sexta-feira, fevereiro 12, 2010

PADRE CATÓLICO RECOLHE DINHEIRO DE CRISTÃOS PARA FINANCIAR A MAIOR MESQUITA NO MAIS PODEROSO PAÍS DA EUROPA OCIDENTAL

Sim, é um servidor típico do judeu morto a dar força ao alienígena precisamente num dos países europeus com maior poderio político e económico: nada menos do que o financiamento daquela que será a maior mesquita do País, uma coisa em grande - apoiar tão abertamente tal projecto é abrir a porta principal da fortaleza para acolher com doçura a invasão.

Agradecimentos à camarada Sílvia Santos por ter aqui trazido esta excepcionalmente esclarecedora notícia (texto a itálico), que poderá parecer surpreendente a muitos, mas que só confirma o que neste blogue se tem dito sobre o Cristianismo e a irmandade fundamental dos dois monoteísmos semitas universalistas:

Embora a votação sobre a proibição dos minaretes suíço tenha marcado um sinal de rejeição identitária, os eventos de solidariedade inter-religiosa tendem a proliferar na Europa.

Logo esta primeira frase, em jeito de introdução, é de uma importância crucial - evidencia que de um lado está o Povo, que por um motivo essencialmente identitário rejeita o Islão, e, do lado contrário, está a elite, neste caso, a elite religiosa, a saber, os clérigos, os cristãos mais verdadeira e coerentemente cristãos, que, em nome do seu amor universal ao Outro, especialmente se o Outro for igualmente abraâmico, pretendem por força abrir as portas da Europa aos muçulmanos.

Continuando a notícia...

Na Alemanha, dois homens de diferentes credos comprometeram-se a financiar a construção da maior mesquita do país. Diálogo inter-religioso que vai aos actos, muito além da troca de «wishful thinking». O padre católico Franz Meurer mora num bairro pobre de Colónia, que tem uma grande comunidade estrangeira, de maioria muçulmana. Recentemente, ele lançou da sua paróquia da freguesia uma colecta para a construção de uma mesquita, a maior da Alemanha, especialmente numa cidade famosa pela sua catedral. Navid Kermani também é um habitante de Colónia. Originalmente do Irão, este talentoso escritor foi recentemente galardoado com um prémio nacional pelos seus esforços de promover o diálogo inter-religioso. Durante a cerimónia, o escritor anunciou que vai doar ao padre Meurer a quantia de € 45 000.

Fraternidade abraâmica
(...) Dirigindo-se ao padre Meurer, Navid Kemani disse: "Não só a sua igreja católica é tolerante e aceita os muçulmanos que querem construir uma mesquita [...] mas encoraja os seus paroquianos a dar o seu dinheiro para que os homens de outra fé possam também praticar a sua religião." O júri quis premiar as pessoas que têm trabalhado para promover a "coexistência pacífica entre as três grandes religiões abraâmicas - Cristianismo, Judaísmo e Islão", disse o primeiro-ministro de Hesse, Roland Koch.
A iniciativa do Padre Meurer lembra que na Europa o evento de solidariedade inter-religiosa não é um fenómeno isolado. Através da voz dos seus funcionários, as religiões abraâmicas parecem apoiar-se mutuamente, unidas num objectivo: mostrar a presença da religião nas sociedades cada vez mais secularizadas. Em Outubro de 2008, a Igreja Anglicana apoiou oficialmente a criação de tribunais islâmicos no país. Pouco antes da votação da Suíça, as duas mais importantes organizações judaicas na Suíça manifestaram "forte" oposição à proibição de minaretes. Finalmente, Dom Michel Santier, bispo de Créteil, denunciou, a 1 de Fevereiro, a iniquidade do projecto-lei sobre a burqa, e alertou contra a adopção de decisões "que poderiam levar" à estigmatização dos crentes muçulmanos".

Os irmãos, em cooperante harmonia, todos de um lado - a Europa Livre, do outro. Nítido, óbvio, incontornável.

E é assim que alguns dos que se pretendem representantes e guardiões dos «valores europeus» estão na realidade a abrir as portas da Europa para deixar entrar os seus «parentes doutrinais», pois que na essência, estes alegados guardiões dos «valores europeus» são da mesma natureza alienígena que os alienígenas que agora chegam à Europa.


Torna-se pois evidente, mais uma vez, que a cristianização da Europa há mil e setecentos anos constituiu uma primeira brecha, que é agora aproveitada pela segunda grande vaga de imperialismo espiritual semita.

E, aos Europeus, só resta resistir - e cuidar para que o seu baluarte não tenha o mesmo destino que o dos seus antepassados de há mil e setecentos anos que, pelo tardio da sua reacção, e pela sua ingenuidade geral, não conseguiram travar nessa época a primeira onda espiritualmente invasora.


EUROPA, RESISTE

140 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Repare-se que o peditório não é para uma mesquita qualquer... é justamente para aquela que será a maior mesquita da Alemanha!!!

Esta merda é absolutamente indefensável, olhe-se por onde se olhe!!!

12 de fevereiro de 2010 às 15:51:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

MOMENTO DE COMÉDIA:
------------------

Sem querer interromper eventuais considerações sobre este post (que é bastante pertinente para a causa nacionalista), passei agora pelo blogue do infame ex-ariano e quase rebolei de tanto rir... é que o ex-ariano publicou um dos seus famigerados mapas étnicos e aparecem um anónimo galego, que comentou:

«subrealista total... Mais ilussons nom se pode ter... Nom tem pes nem cabeza o mapa»

Ou seja, nem mesmo os galegos concordam com os devaneios "racialistas" do ex-ariano!!! :)))

12 de fevereiro de 2010 às 16:02:00 WET  
Anonymous Stormfront Soldier said...

Hungary, also known as Magyarorszag, is a country which was first settled by mongoloid huns in the Vth century. The country proudly retains it's mongoloid heritage. Present day hungarians are a mix of huns,german, slavs and magyars( another mongoloid group ).
To conclude, the people also retain their asian heritage, such as small lenght, small penis, fustration, nomadism and so.The women look like a bunch of castrated mongolians with a bigger nose than a 90 year old rabbi who surgically enlarges his nose.This is ironic, however,since 80% of the hungarian men are pimps or small time hustlers. Probably the pimps are filming themselfs on hot horse-mongolian intercourse, for fat americans who are willing to pay to see that.Guess that's a better view than a hungarian woman
The language (magyar nyelv) is one of the ugliest ever, so ugly that you can't stand it. You would rather try to learn japanese or convert to judaism and choke on a pork sandwich
The food tastes like Enver Hoxha, you would eat authentic feces from a Mcdonalds toilet, if given a choice.Why?Because the national dish, goulash, is garlic soup with pork...
Hungarians, Magyars, or Jew looking mongoloids, are a plague in Europe.ALL their neighbours hate them.Even the austrians. A bunch of racemixed mongolian fino-ugric looking useless midgets.

NUKE HUNGARY!!!

12 de fevereiro de 2010 às 16:10:00 WET  
Blogger Thor said...

mas não fui eu que diz o dito mapa, atrasado mental...
nem isso compreendes?

12 de fevereiro de 2010 às 16:17:00 WET  
Blogger Thor said...

estes gajos vivem do que se passa no blogue dos outros.
será que fazem tanta festa quando vêm aqui outros gajos gozar-vos a cara, e dizer que vocês são todos malucos?

12 de fevereiro de 2010 às 16:24:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Depois de estar desde as 8h30 da manhã a dar a Batalha de Termópilas, isto cai-me mal. Muito mal.

12 de fevereiro de 2010 às 16:28:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Já que o Thor gosta tanto de mapas, ele que veja o quinto mapa desta página e repare bem como está classificada etnicamente a Galiza:


http://www.eupedia.com/europe/maps_of_europe.shtml#ethnicities



Pergunta o roto ao nu: porque não te vestes tu?

12 de fevereiro de 2010 às 16:34:00 WET  
Blogger Thor said...

mas, pronto, o Caturo nem me deixa responder, alegando "falta de tempo".
falta de tempo essa que não o impede de publicar os outros comentários todos.

12 de fevereiro de 2010 às 16:44:00 WET  
Blogger Caturo said...

Pois não tenho tempo não, porque antes de aprovar cada comentário, aproveito para o ler. E os teus comentários ficam simplesmente em stand-by, doravante de semana a semana. Estes teus três comentários que agora aprovei foram uma excepção, e não aparecerá mais nenhum até à próxima semana.

12 de fevereiro de 2010 às 16:50:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

«mas não fui eu que diz o dito mapa, atrasado mental...
nem isso compreendes?»

Mas onde é que eu disse que tinhas sido tu a fazer o mapa, abécula galinácea?

12 de fevereiro de 2010 às 16:52:00 WET  
Blogger Thor said...

foda-se, estes gajos pensam e agem mesmo como mouros.
depois admiram-se de serem conotados com eles.
riem-se de coisas que nem percebem, andam a fazer copy-past de coisas para meter aqui.
acham imensa graça que um gajo qualquer tenha dito que o mapa é disparatado...como se fosse uma coisa anormal.
são mesmo mouros, fanáticos. fingem que nem percebem as coisas.

depois dizem que não gostam das mesmas discussões, mas são sempre eles a começá-las, mesmo em tópicos que não têm nada a ver!
foda-se são mesmo talibans, mouros, ayatollahs, fervorosos. vivem numa realidade alternativa. gozam com aquilo que nem compreendem.

enfim, mouros.

12 de fevereiro de 2010 às 16:53:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

«Depois de estar desde as 8h30 da manhã a dar a Batalha de Termópilas, isto cai-me mal. Muito mal.»

Pois, lá se foi a inspiração!...

12 de fevereiro de 2010 às 16:53:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

«Já que o Thor gosta tanto de mapas, ele que veja o quinto mapa desta página e repare bem como está classificada etnicamente a Galiza:»

HAHAHHAHHAHAAHHAAHHAHAHAHAHAHAH!!!

12 de fevereiro de 2010 às 16:54:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

«estes gajos vivem do que se passa no blogue dos outros.»

O episódio narrado é caricato e reveste-se de uma importância particular: comprova que nem mesmo os galegos (pelo menos, alguns galegos) acreditam nas tuas tretas.

«será que fazem tanta festa quando vêm aqui outros gajos gozar-vos a cara, e dizer que vocês são todos malucos?»

Claro, porque quase sempre esses antifas são aniquilados e, quando não são, é porque a matéria em discussão é altamente subjectiva e/ou carece de validação ou consenso científico.

12 de fevereiro de 2010 às 16:57:00 WET  
Blogger Thor said...

"Mas onde é que eu disse que tinhas sido tu a fazer o mapa, abécula galinácea?"


aqui, atrasado mental:

"Ou seja, nem mesmo os galegos concordam com os devaneios "racialistas" do ex-ariano!!! :)))"


devaneios do ex-ariano, não é do zé da esquina ou do homenzinho de Marte. foi o que escreveste...

além do facto de o mapa não ser nenhum "devaneio" mas isso é demais para a tua estupidez entender.

12 de fevereiro de 2010 às 17:00:00 WET  
Blogger Caturo said...

«Mas onde é que eu disse que tinhas sido tu a fazer o mapa, abécula galinácea?»

Sente-se automaticamente posto em causa só porque se considera idiota um mapa que ele resolveu apresentar, é por demais ridículo.

Agora o mapa que apresentou é pouco credível, tem todo o aspecto de ser elaborado por algum galaicista fanático que agarrou num mapa da época dos Suevos e limitou-se a alterar-lhe os nomes, atribuindo a essas divisões políticas um significado étnico actual no século XXI...

No que diz respeito ao mapa aqui trazido pelo anónimo, é curioso - talvez a parte «eastern» da Galiza tenha a ver com a maior quantidade de E3B, não sei.

