segunda-feira, janeiro 25, 2010

EUA DIZEM VIR A ADMITIR GOVERNO AFEGÃO COM TALIBÃS

O comandante da tropas norte-americanas e da NATO no Afeganistão, general Santley McChrystal, admitiu esta segunda-feira a possibilidade de os taliban virem a fazer parte de um futuro governo de unidade afegão.
"Todos os afegãos podem desempenhar um papel no governo, desde que olhem para o futuro e não para o passado", afirmou o general McChrystal em entrevista ao 'Financial Times'. O comandante norte-americano mostrou-se ainda convencido de que o reforço militar ordenado por Obama ajudará a encurralar a guerrilha, abrindo caminho às negociações políticas que poderão culminar com a integração dos taliban no governo.
Esta notícia surge no mesmo dia em que o enviado da ONU para o Afeganistão, Kai Eide, anunciou que a organização está dispostos a retirar alguns líderes taliban da sua lista de terroristas, para facilitar as negociações com o governo de Cabul. A medida deverá ser discutida na Cimeira sobre o Afeganistão que decorrerá quinta-feira em Londres.

Tal é a força do Islão radical no país que aqueles que o Ocidente combatia mais duramente podem afinal vir a ficar no poleiro...
De resto, a ideia de que o único Estado islâmico do mundo com armas nucleares vai possível ou provavelmente ser em parte liderado por extremistas declarados, não será das mais tranquilizadoras.