quarta-feira, setembro 22, 2010

BLOGUEIRO CONDENADO À MORTE NO IRÃO

Considera-se no Irão a condenação à morte do blogueiro Hossein Derakhshan, acusando-o de «colaborar com Estados inimigos, criar propaganda contra o regime islâmico, insultar a santidade religiosa e criar propaganda para grupos anti-revolucionários», isto segundo a Global Voices, rede de blogues contra a censura.
Derakhshan está preso em Teerão, na prisão de Evin, desde há vinte e dois meses e o seu julgamento começou em Junho. Tem passaporte canadiano e foi detido quando retornava do Canadá, talvez, segundo alguns, devido às suas viagens a Israel. De qualquer modo, ganhou projecção mundial devido à sua actividade em prol da liberdade de expressão.
O caso de Derakhshan, cujo nick é «Hoder», não é único - existem nas cadeias iranianas vários blogueiros em risco de serem condenados à morte. Na mesma situação encontra-se a activista dos direitos humanos Shiva Nazar Ahari. Em Março de 2009, o blogueiro Omid Reza Mir Sayafi apareceu morto em estranhas circuntâncias numa prisão do país.

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

no fundo o unico lugar do mundo onde existe certa liberdade neural (e olha que ja foi muito maior até os anos 60, quando a ditadura do politicamente correcto se instalou por la..), são os eua..eles podem ter todos os defeitos, mas ao menos nisso superam de longe qualquer lugar do mundo..fora de lá o resto é mera ditadura e semi-ditaduras; ue, bostil e cia..até na australia queriam criminalizar o questionamento do holoconto e a refutabilidade cientifica na historiografia e nem é um país de quarto mundo, mas é uma republica de bananas colonia do zog..

23 de setembro de 2010 às 03:33:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

se a liberdade neural morrer nos eua, ela morre no resto do mundo..eles são a ultima chama que ainda resta disso..por isso que vos atacam tanto os muslos..

24 de setembro de 2010 às 05:11:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Mais um exemplo do que é a "religião da paz".

24 de setembro de 2010 às 19:55:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Anónimo disse...
Mais um exemplo do que é a "religião da paz".

24 de Setembro de 2010 19h55min00s WEST

e da neuro-liberdade tambem..lol

25 de setembro de 2010 às 04:13:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home