12 de fevereiro de 2010 às 17:02:00 WET  
Blogger Thor said...

nesse mapa, a Galiza é considerada Celta.
o Norte do Tejo é considerado Celtibero e o Sul do Tejo é considerado "andaluz".

e então???

12 de fevereiro de 2010 às 17:04:00 WET  
Blogger Caturo said...

«Depois de estar desde as 8h30 da manhã a dar a Batalha de Termópilas, isto cai-me mal. Muito mal.»

Pois... de um passado belo para um presente feio...

Ou, por outra - de um passado glorioso já feito, para um presente cuja glória se apresenta por fazer. Tal como outrora os Espartanos se viram perante um inimigo colossal e aparentemente invencível, também nós nos deparamos com uma ameaça de dimensão similar - sobretudo porque desta vez temos cá traidores dentro, e colocados na chefia, aberração impensável há dois mil e quatrocentos anos. Enfim, se ganharmos a nossa glória será imorredoura - se perdermos, também, ainda que trágica...

Se não lutarmos é que não teremos glória nenhuma.

12 de fevereiro de 2010 às 17:05:00 WET  
Blogger Thor said...

"comprova que nem mesmo os galegos (pelo menos, alguns galegos) acreditam nas tuas tretas."


não são "as minhas tretas", pois eu não fiz aquele mapa.
e claro que há galegos que não concordam, o que tem isso de extraordinário?
no Mundo Real há imensa variedade de opiniões e de pensamentos.

vocês é que vivem na vossa realidade alternativa moura/taliban do "pensamento único".

12 de fevereiro de 2010 às 17:09:00 WET  
Blogger Thor said...

o "Near Eastern" da Galiza junto com o "Celtic" tem graça...essa já merece muita credibilidade.
o Celto-Suevo é delirio total. o Médio Oriente, isso sim, já é real.

um dos mapas foi feito por um galeguista fanático. o outro já foi feito por um...realista.

haja paciência.

12 de fevereiro de 2010 às 17:12:00 WET  
Blogger Thor said...

aliás, se percebi bem a legenda, o tal "Near Eastern" aplica-se mas é ao Sul de Espanha e Sul de Portugal.

porque, caso contrário, se se aplicasse à Galiza, também se tinha que aplicar a largas partes da França e da Itália (no Norte) o que é disparatado.

portanto a legenda diz que o "rôxo" é Celtic e/ou "Near-Eastern", mas o Near Eastern deve ser é o Sul de Espanha e Portugal que têm a mesma côr.

12 de fevereiro de 2010 às 17:14:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"
o mapa pode ter vários erros, mas não será um pouco exagerado dizer que não tem pés nem cabeça?

e não fui eu que fiz o mapa..."

Nunca cheguei a ver o filme 300. Hoje na aula lá vimos umas partes, acho que o Meo tem por lá o filme para alugar por 24h. Aproveitar o fim-de-semana prolongado para ver se vejo.

"mas não fui eu que diz o dito mapa, atrasado mental...
nem isso compreendes?"

Digo aqui o que fui há pouco dizer no teu blog:

Não é nem o primeiro nem o segundo mapa com erros que metes lá. Curiosamente só metes os erros que te convêm. E não foste tu que os fizeste mas és tu que os patrocinas como verdadeiros/correctos ao metê-los no teu blog. Se aqueles mapas classificassem a Galiza com erros que não te agradavam, ou Portugal igual de norte a sul, de certeza que não os metias lá. Depois admiras-te quando algumas anónimos te "insultam". E aí também já não tens paciência para lhes dar o direito a resposta.

12 de fevereiro de 2010 às 17:18:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"estes gajos vivem do que se passa no blogue dos outros."

Isso vindo de quem fala tanto do Gladius e do Caturo no seu próprio blog...


"será que fazem tanta festa quando vêm aqui outros gajos gozar-vos a cara, e dizer que vocês são todos malucos?"

Deixa os vir, não se vão embora sem resposta de certeza. Isso é que importa. Se não se tivesse resposta é que era mau sinal.

12 de fevereiro de 2010 às 17:20:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Segundo pesquisadores, na maior parte das vezes o martírio de cristãos era provocado pelos próprios. Os cristãos propositadamente buscavam tal destino. A perseguição por parte do Império Romano foi bem menor do que nos contam:

You see, Christians like nothing better than to play the martyr. For example, historians now recognize that the so-called "persecution" of Christians in the Pagan Roman Empire was in large part intentionally provoked by Christian fanatics who longed for martyrdom. These fanatics committed acts of criminal violence directed at Pagan holy places and even at individual Pagans including priests, priestesses and even government officials. One of the world's leading scholars of the phenomenon of Christian "martyrdom", G.E.M. de Ste Croix devoted a whole chapter to what he calls Voluntary Martyrdom in his 2006 book Christian Persecution, Martyrdom, and Orthodoxy, in which he wrote that "voluntary martyrdom"

was a great deal more common among the orthodox than the Christian apologists have cared to admit. In all probability quite a substantial proportion of the 'noble army of martyrs' of the first three centuries consisted of volunteers .... It is impossible to doubt that the prevalence of voluntary martyrdom was a factor which both contributed towards the outbreak of persecution and tended to intensify it when it was already in progress.
[p. 153]


http://egregores.blogspot.com/2009/08/lies-damned-lies-and-persecution-of.html

12 de fevereiro de 2010 às 17:21:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

«No que diz respeito ao mapa aqui trazido pelo anónimo, é curioso - talvez a parte «eastern» da Galiza tenha a ver com a maior quantidade de E3B, não sei.»

Curiosamente, o artigo apenas refere haplogrupos Y-ADN. Repare-se na coluna E1b1b na tabela que resume as etnias por haplogrupo, apresentando para a Galiza o dobro da percentagem correspondente para Portugal (http://www.eupedia.com/europe/european_y-dna_haplogroups.shtml). É no entanto provável que mais alguma informação tenha sido utilizada.

«Se não lutarmos é que não teremos glória nenhuma.»

Exacto, quem não vai à luta nunca poderá vencer.

12 de fevereiro de 2010 às 17:23:00 WET  
Blogger Thor said...

"Isso vindo de quem fala tanto do Gladius e do Caturo no seu próprio blog..."


por acaso nunca falo. excepto quando o Caps Lock falava nisso. só aí.
mas sem ser nessa situação, eu nunca falo deste blogue no meu.

mas eu não me desculpo com o Caps Lock. admito que, mesmo assim, nunca devia ter falado do Gladio no meu blog.

12 de fevereiro de 2010 às 17:27:00 WET  
Blogger Thor said...

"Não é nem o primeiro nem o segundo mapa com erros que metes lá. Curiosamente só metes os erros que te convêm. E não foste tu que os fizeste mas és tu que os patrocinas como verdadeiros/correctos ao metê-los no teu blog."


já te respondi a isso no meu blogue. não vamos falar aqui...

12 de fevereiro de 2010 às 17:28:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

«(...)For example, historians now recognize that the so-called "persecution" of Christians in the Pagan Roman Empire was in large part intentionally provoked by Christian fanatics who longed for martyrdom.»

Um fenómeno em tudo semelhante ao paradigma psicológico dos terroristas islâmicos: os mártires ocupam os lugares mais elevados do paraíso. É por isso que nada é melhor do que morrer como um mártir.

12 de fevereiro de 2010 às 17:29:00 WET  
Blogger Thor said...

"Se aqueles mapas classificassem a Galiza com erros que não te agradavam, ou Portugal igual de norte a sul, de certeza que não os metias lá."

mas o mapa que eu coloquei nem sequer tem erros de grande monta, pelo menos, na parte da Galiza e Norte de Portugal.
se falas assim, então é porque quem "não gostou" do mapa fostes tu.
tu lá sabes porquê...

12 de fevereiro de 2010 às 17:30:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"Repare-se na coluna E1b1b na tabela que resume as etnias por haplogrupo, apresentando para a Galiza o dobro da percentagem correspondente para Portugal "

Exacto, exactamente o dobro.

E depois nós é que somos mouros.

12 de fevereiro de 2010 às 17:36:00 WET  
Blogger Thor said...

e, além do mais, Vera, neste mapa nem se vêm grandes diferenças no território português e eu coloquei-o no meu blogue:

http://4.bp.blogspot.com/
_G7Wra71mbBk/S0Fy1kP6K-I/AAAAAAAAAEw/Sd9Dcu3_ClE/s1600/Passing_of_the_Great_Race_-_Map_4%5B1%5D.jpg


portanto, esse argumento de que só coloco o que quero, não serve. temos pena.

12 de fevereiro de 2010 às 17:40:00 WET  
Blogger Caturo said...

«http://egregores.blogspot.com/2009/08/lies-damned-lies-and-persecution-of.html»

Bom site, obrigado, já o tinha visto e já o tenho engatilhado, encontrei-o no outro link que enviaste sobre a aliança entre comunistas e hindus na Índia...

Louis Rougier, na sua magistral obra «O Conflito Entre o Cristianismo e o Mundo Clássico», também aflorou essa vontade cristã de arranjar sarilhos para depois se fazer de vítima, criar agitação social e revolta nas classes baixas e ao mesmo tempo salvar a alma...

12 de fevereiro de 2010 às 17:43:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

hehe leio o post de que os muçulmanos nao aceitam igrejas no seu territorio e agora leio isto e hehe enfim... que bananas mas que grandes bananas
os outros nao deixam construir igrejas e estes morcoes ainda pedem e dao dinheiro para construir mesquitas.
enfim, é mesmo ridiculo.

seria como se o Armindo desse porrada ao Freitas e este depois ainda ia pedir luvas de boxe para ajudar o querido Armindo
haja paciencia para tanta bananice por parte dos europeus. multiracialismo, fazes milagres.

12 de fevereiro de 2010 às 19:55:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"Hungary, also known as Magyarorszag, is a country which was first settled by mongoloid huns in the Vth century. The country proudly retains it's mongoloid heritage. Present day hungarians are a mix of huns,german, slavs and magyars( another mongoloid group ).
To conclude, the people also retain their asian heritage, such as small lenght, small penis, fustration, nomadism and so.The women look like a bunch of castrated mongolians with a bigger nose than a 90 year old rabbi who surgically enlarges his nose.This is ironic, however,since 80% of the hungarian men are pimps or small time hustlers. Probably the pimps are filming themselfs on hot horse-mongolian intercourse, for fat americans who are willing to pay to see that.Guess that's a better view than a hungarian woman
The language (magyar nyelv) is one of the ugliest ever, so ugly that you can't stand it. You would rather try to learn japanese or convert to judaism and choke on a pork sandwich
The food tastes like Enver Hoxha, you would eat authentic feces from a Mcdonalds toilet, if given a choice.Why?Because the national dish, goulash, is garlic soup with pork...
Hungarians, Magyars, or Jew looking mongoloids, are a plague in Europe.ALL their neighbours hate them.Even the austrians. A bunch of racemixed mongolian fino-ugric looking useless midgets.

NUKE HUNGARY!!!"


Stupid racist pig!

13 de fevereiro de 2010 às 19:06:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Eu já ouvi dizer que a mulheres húngaras até eram as melhores da Europa... :p

13 de fevereiro de 2010 às 21:07:00 WET  
Blogger Caturo said...

«o "Near Eastern" da Galiza junto com o "Celtic" tem graça...essa já merece muita credibilidade.
o Celto-Suevo é delirio total. o Médio Oriente, isso sim, já é real.»

Pois - agora a maior parte de França, que recebeu muito mais influência germânica do que Portugal, era «galo-romana», e a Galiza, que recebeu muito menos, era «suevo-galaica», ou seja, nem romano- era, ehhehehehh...

E depois é isto que quer armar em realista. :)


«aliás, se percebi bem a legenda, o tal "Near Eastern" aplica-se mas é ao Sul de Espanha e Sul de Portugal.»

E à Galiza também. Que chatice...


«porque, caso contrário, se se aplicasse à Galiza, também se tinha que aplicar a largas partes da França e da Itália (no Norte) o que é disparatado.»

