SOBRE O TGV
Mensagem que circula no Facebook:
A quem vai servir o TGV ...
1. Aos fabricantes de material rodoviário,
2. Às construtoras de obras públicas... e, claro,
1. Aos fabricantes de material rodoviário,
2. Às construtoras de obras públicas... e, claro,
3. Aos bancos que vão financiar a obra...
Os Portugueses ficarão - uma vez mais - endividados durante décadas.
Por causa de mais uma obra megalómana.
Experimente ir de Copenhaga a Estocolmo de comboio.
Comprado o bilhete, dá consigo num comboio que só se diferencia dos nossos 'Alfa' por não ser tão luxuoso e ter menos serviços de apoio aos passageiros.
A viagem, através de florestas geladas e planícies brancas a perder de vista, demorou cerca de cinco horas.
Não fora conhecer a realidade económica e social desses países, daria comigo a pensar que os nórdicos, emblemáticos pelos superavites orçamentais, seriam mesmo uns tontos.
Se não os conhecesse bem perguntaria onde gastam eles os abundantes recursos resultantes da substantiva criação de riqueza.
A resposta está na excelência das suas escolas,
· na qualidade do seu Ensino Superior,
· nos seus museus e escolas de arte,
· nas creches e jardins-de-infância em cada esquina,
· nas políticas pró-activas de apoio à terceira idade.
Percebe-se bem porque não
· construíram estádios de futebol desnecessários,
· constroem aeroportos em cima de pântanos,
· nem optam por ter comboios supersónicos que só agradam a meia dúzia de multinacionais.
O TGV é um transporte adequado a países de dimensão continental, extensos, onde o comboio rápido é, numa perspectiva de tempo de viagem/custo por passageiro, competitivo com o transporte aéreo.
É por isso que, para além da já referida pressão de certos grupos que fornecem essas tecnologias, só existe TGV em França ou Espanha (com pequenas extensões a países vizinhos).
É por razões de sensatez que não o encontramos
· na Noruega,
· na Suécia,
· na Holanda
· e em muitos outros países ricos.
Tirar 20 ou 30 minutos ao 'Alfa' Lisboa-Porto à custa de um investimento de cerca de 7,5 mil milhões de euros não trará qualquer benefício à economia do País.
Para além de que, dado ser um projecto praticamente não financiado pela União Europeia, ser um presente envenenado para várias gerações de portugueses que, com mais ou menos engenharia financeira, o vão ter de pagar.
Com 7,5 mil milhões de euros podem construir-se:
- 1000 (mil) Escolas Básicas e Secundárias de primeiríssimo mundo que substituam as mais de cinco mil obsoletas e subdimensionadas existentes (a 2,5 milhões de euros cada uma);
- mais 1.000 (mil) creches (a 1 milhão de euros cada uma);
- mais 1.000 (mil) centros de dia para os nossos idosos (a 1milhão de euros cada um).
E ainda sobrariam cerca de 3,5 mil milhões de euros para aplicar em muitas outras carências como, por exemplo, na urgente reabilitação de toda a degradada rede viária secundária.
(...)
Os Portugueses ficarão - uma vez mais - endividados durante décadas.
Por causa de mais uma obra megalómana.
Experimente ir de Copenhaga a Estocolmo de comboio.
Comprado o bilhete, dá consigo num comboio que só se diferencia dos nossos 'Alfa' por não ser tão luxuoso e ter menos serviços de apoio aos passageiros.
A viagem, através de florestas geladas e planícies brancas a perder de vista, demorou cerca de cinco horas.
Não fora conhecer a realidade económica e social desses países, daria comigo a pensar que os nórdicos, emblemáticos pelos superavites orçamentais, seriam mesmo uns tontos.
Se não os conhecesse bem perguntaria onde gastam eles os abundantes recursos resultantes da substantiva criação de riqueza.
A resposta está na excelência das suas escolas,
· na qualidade do seu Ensino Superior,
· nos seus museus e escolas de arte,
· nas creches e jardins-de-infância em cada esquina,
· nas políticas pró-activas de apoio à terceira idade.
Percebe-se bem porque não
· construíram estádios de futebol desnecessários,
· constroem aeroportos em cima de pântanos,
· nem optam por ter comboios supersónicos que só agradam a meia dúzia de multinacionais.
