domingo, janeiro 24, 2010

«OUTPOST - O EXÉRCITO FANTASMA»


E agora, que cai a Noite, recomendo o filme «Outpost» que vi hoje de madrugada no canal de televisão por cabo TVC1, sub-intitulado «O Exército Fantasma». Também existe nos videoclubes maiores, creio. Trata-se de uma obra de terror e fantasia da melhor qualidade, em ambiente militar, sobre o tema das experiências científicas realizadas pelo Estado nacional-socialista alemão. Resumidamente, tudo começa com um grupo de mercenários contratados para explorar um bunker sito algures numa Europa de leste devastada pela guerra. A dada altura, descobrem que o local foi seis décadas antes usado pelos cientistas SS para criarem soldados invencíveis e imparáveis - e, para desgraça dos mercenários, a experiência foi bem sucedida. A pouco e pouco, todos serão trucidados pelos soldados SS que nunca morrem e nunca param. A ideia baseia-se em suposições de índole científica, mas em termos estéticos o ambiente tem um aspecto verdadeiramente sobrenatural, com os combatentes de há sessenta anos a constituírem uma tropa de semblante fantasmagórico que do meio dos bosques europeus emerge para exterminar os intrusos numa área que têm como eternamente sua. Surpreendentemente, há na obra pouco maniqueísmo anti-nazi e, paralelamente, uma referência entre lutar por ideais, como os ns faziam, e lutar já sem ideais, apenas por dinheiro, caso dos mercenários, que no caso até são oriundos de várias nações diferentes e incluem um negro...
Propositadamente ou não, a aparição dos «zombies nazis» por entre o arvoredo enevoado tem por seu turno um aspecto ao mesmo tempo político e mitológico - na primeira acepção, parece uma parábola sobre o pavor que existe actualmente perante o «fantasma» do Nacional-Socialismo; na segunda, faz pensar nas hordas de guerreiros mortos da mitologia germânica, os Einherjar, que em noites sombrias invernais acompanham o sombrio Wotan, Deus das Batalhas e da Morte, e as Suas filhas, as Valquírias, numa incursão furiosa e imane por entre as nuvens. Aqui, afiguram-se como forças indistintas oriundas do âmago da Europa (a Floresta) para aniquilarem os invasores que chegam para saquear. É de ver...

16 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Por acaso também pensei em ver isso, mas como já esperava o tal maniqueísmo acabei por passar por cima. Apontar para ver, então...

Rodrigo

24 de janeiro de 2010 às 22:40:00 WET  
Blogger Matos said...

Apesar da tua conclusão fazer sentido, considero-a um pouco rebuscada. Quanto a mim, a narrativa no geral tenta transmitir uma ideia de mal(SS) contra o bem(força multi-racial-nacional actuando em conjunto), a começar pelos "flashbacks" que denunciam as atrocidades naquele local, cometidas pelos SS, com vista a atingirem o soldado perfeito, inclusivé as expriencias em seres humanos(judeus).

Acho que a pessoa comum, vai sair do filme com uma ideia ainda mais estereotipada sobre o III Reicht

http://www.youtube.com/watch?v=fEI-v5pdivA

http://www.imdb.com/title/tt0892899/

saudações

24 de janeiro de 2010 às 23:14:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Isso mesmo é para ver.

24 de janeiro de 2010 às 23:29:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"criarem soldados invencíveis e imparáveis - e, para desgraça dos mercenários, a experiência foi bem sucedida. A pouco e pouco, todos serão trucidados pelos soldados SS que nunca morrem e nunca param. A ideia baseia-se em suposições de índole científica"

como é que uma ideia destas se baseia em idole cientifica?
cientificamente, ou melhor realisticamente, essa ideia so pode ser feita com robots invenciveis ou seres geneticamente modificados de modo a nunca morrerem e serem invenciveis, superiores aos outros.
Mas nessa altura, nem agora, a tecnologia nos permite tal.