Não, não é disparatado, trata-se de movimentos com origem na pré-história. Ou será que agora o E3B já não é mesmo nada mediterrânico e, como disse o --, falta pouco para ser celta? Ehehehehehehh...

O roxo não existe em parte alguma do mundo céltico insular, mas apenas em áreas celtizadas do continente. Portanto, não se trata do Celta «só celta».

18 de fevereiro de 2010 às 15:50:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"nesse mapa, a Galiza é considerada Celta.
o Norte do Tejo é considerado Celtibero e o Sul do Tejo é considerado "andaluz""

Não, a Galiza não é considerada celta. Só mesmo uma pessoa do mais desonesto possível é que é capaz de num mapa onde se vê do espaço a mancha roxa que ocupa a maior parte da Galiza, dizer, ignorando essa mancha, que a Galiza é somente celta.
Eu até ia já perguntar se tu não tens olhos funcionais na cara, mas depois apercebi-me que é óbvio que tens, caso contrário não poderias seleccionar cuidadosamente os mapas que te convém para pores no teu blogue...

E depois nós é que somos mouros ou talibans fanáticos.
Isto realmente há com cada um.

18 de fevereiro de 2010 às 16:08:00 WET  
Blogger Thor said...

mas se a Galiza é "próximo oriente" (que nem é o mesmo que médio-oriente, diga-se) então o Sul de Portugal e o Sul de Espanha também o são.
além de uma grande parte da França e do Norte da Itália.

é, no minimo, estranho.

18 de fevereiro de 2010 às 17:12:00 WET  
Blogger Thor said...

quanto à critica do Caturo que goza com o facto de naquele mapa a Galiza ser (parcialmente atenção) germânica, mas a França já não...bem, nesse mapa, o Norte e o Leste da França são germânicos (francos aliás)

só acho estranho a Normandia não ser germânica nesse mapa, mas pronto...
eu não disse que não havia erros nesse mapa.

agora, a classificação étnica da Galiza não é um deles.

18 de fevereiro de 2010 às 17:15:00 WET  
Blogger Thor said...

objectivamente a legenda diz "Celtic & Near Eastern".

sim, só mesmo um taliban é que ia buscar um mapa desses para dizer que a Galiza é isto ou aquilo, pensando que isso não se aplicava ao Sul de Portugal.
se isto não é fanatismo, não sei o que é.

e, sim, podia-se dar o caso de algumas zonas assinaladas a roxo serem só celtas e outras serem só "near-eastern"...daí o Celtic e/OU near-eastern.

18 de fevereiro de 2010 às 17:19:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"mas se a Galiza é "próximo oriente" (que nem é o mesmo que médio-oriente, diga-se) então o Sul de Portugal e o Sul de Espanha também o são.
além de uma grande parte da França e do Norte da Itália.

é, no minimo, estranho"


Vê a tabela com as percentagens dos diferentes haplogrupos do cromossoma Y na Europa ( tabela essa em cujo mapa é baseado, como lá mesmo diz) e deixa logo de ser estranho.

18 de fevereiro de 2010 às 17:31:00 WET  
Blogger Thor said...

lamento, mas essa tabelinha não tem grande credibilidade, pois basicamente qualquer um mete lá o que quer.

basta ver que ainda há poucos dias houve um "update" em que alteraram dados de vários países (na maioria do médio oriente) e um desses países-regiões era...a Galiza.

ou seja, isso é volátil como tudo e não merece o minimo de credibilidade.

é até bem pior do que a wikipedia.

18 de fevereiro de 2010 às 17:50:00 WET  
Blogger Caturo said...

O ex-ariano pensa que estas tabelas são como o blogue dele, é mesmo esta a noção que ele tem de Ciência, ehehehehh... e, para o justificar, ou desculpar disfarçadamente a sua mediocridade desonesta, justifica-se com uma correcção recente, que ele acha que se fez porque apeteceu...

18 de fevereiro de 2010 às 18:10:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Oh Thor, não percebi nada daquele estudo que o teu admirador coloca lá no SF todo pimpão, então dizem que em Espanha a maior influência moura está na Galiza e Cantábria? Tens que informar a malta que não pode ser, aquilo foram só amostras!

18 de fevereiro de 2010 às 18:15:00 WET  
Blogger Caturo said...

«quanto à critica do Caturo que goza com o facto de naquele mapa a Galiza ser (parcialmente atenção) germânica, mas a França já não...bem, nesse mapa, o Norte e o Leste da França são germânicos (francos aliás)»

Pois, mas toda a França foi dominada pelos Germânicos.



«só acho estranho a Normandia não ser germânica nesse mapa, mas pronto...»

Não é nada estranho - é que na altura em que o reino Suevo existia, a Normandia ainda não tinha sido invadida e dominada pelos Viquingues. Ou seja, esse mapa é mesmo uma aldrabice: na sua origem, é apenas um mapa político de uma determinada época, que um gajo qualquer resolveu considerar «étnico», porque dava-lhe jeito que a História tivesse parado aí.


«a classificação étnica da Galiza não é um deles.»

É e de que maneira. A Galiza tem muito mais de romano do que de suevo.



«objectivamente a legenda diz "Celtic & Near Eastern".

sim, só mesmo um taliban é que ia buscar um mapa desses para dizer que a Galiza é isto ou aquilo, pensando que isso não se aplicava ao Sul de Portugal.»

Só mesmo um talibã, mas dos burros, é que dizia que alguém pensou que isto não se aplicava ao sul de Portugal. Ninguém disse isso. Agora, que pelos vistos se aplica a Galiza, é espinho bem enterrado na goela de certos autistas. :)


«podia-se dar o caso de algumas zonas assinaladas a roxo serem só celtas e outras serem só "near-eastern"...daí o Celtic e/OU near-eastern.»

Não, não pode. A área exclusivamente celta está assinalada a vermelho. Por alguma razão introduziram o roxo e chamaram-lhe PARCIALMENTE celta.

18 de fevereiro de 2010 às 18:19:00 WET  
Blogger Caturo said...

Seria evidentemente muito mais simples estender a cor vermelha a todo o noroeste ibérico. Mas não o fizeram - isolaram, em particular, a Galiza.

18 de fevereiro de 2010 às 18:19:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Mas qual qualquer um!
Se a tabela foi alterada foi porque novos dados surgiram, até porque no forum eles mesmos disseram que os valores podem vir a ser alterados à medida que novos estudos e dados surgem, o que é muito normal nisto da genética.

E claro, muito típico de alguém profundamente desonesto tentar descredibilizar uma fonte que diz algo que não lhe convém inventando uma falsa falta de credibilidade. Sim, porque dizer que o Eupedia, que é provavelmente o melhor site sobre genética que anda aí, é pior que a Wikipédia, para assim poder dormir melhor, é só de alguém com falta de carácter.

Mas a verdade -e doa-te ela o que doer- é que a vossa (tua e de mais outros fanáticos) super Galiza celto-germânico-nórdica é um dos locais da península com maior concentração de haplogrupos africanos, haplogrupos próximo-orientais, e até já ouvi dizer que é o único local da península com uma concentração significativa de
J1!
Mas claro, isso não é verdade porque há muitos mapas- alguns mais velhos que a Sé de Braga- a dizer que tu estás certo e esses é que são os bons e verdadeiros, e as provas em contrário - de estudos genéticos recentes e mapas realistas elaborados com base nesses estudos, ao contrário daquela múmia das SS que tens lá no teu bogue- não têm credibilidade, são piores que a Wikipédia, etc..

E para terminar queria dizer que é de uma hipocrisia que se torna ridícula, porque já passou para lá de vergonhosa, chamar áqueles que defendem os portugueses do "sul" dos ataques de fanáticos como tu, de "portuguesistas talibans", "patriotas bacocos", quando tu, descaradamente, fazes rigorosamente a mesma coisa com os teus adorados galaicos raça pura.
Um português que quer ignorar à força a presença de linhagens norte-africana no Sul do país e se sente ofendido com os ataques a essas pessoas do Sul é um "portuguesista fanático", um que quer ignorar à força toda as altas percentagens de linhagens "sarracenas" na Galiza porque não quer abdicar da ideia de que esses supostos soberbos galaicos são o último grito em termos de povos ibéricos e defende, para perservar essa "nobre estirpe", um separatismo imbecil, é um "racialista preocupado", e quem discorda dele é extremista que só se interessa pelas fronteiras e pela bandeira.

Enfim, não vale a pena.

18 de fevereiro de 2010 às 18:56:00 WET  
Blogger Thor said...

"Não é nada estranho - é que na altura em que o reino Suevo existia, a Normandia ainda não tinha sido invadida e dominada pelos Viquingues. Ou seja, esse mapa é mesmo uma aldrabice"


mas quem é que te disse que o dito mapa é do tempo do Reino Suevo?? :S

18 de fevereiro de 2010 às 18:59:00 WET  
Blogger Thor said...

"Mas a verdade -e doa-te ela o que doer- é que a vossa (tua e de mais outros fanáticos) super Galiza celto-germânico-nórdica"


falso. não se disse que a Galiza é nórdica.
e germânica só o é, muito parcialmente.
daí a Galiza não ser Sueva, nem Suevo-céltica, mas sim CELTO-sueva (sueva num plano subalterno)


eu não disse que a Eupedia era pior do que a wikipedia, até porque o mapa que está no meu blogue é precisamente tirado do Eupedia, seu atrasado mental!

o que eu disse é que essa tabela que lá aparece não tem credibilidade nenhuma.

ora, porque é que essa versão do Eupedia é que é boa, e a antiga que eu tirei é que é má???
não respondas, eu sei a resposta...

18 de fevereiro de 2010 às 19:04:00 WET  
Blogger Caturo said...

«mas quem é que te disse que o dito mapa é do tempo do Reino Suevo??»

Fui eu que «adivinhei».

18 de fevereiro de 2010 às 19:06:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"ora, porque é que essa versão do Eupedia é que é boa, e a antiga que eu tirei é que é má???
não respondas, eu sei a resposta"

E eu alguma vez disse que o mapa da Eupedia que tu tens no teu blogue era uma versão "má", seu atrasado mental?

18 de fevereiro de 2010 às 19:09:00 WET  
Blogger Thor said...

"E para terminar queria dizer que é de uma hipocrisia que se torna ridícula, porque já passou para lá de vergonhosa, chamar áqueles que defendem os portugueses do "sul" dos ataques de fanáticos como tu, de "portuguesistas talibans", "patriotas bacocos","

claro que chamo de talibans e patriotas bacocos, porque só talibans e patriotas bacocos é que encaram o que eu digo, como um "ataque aos portugueses do Sul, do qual temos que nos defender".





"quando tu, descaradamente, fazes rigorosamente a mesma coisa com os teus adorados galaicos raça pura."

"galaicos raça pura"???
não sei quem terá dito isso. mas isso é que é um argumento antifa.
quando ficam sem argumentos, começam a falar em "raça pura" e a dizer que queremos uma "raça pura".

vocês são iguaizinhos a eles, e até imitam e copiam os mesmos argumentos iguaizinhos. dizem que queremos "raça pura", que somos muito maus, muito nazis, etc, etc





"Um português que quer ignorar à força a presença de linhagens norte-africana no Sul do país e se sente ofendido com os ataques a essas pessoas do Sul é um "portuguesista fanático""

sim, alguém que ignora a realidade é portuguesista fanático.
e alguém que encara isso como "ataques" e "ofensa" é muito mais ainda.





", um que quer ignorar à força toda as altas percentagens de linhagens "sarracenas" na Galiza porque não quer abdicar da ideia"

mas na Galiza porquê? porque não no Norte de Portugal?
porque dá jeito, por a Galiza já ser em Espanha e ser estrangeiro???

tu e outros é que só seleccionam 1 estudo entre dezenas deles que dizem o contrário, só porque dá jeito.



