outros Povos indo-europeus (romanos, gregos, germânicos):
- classe druídica
- classe guerreira (Flaith, na Irlanda, que significa «Poder», correspondendo por isso, no significado e não só, aos Xátrias da Índia, pois que Xátria vem de Kxatra, que significa qualquer coisa como «Potência»),
- povo produtor, denominado na Irlanda como «Bo Airig», significando «Homens Livres dos Bois» (Cow boys? Pois... eheheh...).


«Como funciona ao certo esse sistema?
Tem que ver com a cor da pele?»

Também se associa isso à casta, sim - a primeira é da cor branca, a segunda, vermelha, a terceira amarela, a quarta (Sudras) é azul ou preta. Há quem diga que a terceira recebeu forte influência asiática.

24 de junho de 2011 às 00:46:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

voltem prá asia arianos!

24 de junho de 2011 às 04:26:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

no hinduismo as mulheres são queimadas nas piras dos defuntos!

24 de junho de 2011 às 04:31:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

«Também se associa isso à casta, sim - a primeira é da cor branca, a segunda, vermelha, a terceira amarela, a quarta (Sudras) é azul ou preta. Há quem diga que a terceira recebeu forte influência asiática.»


os indianos resultam desse melting pot.

24 de junho de 2011 às 04:40:00 WEST  
Blogger betoquintas said...

outra celebração similar em portugal:

http://press.algarvecentral.net/?p=10349

bem q eu disse pros meus avós para não vir ao brasil... }|D

24 de junho de 2011 às 17:38:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

voltem prá asia arianos!


Volta pa africa mulatagem!!!


Isto é a terra de Viriato e das suas gentes!

25 de junho de 2011 às 20:45:00 WEST  
Blogger Caturo said...

A Gente de Viriato era ariana... a terra dos Arianos é dos Açores aos Urais, além do Irão, do Curdistão e da Índia...

25 de junho de 2011 às 21:03:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Anónimo disse...
voltem prá asia arianos!


Volta pa africa mulatagem!!!


Isto é a terra de Viriato e das suas gentes!

25 de Junho de 2011 20h45min00s WEST


não sou mulato.

26 de junho de 2011 às 17:33:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Caturo disse...
A Gente de Viriato era ariana... a terra dos Arianos é dos Açores aos Urais, além do Irão, do Curdistão e da Índia...

25 de Junho de 2011 21h03min00s WEST



querias! lol

26 de junho de 2011 às 17:33:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Queria e quero - e, infelizmente para ti, continua a ser verdade. :)

27 de junho de 2011 às 01:39:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«no hinduismo as mulheres são queimadas nas piras dos defuntos!»

Falso.
Em contrapartida, o Cristianismo levou muita gente às piras, em nome do amor universal, ehehheheh...

27 de junho de 2011 às 01:42:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Falso.
Em contrapartida, o Cristianismo levou muita gente às piras, em nome do amor universal, ehehheheh..."


os pagãos levaram muita gente às piras.

27 de junho de 2011 às 16:38:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

«Queria e quero - e, infelizmente para ti, continua a ser verdade. :)»


os persas mataram o imperador juliano.

27 de junho de 2011 às 16:39:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

«Concordo inteiramente com tudo o que disseste. Não estou mesmo a ver os muçulmanos a legarem-nos rituais solsticiais.»



«É justamente uma tal concepção primitiva que faz com que a festa do solstício de Verão seja comum a todos os povos indo-europeus, e ainda aos povos semitas;»

28 de junho de 2011 às 18:45:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Os cristãos levaram mais - e pelos piores motivos de todos.

13 de outubro de 2011 às 19:11:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home