terça-feira, maio 24, 2011

A EXTREMA-DIREITA PARTIDÁRIA NA EUROPA ACTUAL

Desta
página, retirei o seguinte mapa da extrema-direita na Europa, representando a ascensão do Nacionalismo pela cor castanha (o que não será estranho ao facto de se tratar da cor associada ao Nacional-Socialismo...):
As diferenças que acima se observam entre os países podem ter causas demasiado diversificadas e complexas para que se possa elaborar uma explicação geral que sirva em todos os casos. Em Espanha, por exemplo, onde a população é altamente «chauvinista», e está por outro lado a sofrer com a iminvasão terceiro-mundista, não há todavia união das forças nacionalistas, que estão severamente fragmentadas, por culpa, em parte, do papel divisionista do franquismo e da questão das nacionalidades subjugadas pelo imperialismo espanhol; em Portugal, o partido nacionalista, PNR, é relativamente recente e não pôde ainda divulgar-se como precisa de fazer... por outro lado, é de notar que os países com mais forte crescimento nacionalista são também aqueles onde o Islão é mais militante e publicamente ameaçador. Seria por isso útil comparar este mapa com um outro que mostrasse o nível de iminvasão na Europa...

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

A Espanha pelos vistos está com problemas. Além de estar contaminada de alógenos, não há bons partidos nacionalistas por lá.

E percebe-se que a culpa são destas brigas internas entre castelhanos, bascos e catalões. Não creio que as coisas melhorarão por lá até que eles unam as forças contra os invasores não-europeus.

24 de maio de 2011 às 15:49:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"A Espanha pelos vistos está com problemas. Além de estar contaminada de alógenos, não há bons partidos nacionalistas por lá."

O facto de (parecer) não haver extrema-direita em Espanha deve-se ao facto da extrema-direita lá ser dividida entre os espanholistas e os nacionalista que querem a independência das suas nações. Esta falta de união faz com que quem vê e fora tenha a impressão que há pouca gente de extrema-direita racialista e anti-imigração em Espanha, mas a verdade é que há, e julgo que bastante mais do que em Portugal.

24 de maio de 2011 às 16:13:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"E percebe-se que a culpa são destas brigas internas entre castelhanos, bascos e catalões. Não creio que as coisas melhorarão por lá até que eles unam as forças contra os invasores não-europeus."

Mas os SOSracismos não estão satisfeitos por lá:

http://www.minutodigital.com/2011/05/24/sos-racismo-estas-elecciones-han-sido-un-fracaso-como-sociedad/

Nem a muslaria invasora, claro:

http://www.minutodigital.com/2011/05/24/musulmanes-protagonizan-disturbios-en-melilla-tras-las-elecciones/

24 de maio de 2011 às 16:32:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home