"porque não quer abdicar da ideia de que esses supostos soberbos galaicos são o último grito em termos de povos ibéricos"

não sei quem terá dito isso...

18 de fevereiro de 2010 às 19:10:00 WET  
Blogger Thor said...

"Fui eu que «adivinhei»."

sonhaste com isso, queres tu dizer...

18 de fevereiro de 2010 às 19:10:00 WET  
Blogger Caturo said...

Não. Simplesmente topei as evidências, que só por estupidez ou ignorância se podem olvidar.

18 de fevereiro de 2010 às 19:16:00 WET  
Blogger Thor said...

querem fazer crer baseados num estudo qualquer entre vários, que isto da influência extra-europeia foi igual em todo o lado, ou até pior na Galiza.
bate mesmo certo. olhamos para os galegos, pensamos que estamos a olhar para àrabes.

quem é que tem proximidade com Àfrica e com o Mundo mediterrânico?
é o Sul da Ibéria?
naaahhh
é mas é a Galiza. daí a influência ser muito maior na Galiza...e ignoram-se 5, 6, 10, 20 estudos...os que forem precisos, para apenas seleccionar aquele que diz o correcto e que "salva" os ibéricos do Sul, nem que seja à custa da Galiza (mas não faz mal, dizemos que Galiza é espanha e já é estrangeiro) e depois andamos a repetir 10, 100, 1000 vezes que a Galiza é norte-africana, e é moura e é isto, (porque saiu assim no estudo XPTO, 1 em 20) repetimos muitas vezes até começar a parecer que é verdade

18 de fevereiro de 2010 às 19:16:00 WET  
Blogger Thor said...

"Não. Simplesmente topei as evidências,"

onde é que está escrito em algum lado que o mapa é do tempo medieval do Reino Suevo?????

18 de fevereiro de 2010 às 19:18:00 WET  
Blogger Thor said...

e nem é só seleccionarem 1 estudo ou outro.
como se isso não bastasse, também são muito selectivos nas partes do estudo que merecem credibilidade ou não merecem...porque mesmo nessa "tabela" da Eupedia, tinhamos muito que falar.

18 de fevereiro de 2010 às 19:20:00 WET  
Blogger Caturo said...

O facto de estar lá uma fronteira «galaico-sueva» que por acaso coincide com o reino suevo, é «só» um indiciozito...

18 de fevereiro de 2010 às 19:20:00 WET  
Blogger Caturo said...

« mas é a Galiza. daí a influência ser muito maior na Galiza...e ignoram-se 5, 6, 10, 20 estudos...os que forem precisos, para apenas seleccionar aquele que diz o correcto»

Mais uma vez, mentiras, auto-vitismos, canções do coitadinho, para fugir ao assunto, para desconversar. É por isso que as conversas com este coiso se tornam tão estupidamente chatas e é por isso que o gajo agora só fala à quinta, que é quando tenho tempo de lhe responder.

18 de fevereiro de 2010 às 19:22:00 WET  
Blogger Thor said...

"O facto de estar lá uma fronteira «galaico-sueva» que por acaso coincide com o reino suevo"

por acaso nem coincide com o Reino que esse Reino chegava até quase ao Tejo...
no mapa só vai até ao Douro e nesse mesmo mapa, nem sequer apanha a parte oriental de Trás-os-Montes.
o mapa não é medieval, não sei onde foste buscar isso.




", é «só» um indiciozito..."

indiciozito errado.
além de que eu pensei que fosses tu que gostavas de provas concretas e não de "indicios", "impressões".

18 de fevereiro de 2010 às 19:24:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

É que esses 10,20,30 estudos anteriores usavam só amostras, este usa mesmo ADN!

Mais a sério, alguém se lembra de algum estudo que o Ariano tenha gostada? Ainda se lembram daquele thread das amostras, onde nenhum estudo vale porque "não testaram 100% da população"? É daqueles que devia estar no best-of, para ninguém ter dúvidas da credibilidade do ex-ariano quando fala em "estudos", logo ele que não lê nenhum e nega praticamente todos!

Ahhhh, esperem, há um estufdo que vale, é um mapa com umas setinhas, vindas de um estudo que ele nunca soube dizer bem qual é, de uma imagem que deve ter retirado de outro blog qualquer! E o outro baseado em haplogrupos, mas que o ex-ariano insistia não ser baseado em haplogrupos, acho que isso está naquele thread. Estou a precisar de me rir, vou ver se descubro aquilo!

18 de fevereiro de 2010 às 19:29:00 WET  
Blogger Caturo said...

Que curioso... o Norte de Portugal tem mais G2A, elemento asiático eventualmente trazido pelos Romanos (os tais que influenciaram muito o Centro e Sul de Portugal, pois é, o sujo sangue romano...), do que o resto do País:

http://www.eupedia.com/europe/origins_haplogroups_europe.shtml

E se calhar também pode ter sido trazido pelos malandros dos Alanos, que alegadamente poluíam a Lusitânia e tal... ;)

18 de fevereiro de 2010 às 19:31:00 WET  
Blogger Thor said...

"Ahhhh, esperem, há um estufdo que vale, é um mapa com umas setinhas, vindas de um estudo que ele nunca soube dizer bem qual é, de uma imagem que deve ter retirado de outro blog qualquer!"


lol andas a aprender com o Goebbels, mas não. não é por repetires uma mentira muitas vezes que esta passa a ser verdade.

o estudo sabes bem qual é, eu também sei e disse qual era (e tu fizeste-te de esquecido)

o gráfico também sei onde ele se encontra (aparece, por exemplo, numa obra que todos deviam ler e eu também)

e isso de usar o argumento de que o mapa tem setinhas e que fui eu ou alguém que as pôs lá, para "invalidar" o que lá diz, é piada. só pode ser isso.

18 de fevereiro de 2010 às 19:37:00 WET  
Blogger Thor said...

uma pergunta:
se a Galiza é tudo isso que dizem, norte-africana, médio-oriental (anedota), etc, etc...porque é que a querem anexar ????

18 de fevereiro de 2010 às 19:38:00 WET  
Blogger Caturo said...

Quanto à época do mapa:

http://gl.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Galiciamaptimes.gif

Ver data de 666.

18 de fevereiro de 2010 às 19:40:00 WET  
Blogger Thor said...

esse G2a também existe muito na Europa Central. e não sei onde é que diz que é "asiático".

mas já nada me espanta. daqui a pouco também estão a dizer que os galegos e os nortenhos são semi-mongóis????

já agora, negróides, não??

18 de fevereiro de 2010 às 19:40:00 WET  
Blogger Caturo said...

", é «só» um indiciozito..."

«indiciozito errado»

Não, um indiciozito certo, como se vê.

18 de fevereiro de 2010 às 19:41:00 WET  
Blogger Caturo said...

«se a Galiza é tudo isso que dizem, norte-africana, médio-oriental»

Outra mentira, para desconversar. O teu tempo de antena acaba às oito...

18 de fevereiro de 2010 às 19:43:00 WET  
Blogger Thor said...

época do mapa?
e isso prova o quê?? LOLOOL

para já, se isso fosse assim, então o mapa étnico da Eupedia apanhava o leste transmontano, mas não apanha.


depois, era preciso provar que o mapa da Eupedia se refere ao pós-666 e não antes.

o Caturo teimou que o mapa é do tempo dos Suevos e é mesmo. não há volta a dar. ele não gosta dos Suevos (como se alguém dissesse que a Galiza é sueva) e ...pronto. agora vai à procura dos "bocadinhos" para colar a teoria já determinada que um mapa étnico que ele não gosta...afinal é um mapa de reinos LOL

18 de fevereiro de 2010 às 19:43:00 WET  
Blogger Caturo said...

«esse G2a também existe muito na Europa Central. e não sei onde é que diz que é "asiático".»

Lá no mapa o elemento é mais forte na fronteira entre a Ásia e a Europa, em terras de Alanos. Mas parece que agora já não há problema em ter este «sangue romano-alânico», ehehhehehe...

18 de fevereiro de 2010 às 19:44:00 WET  
Blogger Thor said...

"Lá no mapa o elemento é mais forte na fronteira entre a Ásia e a Europa, em terras de Alanos."

o ser mais forte aqui ou ali,
isso não quer dizer nada.

e o único na Europa que não o tem, é o País Basco, mais alguns países do Leste.

18 de fevereiro de 2010 às 19:47:00 WET  
Blogger Caturo said...

«para já, se isso fosse assim, então o mapa étnico da Eupedia apanhava o leste transmontano,»

É relativo e alterável com photoshop. Mas o princípio é o mesmo.


«depois, era preciso provar que o mapa da Eupedia se refere ao pós-666 e não antes.»

Basta chamar-lhes «Suevos-» para que tudo fique à vista. O gajo que fez o mapa é mais um nordicista galaicista que preferia ser nórdico a ser latino, pronto.


«ele não gosta dos Suevos»

Eu gosto dos Suevos, como já por mais de uma vez evidienciei. O ex-ariano é que não gosta dos Romanos, porque não, porque nos livros do Asterix levam porrada, e pronto, marrou que é melhor ser suevo e acabou-se.

18 de fevereiro de 2010 às 19:49:00 WET  
Blogger Thor said...

se fosse um mapa linguistico, claro que toda a Ibéria, a França, Itália, Roménia, etc, seriam "romanos"...ou "românicos" para não haver merdices de semântica.
mas o mapa é étnico

por isso parte da França é germânica, outra é celta, outra é galo-romana, outra occitana, etc

18 de fevereiro de 2010 às 19:50:00 WET  
Blogger Caturo said...

Quanto ao G2A... é o próprio texto que indica a sua eventual origem alânica e a sua disseminação por via dos Romanos. Quem diria que afinal o Norte de Portugal teria mais disso do que o Sul... ;)

18 de fevereiro de 2010 às 19:50:00 WET  
Blogger Thor said...

"Basta chamar-lhes «Suevos-» para que tudo fique à vista."

não chama "suevos-" coisissima nenhuma.
diz "celto-suebic".
muito mais celta que suevo, evidentemente. isso já se tinha percebido. só o Caturo e outros complexados com os germânicos é que continuam a fingir que não percebem e a ver coisas que não lá estão.




"O gajo que fez o mapa é mais um nordicista galaicista que preferia ser nórdico a ser latino, pronto."

é. o gajo é um "nordicista mauzão" porque disse que a Galiza é CELTO-sueva (que é uma mentira do caraças)...
se dissesse que a Galiza era "romana" ou "românica" (e nesse caso, toda a ibéria excepto o PV seria igual) já seria um "bom rapazinho" e nada mentiroso.
mas nada mesmo.

18 de fevereiro de 2010 às 19:53:00 WET  
Blogger Thor said...

"Eu gosto dos Suevos,"

sem comentários...

18 de fevereiro de 2010 às 19:53:00 WET  
Blogger Caturo said...

Sim, para dizeres as asneiras desonestas do costume, é melhor mesmo ficares caladinho.

18 de fevereiro de 2010 às 19:55:00 WET  
Blogger Caturo said...

"Basta chamar-lhes «Suevos-» para que tudo fique à vista."

«não chama "suevos-" coisissima nenhuma.
diz "celto-suebic".»

No essencial, vai dar ao mesmo, para o que estamos a discutir - considerar uma zona formalmente latinizada como celto-sueva é, já de si, suspeito. E muito específico de nacionalistas galegos, que querem marcar a diferença relativamente ao resto da Espanha, para assim justificarem a (justíssima) independência. Ora os Castelhanos também tiveram Romanos, mas não tiveram Suevos. Logo...


« só o Caturo e outros complexados com os germânicos»

Quem é complexado com os Germânicos é quem estupidamente os considera como superiores ao seu próprio Povo, e o diz sem vergonha nenhuma, e até diz que aprecia mais a companhia dos Germanos ingleses e holandeses do que dos Portugueses meridionais (do Algarve). Isto é o complexo de inferioridade levado ao cúmulo da patologia subserviente.