25 de janeiro de 2010 às 03:06:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Mestiço vai ser o Conan.

http://cinema.sapo.pt/magazine/em-producao/jason-momoa-vai-ser-conan-o-barbaro

25 de janeiro de 2010 às 09:41:00 WET  
Blogger Caturo said...

Um «cimério», isto é, um celta, por assim dizer, vai ser interpretado por um mulato? Ainda por cima uma personagem criada por um gajo que muito provavelmente não gostava de negros? A única resposta aceitável é o clássico foda-se caralho puta que os pariu.

25 de janeiro de 2010 às 10:38:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

e com isto conseguem alterar a muita gente e incutir nos mais novos, o ideal de beleza do branco para o mulato.

Por isso tantas jovens brancas hoje acham piada aos negros e mulatos, quando ha 60, 100 anos, os achavam feios e horrorosos.

Hoje mesmo quando é um negro feio feio tipo Reiziguer (casado com uma holandesa modelo loira) ou Seal (casado com modelo alema loira) elas mesmo assim os querem.

25 de janeiro de 2010 às 15:47:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Há registos de portugueses que ficaram na legião as ss da Charlemagne que ficou em berlim em 1945.
Ultimos resistentes

25 de janeiro de 2010 às 16:32:00 WET  
Blogger Titan said...

Pronto, é mais um filme (Conan) que não vou ver. Sempre poupo algum dinheiro.

O que achas deste filme, camarada Caturo?
http://authorbobfreeman.files.wordpress.com/2009/07/solomon-kane.jpg

25 de janeiro de 2010 às 17:32:00 WET  
Blogger Caturo said...

Tem bom aspecto, para já. Não é que eu goste da personagem em si, mas, pelo menos na b.d., as suas histórias passam-se sempre em pano de fundo nocturno, lunar, por vezes florestal, quase feérico e por outro lado com o requinte do século XVI inglês.

25 de janeiro de 2010 às 17:39:00 WET  
Blogger Caturo said...

«Pronto, é mais um filme (Conan) que não vou ver. Sempre poupo algum dinheiro.»

Eu talvez vá, abstraindo da identidade racial do «herói». Mas fica cá gravado. E vai-me servir para confirmar o que tenho andado a dizer.

25 de janeiro de 2010 às 17:43:00 WET  
Blogger Titan said...

"Tem bom aspecto, para já. Não é que eu goste da personagem em si, mas, pelo menos na b.d., as suas histórias passam-se sempre em pano de fundo nocturno, lunar, por vezes florestal, quase feérico e por outro lado com o requinte do século XVI inglês."

Essa atmosfera é tirada dos contos do Robert E. Howard.

25 de janeiro de 2010 às 17:47:00 WET  
Blogger Titan said...

Podes ver aqui o trailer:

http://www.youtube.com/watch?v=lalm_kkczVM

25 de janeiro de 2010 às 17:53:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

nao vas, dar dinheiro a esses merdas que metem um mulato em vez de um europeu, numa historia europeia, para que?
queres andar a sustentar o mercado multiracialista?

espera pela tv ou saca da net.

eles que tenham mas audienças que é para depois meterem um homem europeu.
Com as mulheres eles fazem isso muitas vezes, pois sabem que ao nao meterem uma caucasiana, especialmente com aparencia do norte, perdem dinheiro.

25 de janeiro de 2010 às 17:57:00 WET  
Blogger Thor said...

"Um «cimério», isto é, um celta, por assim dizer, vai ser interpretado por um mulato? Ainda por cima uma personagem criada por um gajo que muito provavelmente não gostava de negros?"


essa gente é doida, pirou de vez e perdeu completamente o juizo.

25 de janeiro de 2010 às 18:18:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Eu não vou dar um centimo a uma vara de judeus que se julgam no direito de deturpar a raça do celta.

Quanto às modelos que se juntam a macacos, são putas e nada mais!

26 de janeiro de 2010 às 01:43:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home