sexta-feira, março 04, 2011

SOBRE O ESTADO DA RELIGIÃO NA SUÉCIA - E NO RESTO DA EUROPA

Na Suécia, estatísticas recentes indicam que apenas 70,3% da população é membro da Igreja nacional, luterana. De notar que desde 2000 que a Suécia aboliu o estatuto de Igreja de Estado, o que parece estar a conduzir muita gente para fora da instituição religiosa.
Uma estatística de âmbito internacional indica que apenas dezassete por cento da população sueca é religiosa; e, num outro estudo, da autoria do EUROSTAT (agência de estatísticas da União Europeia) e datado de 2009, apenas vinte e três por cento da população sueca diz acreditar num Deus único e pessoal (não necessariamente cristão, note-se). Nesta página
pode ver-se uma tabela do EUROSTAT datada de 2005, sobre as crenças da população de vários países europeus, divididas em três respostas: crença num Deus pessoal (o das religiões dominantes, por exemplo, mas não só), crença num Espírito ou numa Força-Vida, descrença. É notória a vantagem que a crença num Espírito/Força-Vital tem numericamente sobre as outras opções nos países mais desenvolvidos, o que constitui uma crença de modo nenhum cristã e até, fundamentalmente, pagã. E não deixa de ser significativo que, geralmente, estes países continuem a ser considerados como «cristãos», porque sim, porque é a «sua» tradição, quando na verdade há maiorias populacionais na Europa que não são verdadeiramente cristãs.
Uma voz dos tempos - Lena Andersson, colunista editorial de um dos maiores jornais suecos, o Dagens Nyheter, deixou no ar a ideia, em artigo da passada semana, que ao fim ao cabo só o Politeísmo é verdadeiramente democrático, ao contrário do Monoteísmo, pelo que o Cristianismo, para se mover na sociedade contemporânea, terá de aceitar o seu papel de religião igual às outras, num mercado de diversidade religiosa...

14 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Cenas do quotidiano tuga:

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/portugal/assaltante-tenta-matar-homem

5 de março de 2011 às 10:17:00 WET  
Blogger legião 1143 said...

não bastava já a África amiga e coitadinha a qual temos de cuidar , agora também vamos tendo o pessoal das arábias os quais também já perceberam que se sentem portugueses , eis um exemplo de mais um que nos veio enriquecer
http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1799388

5 de março de 2011 às 10:39:00 WET  
Blogger legião 1143 said...

tive de ir encontrar a noticia aqui

http://www.presseurop.eu/pt/content/news-brief-cover/527541-direita-e-ecologistas-contra-extrema-direita

grão a grão ...

5 de março de 2011 às 10:51:00 WET  
Blogger Rio sur Seine said...

Coup de tonnerre sur la présidentielle ?


Selon un sondage réalisé par l'institut Harris Interactive pour le Parisien-Aujourd'hui en France,
à paraître dimanche, Marine Le Pen arrive en tête des intentions de vote au premier tour de la
présidentielle avec 23%. Elle devance Nicolas Sarkozy et Martine Aubry, crédités
tous deux de 21%.


Le scénario du 21 avril 2002 serait même dépassé si le premier tour du scrutin se déroulait dimanche prochain.

http://www.leparisien.fr/election-presidentielle-2012/sondage-presidentielle-marine-le-pen-en-tete-au-premier-tour-05-03-2011-1344656.php

5 de março de 2011 às 13:42:00 WET  
Anonymous Vera said...

http://www.economist.com/blogs/schumpeter/2011/02/everything_will_burn_2

Não sei se têm acompanhado a história da demissão do directo da London School of Economics por ter aceite ajuda financeira do clã Khadafi.

A isso, acrescenta-se o facto de o filho do ditador se ter doutorado emm Ciência Política pela LSE em 2008, com uma tese sobre regimes liberais, exortação à sociedade civil, etc. No fundo, os valores liberais ocidentais que tanto parecia defender. Tretas.

Isto é só mais uma prova que o problema da imigração em Portugal não se deve à pobreza e/ou falta de escolaridade. São islâmicos. Ponto.
Venham lá defender este coitadinho, agora. Não se pode confiar, é a única lição que se tira daqui.

5 de março de 2011 às 17:38:00 WET  
Blogger Caturo said...

«http://www.presseurop.eu/pt/content/news-brief-cover/527541-direita-e-ecologistas-contra-extrema-direita »

Obrigado, camarada. Eu já estava a preparar esse artigo e se tivesse tido tempo ele tinha aqui aparecido ao princípio da tarde de hoje...

5 de março de 2011 às 19:41:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

aescoriabrasileira.blogs.sapo.pt

UM BLOG QUE PROCURA MOSTRAR DIA A DIA UMA NOVA FACE DO BRAZIL E DO TEU POVO ENCANTADOR.