18 de fevereiro de 2010 às 19:59:00 WET  
Blogger Thor said...

na vossa "tabela" que, para vocês tem tanta credibilidade, Portugal no seu conjunto até tem mais do dobro da % desse haplogrupo (G2a) do que a Galiza (6,5% contra 3%), mas pronto...

18 de fevereiro de 2010 às 20:00:00 WET  
Blogger Thor said...

"considerar uma zona formalmente latinizada como celto-sueva é, já de si, suspeito."

não percebes ou não queres perceber a diferença entre um mapa linguistico e um mapa étnico...
é caracteristico.

então também é disparate dividir a França em celtas, germânicos, galo-romanos, etc
para ti é tudo "latino" excepto o Breizh e metia-se só uma côr.
ou então era uma côr para cada lingua.
mas, não, o mapa é étnico.






"E muito específico de nacionalistas galegos, que querem marcar a diferença relativamente ao resto da Espanha, para assim justificarem a (justíssima) independência."

não é para justificarem. é por ser a realidade.
e tanto faz se são "nacionalistas galegos" ou não, que esses fantasmas estão é na tua cabeça.
ou então, como incluem o Norte português, esses nacionalistas galegos também devem ser "bairristas", "tripeiros", "saloios" e sei lá que mais...

18 de fevereiro de 2010 às 20:04:00 WET  
Blogger Oestreminis said...

na vossa "tabela" que, para vocês tem tanta credibilidade, Portugal no seu conjunto até tem mais do dobro da % desse haplogrupo (G2a) do que a Galiza (6,5% contra 3%), mas pronto...

Eu não me vou voltar a meter nestas conversas de loucos, mas apenas para nota: as concentrações de G* (em geral) são maiores em Entre Douro e Minho, Beira Interior (este é o maior) e Alentejo, e menores em Trás-os-Montes, Beira Litoral, Lisboa/Setúbal. O resto anda no meio. A variação vai de 2.6% a 8.8%.

18 de fevereiro de 2010 às 20:32:00 WET  
Blogger Oestreminis said...

Este comentário foi removido pelo autor.

18 de fevereiro de 2010 às 20:37:00 WET  
Blogger Thor said...

"conversas de loucos" mas que são iniciadas, incitadas, provocadas, continuadas e arrastadas sempre pelos mesmos meninos.

eu já disse, aquela tabela não merece o minimo de credibilidade, até porque estão sempre a alterar os dados.

eu não continuava mais a conversa, mas aqui há meninos que têm sempre que ter a última palavra, está-lhes na massa do sangue. só estão bem a contrariar, e a "ter razão".

e depois ainda vêm dizer que se estão só a "defender de ataques".
isto é para rir, ou quê????

tenho um mapa no meu blogue que considera o Noroeste Peninsular como "celto-suevo" e o resto como "latino".

então são isto os "ataques"??

ou é apenas puro gosto por discutir, por remocar, por contrariar, por provocar???
enfim, nem preciso de responder...



"A variação vai de 2.6% a 8.8%."

onde é que está isso, já agora?

18 de fevereiro de 2010 às 20:46:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"uma pergunta:
se a Galiza é tudo isso que dizem, norte-africana, médio-oriental (anedota), etc, etc...porque é que a querem anexar ????"

Mas quem te disse que eu quero anexar a Galiza?

Eu só quero é que Portugal permaneça intacto e não lhe seja arrancado um pedaço em nome da preservação de uma suposta étnia diferente de todo o restante país.

E já agora Thor, tu estavas bom era para seres membro do Gallaecia Forum. Tens lá alguns como tu que fazem questão em cuspir em Portugal, nos portugueses, e na História portuguesa. Vai, pode ser que arranjes lá amigos.

18 de fevereiro de 2010 às 20:49:00 WET  
Blogger Thor said...

reparem na ironia: eu coloco o tal mapa que considera o Noroeste como "celto-suevo" e o resto como "latino" e isso é "ataque" (depois o complexado sou eu)

eles respondem com outro mapa, todos contentes, alegando que a Galiza (e partes da França e da Itália) são "próximo oriente", mas já não estão a atacar nada.
pois não! até se riem e dizem "olés" mas não estão a atacar nada.
só estão a "defender-se de suezes ataques aos portugueses do Sul" heheheehe
(ainda por cima, achando que a tal legenda não se aplicava também ao Sul de PT e Espanha)


de facto, dou-te razão quando falas em conversas de loucos, mas a responsabilidade não é mais minha do que desta gentalha.

18 de fevereiro de 2010 às 20:51:00 WET  
Blogger Thor said...

eles é que vieram aqui fazer copy-past de coisas que se passam noutros lugares, para vir aqui iniciar a merda do costume...

18 de fevereiro de 2010 às 20:54:00 WET  
Blogger Oestreminis said...

onde é que está isso, já agora?

Beleza et. al. 2005, Annals of Genetics, fl. 186.


Quando á tabela da Eupedia: tenho relativa confiança nos valores das tabelas, acho mais especulativos (e não errados) as descrições dadas. "Near East" pode querer dizer tudo ou nada. Pode ser Neolítico, poder ser Grego, poder ser uma série de coisas.

18 de fevereiro de 2010 às 21:04:00 WET  
Blogger Oestreminis said...

Mas atenção, o estudo em questão não mudou desde que o referi há mais de um ano, num lote de 3 estudos seguidos, todos considerados praticamente inuteis por ti. Uns porque eram de haplogrupos, outros pelo número de amostras, outros já nem me lembro bem porquê. Na verdade ficou claro que o único defeito dos estudos era não darem jeito a certas fantasias, e a partir daí acordei e vi que estava a perder tempo com o trabalho a mostrar os estudos, fazer gráficos e tabelas, etc.

18 de fevereiro de 2010 às 21:21:00 WET  
Blogger Thor said...

"Beleza et. al. 2005, Annals of Genetics, fl. 186."


ok, obrigado. vou ver isso. também conheço uns "bons" estudos.

tenho gosto em discutir isto com pessoas correctas e civilizadas, mas discutir com os restantes fanáticos já enjoa.
de qualquer maneira, isso não é coisa que me preocupe sobremaneira...ter mais 2% ou 3% do haplogrupo G2a (que nem tem que ser necessariamente "mongol") e em percentagens inferiores a 10% não é grande drama (a ser verdade)




"Near East" pode querer dizer tudo ou nada. Pode ser Neolítico, poder ser Grego, poder ser uma série de coisas."

sim, pode.
mas estes meninos fizeram um berreiro desalmado...como fazem sempre, aliás.

19 de fevereiro de 2010 às 09:15:00 WET  
Blogger Thor said...

"Mas quem te disse que eu quero anexar a Galiza?"

não és só tu que existes. há aqui meninos que sonham em anexar a Galiza, ao mesmo tempo que dizem que tem mais sangue norte-africano e sei lá que mais...




"Eu só quero é que Portugal permaneça intacto e não lhe seja arrancado um pedaço"

fica descansado. estamos só a falar.
ninguém vai arrancar nada, e conversar não dói, nem é como ir ao dentista arrancar dentes. sossega...

podes defender o teu Portugal e a sua integridade à vontade. não arranjes é argumentos e teorias falsas para o fazeres. é muito mais honesto dizeres que o território é o mais importante para ti.




"em nome da preservação de uma suposta étnia diferente de todo o restante país."

é a tua opinião...

19 de fevereiro de 2010 às 09:21:00 WET  
Blogger Thor said...

"Mas atenção, o estudo em questão não mudou desde que o referi há mais de um ano, num lote de 3 estudos seguidos, todos considerados praticamente inuteis por ti."


ok, podes "pagar na mesma moeda". tenho aqui um e diz o seguinte:


"Interestingly, the distribution YAP(1)/DYS271(A) chromosomes was recently demonstrated to be strongly clinal in Portugal, with the highest frequencies in the south, and interpreted as a reflection the Moorish invasions from North Africa in the Middle Ages"


http://www.sciencedirect.com/
science?_ob=ArticleURL&_udi=B6T3B-43W0TGF-2&_user=2459694&_coverDate=09%2F30%2F2001&_rdoc=1&_fmt=high&_orig=search&_sort=d&_
docanchor=&view=c&_searchStrId=1213164425&_rerunOrigin=google&_acct=C000057393&_version=1&_urlVersion=0&_userid=2459694&md5=fa9c1ecbc9d1c7406c6808fdf4c8e737


podes (ou podem) considerá-lo falso. a mim é-me igual ao litro. não vou perder o meu sono por causa disso...

19 de fevereiro de 2010 às 09:24:00 WET  
Blogger Thor said...

quanto a um determinado estudo que eles seleccionaram para "atacar" (digamos assim) a Galiza, tenho duas coisas só a dizer:

a primeira é que o Norte de Portugal não precisa de estar junto à Galiza, se tanta questão fazem. é indiferente e a questão é secundária.

a segunda é que, mesmo sem eles se aperceberem, nesse estudo, em termos de proximidades (também em STR) o Norte de Portugal continua mais perto da Galiza que do Sul português.
ao passo que o Sul português está mais perto da Extremadura Espanhola que do Norte português.

a linha de divisão foi o Mondego.

quanto à Galiza, nesse estudo, nem está pior que o Sul português; em termos de percentagens em E3b estão empatados, e na linhagem atribuida aos berberes (E3b2) a Galiza tem mais 1%.
noutras linhagens é melhor nem falar...

19 de fevereiro de 2010 às 09:31:00 WET  
Blogger Thor said...

a fonte que te indiquei é do estudo:

Human Y-Chromosome variation in the Western Mediterranean area: implications for the peopling of the region. by R Scozzari, et. al.

19 de fevereiro de 2010 às 09:32:00 WET  
Blogger Oestreminis said...


ok, podes "pagar na mesma moeda". tenho aqui um e diz o seguinte:


Não há aqui o conceito de "pagar na mesma moeda". É impossível. É que eu leio e percebo os estudos, tu mal consegues digerir os gráficos mais simples, ficando-te por uns mapas que não consegues explicar.

E este exemplo não é muito diferente, retirado directamente do "White History" do Kemp (grande manancial de aldrabices para quem gosta delas). O problema é que, como sempre, olhastes para as letras mas não conseguistes entender o que querem dizer:

- O que está escrito é que o DYS271(A) com YAP+ pode ser indicador do HG25.2 (A dissection of the Portuguese YAP(1)/ DYS271(A) chromosomes by PN2 and XY275Y would determine whether they indeed belong to HG25.2)

- Sem essa confirmação falar em DYS271 como influêncoa seja do quer dor não vale absolutamente nada, except o levantar de uma possibilidade que considero até historicamente razoável (isto é, achar que em termos de influência norte-africana existia uma gradação Norte/Sul).

- Esta classificação (HG25.2) já não existe, tal é a idade do estudo. Entretando já se alterou completamente a forma como se classificam os haplogrupos, incluindoem relação ao DYS271 (que está associado, por exemplo, ao antigo E3a*)

- Em vez dela o que existe é o E1b1b1b (E-M81), que é o que se chamava de HG25.2, também conhecido como o "marcador berbére".

- Posto isto, é ridículo estar a utilizar um estudo com 10 anos que diz "seria bom analisarmos as amostras para sabermos o haplogrupo"... porque entretanto isso já foi feito. Os haplotipos já foram sequênciados e atribuidos a haplogrupos, bem como por vis de STRs associados a mutações conhecidas, etc, etc, etc.

Esta é a parte onde de repente o E1b1b1b passa a não ser "marcador berbére", porque é o tal que insiste em não ter a distribuição que te convém... Se calhar passa a ser celto-suevo.