O TGV é um transporte adequado a países de dimensão continental, extensos, onde o comboio rápido é, numa perspectiva de tempo de viagem/custo por passageiro, competitivo com o transporte aéreo.
É por isso que, para além da já referida pressão de certos grupos que fornecem essas tecnologias, só existe TGV em França ou Espanha (com pequenas extensões a países vizinhos).
É por razões de sensatez que não o encontramos
· na Noruega,
· na Suécia,
· na Holanda
· e em muitos outros países ricos.
Tirar 20 ou 30 minutos ao 'Alfa' Lisboa-Porto à custa de um investimento de cerca de 7,5 mil milhões de euros não trará qualquer benefício à economia do País.
Para além de que, dado ser um projecto praticamente não financiado pela União Europeia, ser um presente envenenado para várias gerações de portugueses que, com mais ou menos engenharia financeira, o vão ter de pagar.
Com 7,5 mil milhões de euros podem construir-se:
- 1000 (mil) Escolas Básicas e Secundárias de primeiríssimo mundo que substituam as mais de cinco mil obsoletas e subdimensionadas existentes (a 2,5 milhões de euros cada uma);
- mais 1.000 (mil) creches (a 1 milhão de euros cada uma);
- mais 1.000 (mil) centros de dia para os nossos idosos (a 1milhão de euros cada um).
E ainda sobrariam cerca de 3,5 mil milhões de euros para aplicar em muitas outras carências como, por exemplo, na urgente reabilitação de toda a degradada rede viária secundária.
(...)
E, claro, é mais um pretexto para meter no país mais uns incontáveis (literalmente, porque entram legais e ilegais, a terra portuguesa transformada em albergue espanhol, é ainda pior do que ser terra espanhola) milhares de alienígenas...
5 Comments:
Está mais que visto que o TGV vai ser um monumental fiasco económico.
"Com 7,5 mil milhões de euros podem construir-se:
- 1000 (mil) Escolas Básicas e Secundárias de primeiríssimo mundo que substituam as mais de cinco mil obsoletas e subdimensionadas existentes (a 2,5 milhões de euros cada uma);
- mais 1.000 (mil) creches (a 1 milhão de euros cada uma);
- mais 1.000 (mil) centros de dia para os nossos idosos (a 1milhão de euros cada um).
"
Ou então, ja que ha tanto dinheiro para isso, porque nao investir tudo em aumentar a natalidade.
Pois, mas para isos nao ha dinheiro.
Tambem nao ha dinheiro para investir no interior, para sustentar os hospitais e escolas que foram fechadas por causa da "crise".
Estes politicos de merda, querem é isto, obras publicas, assim recebem por trás e fazem favores as empresas que patrocinaram as suas campanhas, entre mais mil e uma trafulhices.
Claro que nao é preciso TGV para nada, é preciso é investimentos noutras areas.
Mas como disse estes politicos nao pensam no que é preciso, pensam é em fazer mais obras para ganhar dinheiro.
gatunos de merda, depois admiram-se de haver grandes fugas ao fisco em Portugal e nao haver nos paises Nordicos.
Pudera, quem quer dar dinheiro a estes merdas? para que? para fazer estadios desnecessrios que ficam as moscas, para fazer aeroportos e tgvs desnecessarios, para nao investirem onde deviam para melhorar o pais?
e isto para ja nem falar do imenso dinheiro gasto em sos racismos, gastos em patrocinar a invasao e genocidio do povo
se eu pudesse, nao pagava um unico tostao a este estado merdoso
Para animar o pessoal.
;)
Holanda consta ter TGV, apesar do seu tamanho.
Busque por Thalys. A rede incorpora Holanda, Alemanha, Bélgica e França.
Não é só o tamanho do país que importa, mas as distâncias e população que irá ser servida pelo TGV e mais importante o custo.
Em Portugal, TGV, no máximo só Lisboa a Madrid.
O Alfa é adequado para Lisboa, Porto e Faro. Em lugar de TGV é preferível investir na rede nacional.
Portugal deveria ter outras prioridades :(
"Em Portugal, TGV, no máximo só Lisboa a Madrid."
Essa ligação também irá dar prejuízo.
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