5 de março de 2011 às 19:50:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Costa de Caparica
SEF detém estrangeiro procurado por homicídio

por LusaHoje

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) deteve na sexta-feira um cidadão estrangeiro de 26 anos procurado pelas autoridades do seu país pelo crime de homicídio, divulgou hoje o SEF em comunicado.

http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1799654&seccao=Sul

5 de março de 2011 às 19:51:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"UM BLOG QUE PROCURA MOSTRAR DIA A DIA UMA NOVA FACE DO BRAZIL E DO TEU POVO ENCANTADOR."


Esse blogue é claramente obra de um brasileiro...
O que eu ainda não percebi é se é de um brasileiro, provavelmente a viver em Portugal, que odeia o Brasil, ou se, (e aposto que é isto) é um brasileiro que se finge de português para dizer mal do Brasil para desse modo instigar (ainda mais) ao ódio merdileiro contra Portugal . Não seria nada de admirar pois já não é a primeira vez que vejo favelados a a fazer isto.

5 de março de 2011 às 22:07:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Você acertou em cheio, anónimo das 22:07. É o que esse novo blogue pretende fazer. Hospedando-se num provedor português e difamando o Brasil pretende que muitos brasileiros percam as estribeiras, e venham a dizer mal dos portugueses. E a causar altercações.

5 de março de 2011 às 23:35:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Wikileaks:

suspeito da Al-Qaeda vive em Portugal há oito anos
i Informação -

Um empresário sírio que vive em Portugal há oito anos e tem nacionalidade portuguesa é suspeito de ter ligações a Ibrahim Buisir, um líder da Al-Qaeda na Europa, classificado pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas, como um "colaborador próximo" ...

EUA investigaram cidadão português que terá ligações à Al-Qaeda SIC Notícias

EUA investigaram português de origem síria por ligações à Al-Qaeda Público.pt
Correio da Manhã - A Bola - Diário IOL - Diário Digital
todos os 13 artigos de notícias »


DEPORTAÇÃO.

6 de março de 2011 às 01:00:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"Esse blogue é claramente obra de um brasileiro...
O que eu ainda não percebi é se é de um brasileiro, provavelmente a viver em Portugal, que odeia o Brasil, ou se, (e aposto que é isto) é um brasileiro que se finge de português para dizer mal do Brasil para desse modo instigar (ainda mais) ao ódio merdileiro contra Portugal . Não seria nada de admirar pois já não é a primeira vez que vejo favelados a a fazer isto."

Realmente a autora do blog (sim, no perfil se diz do sexo feminino) também não me parece portuguesa. Pela escrita (e escreve mal por sinal) dá para perceber que é daqui Brasil mesmo. Não que tudo que diga seja mentira, mas realmente soa como um blog traiçoeiro aos portugueses, ainda mais se acaba sendo lido por ignorantes esterquistas.

6 de março de 2011 às 03:03:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Não alinho na teoria da conspiração dos comentários anteriores, apesar de considerar o povo zuca, O povito de alucinados, em alucinação, os zucas não ficam atrás de nenhum outro povo.

Mas mesmo que não passe de só mais um zuca, descreve bem aquele povito, pode ser seguido com atenção e interesse e, ser reconhecido como + 1 voz a ser escutada para melhor conhecer os «irmãos» de certos tugas.
Quanto a mim, o mais próximo que tiver de 1 associação àquele sitio, será, quanto muito, um ex-emigrante/ex-expatriado/ ex-veraneante, que conhece in loco aquele sitio, e que está consciente das consequências
para o descalabro que aguarda Portugal.

O sentimento anti-Portugal dos zucas não precisa de ser acicatado, e todas acções dos zucas vão precisamente no sentido contrário: impingirem-se como a 8ª maravilha do Mundo, uma lufada de ar fresco para Portugal, e se fracassarem em Portugal é culpa exclusivamente de Portugal e dos Portugueses que não tiveram capacidades para criar as
condições para que um povo alegre & maravilhoso & mui talentoso como é indubitavelmente o povo zuca prospere em Portugal, e, acima de tudo, desviar as atenções dos Portugueses das atitudes e dos comportamentos da comunidades zuca em Portugal.Isto é completamente o oposto do espírito e as intenções que os comentadores anteriores conjecturam.

Vide o caso do zuca-bastardo-complexado-ressabiado-rancoroso-tinhoso residente no Gladio, aka CAPSLOCK,
também ele não tece grandes elogios àquele sitio e não se coíbe de referir ao sentimento anti-Portugal, que ele designa por lusofobia, prevalecente naquele sitio. Não me parece que faça isto para acicatar os ódios dos brasileiros.

6 de março de 2011 às 16:17:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"O sentimento anti-Portugal dos zucas não precisa de ser acicatado"


Pois não, mas blogues como aquele dão-lhes uma desculpa para a existência do seu rancor anti-Portugal. Mas para dizer a verdade eles nem precisam que nós lhes demos desculpas para nos odiar porque eles inventam-nas.

6 de março de 2011 às 18:09:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home