Tanto me faz. Tenho a minha opinião sobre a origem deste Hg na Ibéria, mas pouco interessa. O que interessa é que fostes desenterrar um estudo dos primórdios dos estudos genéticos que falava de uma possível graduação para a qual era preciso proceder á categorização dos haplotipos, que não foi feita. Depois, em estudos seguintes, quando foi feita, a tal gradação existe, mas é ao contrário do que gostarias. Ou, se não ao contrário, pelo menos irrelevantes em termos Norte/Sul (diferenças <1% pouco valem), mas mais relevantes em termos NO/SE.

E com esta vos deixo, voltando ao silêncio sobre questãoes de estudos genéticos.

19 de fevereiro de 2010 às 14:44:00 WET  
Blogger Caturo said...

"considerar uma zona formalmente latinizada como celto-sueva é, já de si, suspeito."

«não percebes ou não queres perceber a diferença entre um mapa linguistico e um mapa étnico»

E tu não percebes que um mapa étnico tem sempre de passar pelo aspecto linguístico, ou então é uma fraude. Típico até à náusea...



«então também é disparate dividir a França em celtas, germânicos, galo-romanos, etc»

A França etnicamente francesa? Sim, é disparate dividi-la.


«para ti é tudo "latino" excepto o Breizh e metia-se só uma côr.»

Evidentemente que não, visto que o Occitano por exemplo é diferente do langue d'Oil.


"E muito específico de nacionalistas galegos, que querem marcar a diferença relativamente ao resto da Espanha, para assim justificarem a (justíssima) independência."

«e tanto faz se são "nacionalistas galegos" ou não, que esses fantasmas estão é na tua cabeça»

Não, estão é na tua. O teu problema é que não consegues convencer mais ninguém de que essas fantasmices cretinas da Galécia subjugada por Lisboa são reais...

25 de fevereiro de 2010 às 12:20:00 WET  
Blogger Caturo said...

«ter mais 2% ou 3% do haplogrupo G2a (que nem tem que ser necessariamente "mongol") e em percentagens inferiores a 10% não é grande drama»

Ah, agora 10% já não é «grande drama»... mas uma diferença de dois ou três por cento de U6 ou doutra merda qualquer já serve para «criar» uma nação, ehheheheh...

25 de fevereiro de 2010 às 12:47:00 WET  
Blogger Caturo said...

«eles respondem com outro mapa, todos contentes, alegando que a Galiza (e partes da França e da Itália) são "próximo oriente", mas já não estão a atacar nada.
pois não! até se riem e dizem "olés"»

Olés em cima dos teus chavelhos, sem dúvida, que com a atrapalhação até começaste a querer dizer que «ai, pode ser Celta OU Próximo-Oriental», ehhehehh...

25 de fevereiro de 2010 às 12:49:00 WET  
Blogger Caturo said...

«não és só tu que existes. há aqui meninos que sonham em anexar a Galiza, ao mesmo tempo que dizem que tem mais sangue norte-africano e sei lá que mais..»

Outra distorção. Nunca NINGUÉM aqui disse que a Galiza é norte-africana ou que tem muito sangue norte-africano. O que se mostrou é que a converseta do E3B saiu-te pela culatra com uma força que te levou os dentes todos dentro, por isso é que agora estás a querer virar ao contrário a questão, a fazeres de conta que a Galiza está a ser «vitimada».

A Galiza é celto-romana - como o resto da faixa ocidental hispânica, em quantidades variáveis, evidentemente.

25 de fevereiro de 2010 às 12:51:00 WET  
Blogger Caturo said...

«podes defender o teu Portugal e a sua integridade à vontade. não arranjes é argumentos e teorias falsas para o fazeres. é muito mais honesto dizeres que o território é o mais importante para ti.»

Diz isto quem passa a vida a arranjar argumentos e teorias falsas para negar a integridade de Portugal. E, mesmo depois de apanhado em falso, em contradição, e encostado à parede, e desmentido de cima a baixo, tem a estúpida lata de continuar a querer tecer comentários à honestidade alheia (TODA a honestidade lhe é alheia, de facto).

25 de fevereiro de 2010 às 12:55:00 WET  
Blogger Caturo said...

«a primeira é que o Norte de Portugal não precisa de estar junto à Galiza, se tanta questão fazem. é indiferente e a questão é secundária.»

Não, não é secundária, porque passas a vida a dizer que a Galécia é uma nação. E só respondes o que agora respondeste quando se te atira à cara o acervo de dados que contraria as tuas aleivosias. Mas depois, mais tarde, voltas a dizer que a nação galaica isto e aquilo.



«a segunda é que, mesmo sem eles se aperceberem, nesse estudo, em termos de proximidades (também em STR) o Norte de Portugal continua mais perto da Galiza que do Sul português.
ao passo que o Sul português está mais perto da Extremadura Espanhola que do Norte português.»

Claro - isso só mostra que há uma CONTINUIDADE de Norte a Sul, o que obviamente faz com que as regiões mais próximas entre si, estejam também geneticamente mais próximas entre si. Mas o que ficou a nu foi que NÃO HÁ nenhuma divisão radical entre o Norte e o Sul, antes uma homogeneidade geral.

25 de fevereiro de 2010 às 12:59:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"não és só tu que existes. há aqui meninos que sonham em anexar a Galiza,"

Sim, não sou só eu que existo, mas visto que estavamos a conversar os dois e eu não fiz qualquer referência a anexações não fez muito sentido teres vindo com essa
(des)conversa sobre a anexação da Galiza.



" ao mesmo tempo que dizem que tem mais sangue norte-africano e sei lá que mais."

Não, a Galiza não tem mais sangue norte-africano que "eu sei lá o quê". A Galiza tem uma frequência relativamente grande de haplogrupos "sarracenos" mas continua a ser a nível genético uma região ibérica e europeia. ASSIM COMO O SUL DE PORTUGAL TAMBÉM O É.

25 de fevereiro de 2010 às 16:11:00 WET  
Blogger Thor said...

"mas continua a ser a nível genético uma região ibérica e europeia. ASSIM COMO O SUL DE PORTUGAL TAMBÉM O É."


e quem disse o contrário???

25 de fevereiro de 2010 às 21:02:00 WET  
Blogger Thor said...

"Não, não é secundária, porque passas a vida a dizer que a Galécia é uma nação."


e é. agora o estar dividida ou separada é irrelevante, secundário.
o importante é ambas as Galizas separarem-se da Espanha e de "Portugal" (ou do resto dele)

25 de fevereiro de 2010 às 21:03:00 WET  
Blogger Thor said...

Sul de Portugal não é mouro.

é EURO-africano (camito-semita)

25 de fevereiro de 2010 às 21:19:00 WET  
Blogger Thor said...

pode-se é discutir em que proporções, em que graus, etc

não vou entrar por aí, pois não leva a lado nenhum e ninguém tem uma resposta exacta para dar.

25 de fevereiro de 2010 às 21:21:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"e quem disse o contrário???"

:)

25 de fevereiro de 2010 às 21:40:00 WET  
Blogger Caturo said...

«"Não, não é secundária, porque passas a vida a dizer que a Galécia é uma nação."

e é.»

Mas como, se a genética diferencia tão claramente o Norte de Portugal em relação à Galiza? Ehehehehh...

25 de fevereiro de 2010 às 21:54:00 WET  
Blogger Caturo said...

«Sul de Portugal não é mouro.
é EURO-africano (camito-semita)»

Pois, porque te apetece - mesmo que todos os argumentos que pensaste poder usar para provar tal imbecilidade se tenham voltado contra ti. :)

25 de fevereiro de 2010 às 21:55:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"EURO-africano (camito-semita)"

Então pronto, se consideras o Sul de Portugal euro-africano, a Galiza é euro-africana também.

25 de fevereiro de 2010 às 21:58:00 WET  
Blogger Thor said...

"Então pronto, se consideras o Sul de Portugal euro-africano, a Galiza é euro-africana também."


só para quem não conhece a realidade, ou só viu um estudo qualquer escolhido a dedo pelos nacionalistas que favorece mais a sua fantasia.

nem sequer sou eu que considero o Sul de Portugal como euro-africano, mas enfim...

o Sul de Portugal até podia nem ser euro-africano.
não é Galaico, só isso basta.




"Mas como, se a genética diferencia tão claramente o Norte de Portugal em relação à Galiza? Ehehehehh..."

só se for nas tuas fantasias.
e não quero mais discussão circular contigo s.f.f.

26 de fevereiro de 2010 às 09:14:00 WET  
Blogger Thor said...

os nacionalistas portugueses caiem no disparatado erro de achar que a influência moura foi "residual", os mouros foram todos expulsos da terra, não existiu, ou se existiu, essa influência foi "toda igual" seja no Algarve, seja na Galiza.

vivem numa espécie de realidade paralela idilica.

a proximidade geográfica (e não só) com os povos da orla mediterrânica é uma coincidência e não quer dizer nada.
a influência foi toda igual, do Algarve à Galiza...e os 500 anos de dominio mouro, outro fait-divers.

é "tudo igual" para os nacionalistas portugueses.
o Sul da Itália para vocês também é "igual" ao Norte da Itália, ou se calhar, já não, pois os patriotas por vezes conseguem admitir diferenças desde que não seja em Portugal.

se lhes falarem em fenótipo mouro, não sabem o que isso é.
mas, se calhar, se passarem na Andaluzia, já são capazes de reparar nisso, pois esses já são "espanhóis".

acham que os mediterrânicos, como os iberos ou berberes, por exemplo, tinham a mesma proximidade e a mesma facilidade em chegar ao Sul da Ibéria do que à Galiza, o que é no minimo não conhecer a realidade.
devem também achar que o clima e a orografia são iguais. logo, o percurso histórico foi o "mesmo".

para estes tipos, a Ibéria é "toda igual" o que é ser algo irrealista.

ignoram também todos os dados genéticos que não lhes convém, e só focam meia-dúzia de dados que "acham" que lhes favorecem, ou pelo menos, não desfavorecem.

ignoram todos os estudos que mostram um claro gradiente de Norte para Sul, entre outros dados.

e depois acham que é tudo uma questão de reciprocidade (o Sul é isto, a Galiza é isto, se o Sul é aquilo, a Galiza também)

qualquer dia estão a dizer que a Alemanha é "igual" à Ibéria, porque a Ibéria não pode "ser sozinha" e "se um é, o outro também"
(aliás, um dos idiotas já veio precisamente com essa conversa)


gostam de viver num mundinho muito próprio e eu divirto-me com certos argumentos.

26 de fevereiro de 2010 às 09:54:00 WET  
Blogger Thor said...

claro que o Sul de Portugal não está fora da Europa, mas isso não significa que seja igual às outras regiões ibéricas, assim como as outras regiões ibéricas também diferem umas das outras.

agora, para aqueles que vivem na fixação do "tudo igual" e de não haver diferenciação etno-regional...com esses não há nada a fazer.

Andaluzia/Algarve ou Asturias...é tudo igual. estar num ou noutro sitio é a mesma coisa.

26 de fevereiro de 2010 às 09:59:00 WET  
Blogger Caturo said...

«"Então pronto, se consideras o Sul de Portugal euro-africano, a Galiza é euro-africana também."

«só para quem não conhece a realidade,»

Como se tu a conhecesses.


«ou só viu um estudo qualquer escolhido a dedo pelos nacionalistas»

Vimos um estudo qualquer, e outro, e mais outro, e vários estudos quaisquer, e apresentámo-los. Tu, entretanto, não apresentaste nenhum que contra ti não se virasse.


«nem sequer sou eu que considero o Sul de Portugal como euro-africano,»

Aqui, és. E não citas autor algum para além de um ou dois estrangeiros do século XIX ou assim. Todavia, todos os estudos actuais o desmentem.


«o Sul de Portugal até podia nem ser euro-africano.
não é Galaico, só isso basta.»

O Galaico é que é extremo-ocidental - tal como o sul de Portugal. A Genética actual indica uma relativa homogeneidade de Norte a Sul da faixa ocidental ibérica. E isto sim, isto é que basta.


"Mas como, se a genética diferencia tão claramente o Norte de Portugal em relação à Galiza? Ehehehehh..."

«só se for nas tuas fantasias»

Não, seria nas TUAS fantasias, se ao menos fosses coerente nos teus ridículos delírios.

«e não quero mais discussão circular contigo»

Então cala a boca e desaparece.

4 de março de 2010 às 11:59:00 WET  
Blogger Caturo said...

«os nacionalistas portugueses caiem no disparatado erro de achar que a influência moura foi "residual",»

Os Nacionalistas Portugueses sabem que a influência moura foi reduzida - e mostram-na, com provas na mão, com todos os estudos a atestar o que dizem. O ex-ariano, por seu turno, sempre tentou salientar a «imeeensa» importância do sangue norte-africano no sul português, e caiu na descarada vergonha de invocar estudos e mais estudos, os quais se voltaram TODOS, mas TODOS, contra ele - o camarada Portugal Sempre demonstrou que afinal o ex-ariano leu mal TODOS os estudos que invocou, o camarada Portugal Sempre citou depois o que TODOS esses estudos realmente diziam, o camarada Portugal Sempre demonstrou que o ex-ariano ou não sabe ler ou então estava a MENTIR descaradamente sobre o que os estudos diziam.

E mesmo assim, o ex-ariano tem a estúpida lata de continuar por aqui a dizer as asneiras de sempre, já mais que rebatidas.

4 de março de 2010 às 12:53:00 WET  
Blogger Caturo said...

«os mouros foram todos expulsos da terra»

Os Mouros foram maioritariamente expulsos, e isso já se demonstrou aqui à saciedade, repetidamente, e repetidamente porque o ex-ariano, que não tem nada para fazer e argumentos também não, andou sempre a querer negar os factos históricos que se lhe chapavam nas ventas. Chegou ao ponto de afirmar que muladis e moçárabes eram a mesma coisa, a ilustrar a sua grotesca ignorância.

4 de março de 2010 às 12:54:00 WET  
Blogger Caturo said...

«essa influência foi "toda igual" seja no Algarve, seja na Galiza»

Igual, nunca ninguém disse que fosse. Mas que essa diferença não permite estabelecer nações diferenciadas, é um facto, já amplamente demonstrado. O ex-ariano não gosta, porque queria separar o «seu» torrãozito do noroeste do resto da Ibéria e ir colá-lo à Irlanda, tipo jangada de terra pelo Atlântico acima. O que lhe lixa os planos é que provavelmente quando chegasse à Irlanda, diziam-lhe que afinal a «sua» Galécia tinha geneticamente mais em comum com o Centro e com o Sul de Portugal do que com a Irlanda.

Aliás, a haver diferença, que é pouca, então é o Centro de Portugal que tem comparativamente mais património genético europeu, enquanto o Norte e o Sul de Portugal têm relativamente mais influência norte-africana.

4 de março de 2010 às 12:54:00 WET  
Blogger Caturo said...

«com os povos da orla mediterrânica é uma coincidência e não quer dizer nada»

Quer dizer algo sim senhor - e tanto quer dizer que pelos vistos essa proximidade chega até à Galécia, para mal dos pecados do ex-ariano. :)


«o Sul da Itália para vocês também é "igual" ao Norte da Itália, ou se calhar, já não,»

Pois de facto não é, que aí sim, a genética indica diferenças claras - o que, aliás, bate certo com a diferença linguística, que existe em Itália e não existe em Portugal.


«pois os patriotas por vezes conseguem admitir diferenças desde que não seja em Portugal»

Outra mentira, para esconder o facto de que os saloios regionalisteiros querem promover ao estatuto de Nacionalismo o seu regionalismo rancoroso. E se a Catalunha tem uma Nação, o País Basco também, eles não querem ser «menos» e dizem também que têm nação diferente da da capital do país. Só que os Catalães e os Bascos têm língua própria, e os saloios regionalistas não.

4 de março de 2010 às 12:55:00 WET  
Blogger Caturo said...

«se lhes falarem em fenótipo mouro, não sabem o que isso é»

Pois quando se diz que Figo é mouro porque é de certeza, e que em contrapartida Nuno Gomes e Fernando Meira, e Vanessa Fernandes, e Quim Barreiros, são mais europeus, está-se mesmo a ver, de facto falar em fenótipo mouro torna-se facciosamente idiota.

4 de março de 2010 às 12:55:00 WET  
Blogger Caturo said...

«mas, se calhar, se passarem na Andaluzia, já são capazes de reparar nisso, pois esses já são "espanhóis".»

Não sei... Há é quem diga que na Galiza a população é mais morena do que na Andaluzia...



«acham que os mediterrânicos, como os iberos ou berberes, por exemplo, tinham a mesma proximidade e a mesma facilidade»

Isto é conversa da treta para fingir que não lhe foi espetado nas ventas que a Galiza já recebe influxos mediterrânicos e norte-africanos desde há milénios - e que se calhar até os recebeu mais do que a região central de Portugal, como alguns estudos indicam.


«ignoram também todos os dados genéticos que não lhes convém,»

Primeiro, era preciso que esses dados fossem apresentados - e, afinal, de cada vez que o ex-ariano aqui veio com a pretensão de o fazer, e de os apresentar como certezas, levou com eles no lombo e saiu-lhe o tiro pela culatra.


«ignoram todos os estudos que mostram um claro gradiente de Norte para Sul,»

Outra mentira do ex-ariano - porque somos NÓS quem diz que há esse gradiente Norte-Sul, mas esse gradiente é NATURAL, ligeiro, não há nele diferenças radicais, e isto foi também demonstrado, em todos os aspectos. Claro que desta parte o ex-ariano já «não se lembra».


«depois acham que é tudo uma questão de reciprocidade (o Sul é isto, a Galiza é isto,»

Não - o ex-ariano é que estupidamente pensa poder separar a «sua» Galécia do resto da Ibéria, com vergonha dos parentes, e depois não gosta quando se lhe demonstra que está a deturpar e a mentir, que afinal a Galécia é ibérica e bem ibérica. O problema é só esse.


«qualquer dia estão a dizer que a Alemanha é "igual" à Ibéria, porque a Ibéria não pode "ser sozinha" e "se um é, o outro também"
(aliás, um dos idiotas já veio precisamente com essa conversa)»

Era interessante que o ex-ariano viesse dizer quem disse isso e como...

4 de março de 2010 às 12:55:00 WET  
Blogger Thor said...

"Não sei... Há é quem diga que na Galiza a população é mais morena do que na Andaluzia..."

esta foi a melhor de todas :D

também pode haver quem diga que o Magreb é menos moreno que a Galiza...ou que a Bretanha ou que a Inglaterra.
diz-se tanta estupidez.

vocês nunca colocaram os pés, nem na Galiza, nem na Andaluzia.

além de não se estar aqui apenas a falar em "morenos", pois "morena" é praticamente toda a ibéria ou quase toda.
isso é a estupidez do costume.

4 de março de 2010 às 15:15:00 WET  
Blogger Thor said...

enfim, não sabem distinguir entre "moreno" e fenótipo "mouro", semita, não-ariano...o que for.
ou melhor, fingem não perceber e misturam tudo só porque lhes convém.

depois...nunca aqui alguém disse que a Galiza não é ibérica. não é é igual às outras regiões ibéricas, assim como a Andaluzia não é igual a Castela (até tem a mesma lingua e tudo) e outras regiões são diferentes umas das outras (umas mais que outras, claro)
qual a dúvida disto????
mas é pecado afirmar que não é tudo uniforme????

também ninguém disse que a Galiza ou o NO peninsular é "igual" à Irlanda.
mas já se está habituado às parvoices...

4 de março de 2010 às 15:19:00 WET  
Blogger Thor said...

sei muito bem a diferença entre muladis e moçàrabes.

4 de março de 2010 às 16:11:00 WET  
Blogger Thor said...

"Chegou ao ponto de afirmar que muladis e moçárabes eram a mesma coisa"

nunca disse isso...
se afirmas que eu disse isso, estás a mentir.
é o habitual...

4 de março de 2010 às 16:11:00 WET  
Blogger Thor said...

http://www.youtube.com/watch?v=_5Yy2aURAqU

4 de março de 2010 às 16:21:00 WET  
Blogger Thor said...

ofereço-te esta "prenda"...

http://www.youtube.com/watch?v=_5Yy2aURAqU


nota: esse caro senhor que está aí a falar, não sou eu, não é da minha familia, nem o conheço de lado nenhum (e nunca me foi apresentado)
logo, não está a dizer isto só para me agradar, e muito menos para "te chatear" a ti ou aos nacionalistas portugueses.

e duvido que ele tenha lido os meus argumentos...

4 de março de 2010 às 16:21:00 WET  
Blogger Caturo said...

"Não sei... Há é quem diga que na Galiza a população é mais morena do que na Andaluzia..."

«também pode haver quem diga que o Magreb é menos moreno»

Isso não sei. O que sei é que quem disse o que eu agora citei é um autor académico galego, que tem seguramente mais autoridade e conhecimento do que tu sobre o assunto - disse, textualmente, que as partes mais célticas da Hispânia são morenas, mais do que no Sul ibérico.


«vocês nunca colocaram os pés,»

Tu em contrapartida estás por toda a parte, mas não entendes corno do que vês.


«além de não se estar aqui apenas a falar em "morenos",»

Fala-se sim, porque a tez mais escura é um indicador, ainda que secundário.


«enfim, não sabem distinguir entre "moreno" e fenótipo "mouro",»

Diz um gajo para quem o Figo é mouro porque é, mas o Óscar Branco «ai, num bejo nada de especial» (só depois de muito martelado é que acabou por dizer que tal e coisa «é porque não é galaico» ou imbecilidade similar).


«depois...nunca aqui alguém disse que a Galiza não é ibérica. não é é igual às outras regiões ibéricas,»

Pois, e também não se distancia de todas em conjunto, como se todas as nações ibéricas estivessem de um lado e a Galécia estivesse doutro. Essa já uma vez a disseste, e depois vieste aqui estupidamente colocar um link que supostamente te dava razão, mas o link era de um site galaicista e ainda por cima NÃO TE DAVA razão, ahaahhahhhh, é incompetência a mais para ser real...


«também ninguém disse que a Galiza ou o NO peninsular é "igual" à Irlanda.»

Pois, nem igual nem mais próximo da Irlanda do que do Centro de Portugal, que chatice, ehehehhehh...


"Chegou ao ponto de afirmar que muladis e moçárabes eram a mesma coisa"

«nunca disse isso...
se afirmas que eu disse isso, estás a mentir»

Não, disseste MESMO ISSO, e não fui só eu que li. A mentir estás tu. Como de costume, ou não fosses tu o ex-ariano.



«http://www.youtube.com/watch?v=_5Yy2aURAqU
nota: esse caro senhor que está aí a falar, não sou eu, não é da minha familia,»

Pois - mais um nortenho que vê nações em bairros. E depois, é alguma autoridade na matéria? E é mais celta que o Figo? Ahahahahahh...

Já agora - falou em raça, em etnia, ou apenas em ambiente e clima?...

4 de março de 2010 às 18:10:00 WET  
Blogger Thor said...

não interessa no que falou. interessa que falou. pode nem ser racialista, pode ter outros argumentos, mas que te incomoda, incomoda...

4 de março de 2010 às 20:27:00 WET  
Blogger Thor said...

esse autor académico galego para ti tem mais autoridade que qualquer "nortenho" ou outro qualquer que diga algo que não te apeteça escutar (como esse Alexandre Alves Costa)
esse académico não deve é passar de um masoquista qualquer bem tipico (ou então ele nem disse isso e tu estás a inventar...)
mas, de qualquer maneira, não se nega que os celtas são "morenos", mais do que propriamente "loiros".

vê o que diz Coon na sua obra "Races of Europe" no capitulo sobre a Espanha, então.



"Fala-se sim, porque a tez mais escura é um indicador, ainda que secundário."

se é um indicador, então o Sul da Ibéria tem tez mais morena do que o Norte da Ibéria (em média, claro)

depois eu estava a falar de "moreno" no sentido clássico, isto é, cabelo moreno, escuro.

discussões sobre fenótipos do Figo e outros, já dei para esse peditório, até porque nem disse que o Figo era mouro.

depois ninguém falou ou disse que a Galiza e o NO ibérico estavam mais perto da Irlanda que do Centro de Portugal ou que deste e daquele...
é um assunto perfeitamente irrelevante, pois o que é que interessa a Irlanda???

4 de março de 2010 às 20:35:00 WET  
Blogger Thor said...

"Já agora - falou em raça, em etnia, ou apenas em ambiente e clima?..."

comparou Lisboa com Argel e disse que estava em Marrocos...
se é conversa estritamente racial ou não...talvez não.
mas que disse isso, disse.

4 de março de 2010 às 20:57:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"só para quem não conhece a realidade"

Que queres dizer por realidade? Estás a dizer que eu nunca vi galegos? Então enganas-te. Já vi ao vivo e cada vez que vejo sem ser ao vivo, seja em fotos na net, seja em vídeos, seja nas imagens que estão no artigo da Wikipédia inglesa intitulado "Galician people"
(aqueles é que devem ser os tais celtíssimos galaicos tão badalados), noto claramente que o povo galego não é o que tu e outros dizem ser (não que eu me importe com isso, ou que passe a desprezar os galegos -como tu fazes com os sul portugueses- por isso).

"ou só viu um estudo qualquer escolhido a dedo pelos nacionalistas que favorece mais a sua fantasia"

Há vários estudos que falam sobre a influência semita e norte-africana na Galiza, basta procurar um pouco pela net que encontras.
E, os dados daquela tabela da Eupedia que tu dizes ser falsa- porque não te agrada nada, claro - são um resultado do cruzamento da informação desses inúmeros estudos. Mas eu já dissera isto, e não mais o voltarei a repetir poqrue já cansam estas discussões de pescadinha de rabo na boca.


"mas, se calhar, se passarem na Andaluzia, já são capazes de reparar nisso, pois esses já são "espanhóis""

Engraçado falares nisso... Queres que eu te mostre um estudo que diz que a Andaluzia tem, ao contrário do que o senso comum ( que não prova nada) poderia sugerir( e quem diz o senso comum diz a História, diz a toponímia, diz os mapas de medidas craniais...), uma influência berbere surprendentemente baixa?

4 de março de 2010 às 21:11:00 WET  
Blogger Caturo said...

«esse autor académico galego para ti tem mais autoridade que qualquer "nortenho" ou outro qualquer»

Mais autoridade do que tu, tem de certeza. Mais autoridade do que «um qualquer», idem.


«que diga algo que não te apeteça escutar (como esse Alexandre Alves Costa)»

Como se esse arquitecto soubesse mais sobre povos ibéricos do que um especialista em História...


«esse académico não deve é passar de um masoquista qualquer bem»

Que te incomoda, isso incomoda, ahhahahaahh...



«vê o que diz Coon na sua obra "Races of Europe" no capitulo sobre a Espanha,»

Pois, um gajo do século XIX... e o que dizem outros, alguns dos quais já apareceram por aqui mapas?



«discussões sobre fenótipos do Figo e outros, já dei para esse peditório, até porque nem disse que o Figo era mouro»

Pois não, disseste que era um ibero meio mouro e «complexado», ahhahahahahah... um gajo como tu a dizer uma dessas, ehehehheh...

11 de março de 2010 às 19:55:00 WET  
Blogger Thor said...

"uma influência berbere surprendentemente baixa?"


mais baixa que a do Algarve deve ser sim. porque, pelo menos, na Andaluzia ainda expulsaram alguns mouros.
mesmo assim, menos do que deviam...






"(aqueles é que devem ser os tais celtíssimos galaicos tão badalados),"

não sei o que entendes por celtas e palpita-me que nem deves saber o que isso é.
não vou discutir contigo. cada um diz o que quer...





"noto claramente que o povo galego não é o que tu e outros dizem ser"

ler acima.
e mais: parece-me que tu nem sabes o que eu ou outros dizemos.
parece-me que projectas algo na mente e na fantasia, mas que nós não dizemos, de facto.
mas pode ser só "impressão".

12 de março de 2010 às 12:18:00 WET  
Blogger Thor said...

"Pois, um gajo do século XIX..."


não é do século XIX, mas sim XX (nasceu em 1904, morreu em 1981)

mas até podia ser do séc.XIX que esse argumento não valia nada...


consulta então mapas que estão no meu blogue
podes ver o do dia 9/12/2009.
não digo mais nada sobre isso...





"Mais autoridade do que tu, tem de certeza. Mais autoridade do que «um qualquer», idem."


que engraçadas que são as coisas.
noutro tópico acusei-te de usares e abusares do "apelo à autoridade", e tu (como sempre) vieste negar. vieste dizer que uns não tinham mais valor que outros só por serem académicos ou isto e aquilo.
pois...nota-se. nem sequer consegues manter argumentos coerentes, sem cair no ridiculo e na contradição.
por isso, é escusado debater contigo.
para já nem falar no facto de que nem sei onde é que o "tal" diz isso e qual a fonte, etc,etc

12 de março de 2010 às 12:23:00 WET  
Blogger Thor said...

"Pois, e também não se distancia de todas em conjunto, como se todas as nações ibéricas estivessem de um lado e a Galécia estivesse doutro. Essa já uma vez a disseste"


sim e mantenho.
a outra "ilha" é o País Basco.

há diferenças entre todas as regiões, mas as que mais se destacam das outras são mesmo o Noroeste/Norte ibérico e o País Basco...com o País Basco a distância ainda maior, provavelmente.
são essas as principais divisões na peninsula.

12 de março de 2010 às 14:41:00 WET  
Blogger Caturo said...

«mas até podia ser do séc.XIX que esse argumento não valia nada»

É irrelevante - está claramente em minoria, e, já agora, contra o que tem sido estudado e apresentado.


«consulta então mapas que estão no meu blogue»

Tenho mais que fazer em vez de ir a esse chiqueiro - de resto, a maioria dos mapas aqui apresentados contraria essas pretensões.


"Mais autoridade do que tu, tem de certeza. Mais autoridade do que «um qualquer», idem."

«noutro tópico acusei-te de usares e abusares do "apelo à autoridade", e tu (como sempre) vieste negar.»

E com razão.


«vieste dizer que uns não tinham mais valor que outros só por serem académicos ou isto e aquilo.»

O que eu disse foi algo diferente, mas já se sabe que não atinges.


«nem sequer consegues manter argumentos coerentes,»

Tu é que não consegues, que és ridicularizado e te humilhas a cada palavra que dizes. Todos os teus argumentos se voltam contra ti, todas as tuas desonestidades são desmascaradas sem piedade e, para cúmulo, ainda tentas acusar os outros das imbecilidades que fazes. E esta é mais uma dessas vezes, mas de modo ridiculamente flagrante, e flagrantemente ridícula, como é teu costume: porque TU é que vieste apelar à autoridade, e logo por três vezes:

- citando o Coon para dizeres que «ai, nem sequer sou eu que digo que o sul é euro-africano», ou seja, apelaste DIRECTA E PRIMARIAMENTE à autoridade de um académico;
- dizendo que o pessoal não conhece o Sul e o Norte (deixando implícito que tu é que sabes porque tu é que viste, como se tu entendesses o que vês diante do focinho);
- apresentando uma voz de um arquitecto do Norte (que nem sequer fala aí em raça, note-se).

A seguir levas nas ventas com a referência a um académico galego e ficas, previsivelmente, enxofrado, e queixas-te de que se está a apelar à autoridade.

Foda-se, que este atrasado mental de merda nunca mais sai daqui, não há maneira de o sacana do brasuca lhe pegar de vez, já que mais ninguém o faz.

18 de março de 2010 às 21:12:00 WET  
Blogger Caturo said...

«"Pois, e também não se distancia de todas em conjunto, como se todas as nações ibéricas estivessem de um lado e a Galécia estivesse doutro. Essa já uma vez a disseste"

«sim e mantenho.»

Claro, a autistice do «ai, é porque eu quero» já é conhecida. NADA de genético o justifica, ao contrário do que em tempos quiseste «provar», mas o fanatismo mentecapto é mesmo isso.

18 de março de 2010 às 21:26:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"cada um diz o que quer."

Exacto, como tu.

Mas também não vou mais discutir contigo.

Passa bem, e ao largo.

19 de março de 2010 às 14:22:00 WET  
Blogger Thor said...

"Foda-se, que este atrasado mental de merda nunca mais sai daqui, não há maneira de o sacana do brasuca lhe pegar de vez, já que mais ninguém o faz."


em relação a isto, respondo-te noutro tópico...

19 de março de 2010 às 16:26:00 WET  
Blogger Thor said...

ah :) como sempre, a velha conversa de merda do "tu é que...".
pois... :)

mas eu não caio no ridiculo de andar a dizer que este ou aquele "são académicos" ou "tem mais autoridade que tu, nha nha nha".
essa figura triste é só tua.
e figura ainda mais triste, é fazer isso, mas depois "negar" ou dizer que são "os outros" que fazem :)))

além disso, não foi Coon a dizer isso do Sul Euro-Africano.

quanto ao "académico" galego, ficas-te pelo "diz que disse", sem mostrar coisa nenhuma.
táctica de mentecapto e criança mentirosa pueril, já derrotada da outra vez em que o Estrabão tinha dito X...mas depois já era um italiano...mas depois vai-se a ver, era tudo treta :))

19 de março de 2010 às 16:26:00 WET  
Blogger Caturo said...

«ah :) como sempre, a velha conversa de merda do "tu é que..."»

Sim, é mesmo só isso que sabes fazer quando estás a querer desviar de cima de ti as observações. Mas é só mesmo isso em toda a linha, profundamente, como a seguir se verá... novamente. :)


«mas eu não caio no ridiculo de andar a dizer que este»

Tu cais em todos os ridículos em mais alguns, cala-te, labrego. E desta vez caiste novamente no ridículo do descaramento: porque tu é que vieste apelar à autoridade, e duas vezes; quando te chapei nas ventas que, em matéria de autoridade, ficas claramente a perder, tu não gostaste e esperneaste, e ainda não paraste, é que está-te a doer.


«quanto ao "académico" galego, ficas-te pelo "diz que disse", sem mostrar coisa nenhuma.
táctica de mentecapto e criança mentirosa pueril,»

Não, a táctica do mentecapto é só mesmo tua, é que ainda por cima até usas as palavras que eu te ensinei, aposto que nem foste ver ao dicionário o que significa «pueril». Para teu azar, a minha palavra tem valor - e se eu disse que um académico galego fez notar que a zona da Galiza tem gente mais morena do que certas outras partes da Ibéria, penso que incluindo a Galiza, então não há motivos para duvidar. Porque, até agora, só tu é que deste motivos para duvidar da tua própria palavra, tal é quantidade de vezes que és apanhado, não só a mentir descaradamente, mas, para mal da tua credibilidade intelectual, a nem sequer perceber ponta de corno do que está escrito e, para cúmulo da vergonha, a apanhar com o desmentido nas ventas quando alguém lê os textos/mapas que apresentas a teu favor.


«já derrotada da outra vez em que o Estrabão tinha dito X...mas depois já era um italiano...mas depois vai-se a ver, era tudo treta»

Até nisso és mentiroso - porque afinal era mesmo tudo verdade e, se me não engano, até tinha sido o Martins Sarmento a dizê-lo. Martins Sarmento esse que tu gostavas de citar, mas nunca fazendo referência a essa parte, claro. :))

25 de março de 2010 às 10:43:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home