sexta-feira, dezembro 04, 2009

SOBRE A EVENTUAL INFLUÊNCIA DO SANGUE NA DEFINIÇÃO DE PORTUGAL - I

De um pequeno fascículo datado de 1883 e intitulado «As Raças Historicas na Lusitania», parte da Bibliotheca do Povo e das Escolas:

«(...) E a respeito da luta de Ordonho contra Mohammed, cujos estados foram invadidos até Lisboa por aquele, que se aproveitara das discórdias dos muçulmanos, diz o mesmo escritor [Alexandre Herculano]: "Estas lutas pequenas eram inevitáveis na Espanha muçulmana, onde à falta de instituições políticas assaz robusta para manterem a unidade social se ajuntavam as mútuas repugnâncias nascidas da diversidade de raças, não só entre Árabes e Berberes, mas também entre uns e outros e os Moçárabes cristãos, inimigos naturais daquelas duas categorias de conquistadores, de quem os separava a diversidade de origem e de crença e a sujeição de povos conquistados."
(...) O predomínio das raças é a grande barreira das grandes nacionalidades. O que o poder das armas não pode obter, obtém-no o poder do sangue, mais forte do que elas e a vontade dos homens.
A separação da Hispânia em províncias independentesm, conforme as raças que as povoam, começou já a operar-se no tempo dos Árabes! Isto é muito importante, para explicar a facilidade com que os reis de Leão, e mais tarde o conde D. Henrique e seu filho, invadiram e tomaram as terras ocupadas pelos Árabes e Mouros.
(...)
Os dialectos galego, asturiano ou leonez, foram dos que mais se isentaram do senhorio da língua sarracena, mantendo-se com mais pureza e menos corrupção, ainda que com um som diferente e pronunciação diversa das mais províncias cristãs, o que procedeu de que os Árabes nunca fizeram assento fixo nas terras da Galiza e das Astúrias, porque nunca as puderam subjugar. Nesses dialectos do norte não há o gutural do meio-dia e que não se encontra também no Português!
Quanto a isto, Ribeiro dos Santos divide-os em dois dialectos: o do norte, conservando-se mais puro do arabismo, e o das províncias do meio-dia em que dominou mais o árabe. A distinção, porém, não é tão brusca.
Na língua primitiva portuguesa, encontram-se vários dialectos, a dar crédito aos vários monumentos literários que felizmente nos restam dessa época.
O Cancioneiro do Colégio dos Nobres, a canção de Gonçalo Hermingues, a canção do Figueiral, o Bernal Francês e o poema da Cava, não oferecem idêntico Português.
O que é fora de toda a dúvida é que, à medida que a nossa língua se ia desenvolvendo, ia abandonando as reminiscências arábicas e aproximando-se das línguas do norte!

(...)

61 Comments:

Anonymous NORTE-AMARELO said...

POIS ENQUANTO VC´S ESTAVAM A SAIR DO DOMINIO ARABE/BERBERE PARA A RE-EUROPEIZAÇÃO PELA METADE, NÓS DA RAÇA SUPERIOR ESTAVAMOS A CONSTRUIR O MAIOR IMPERIO QUE ESTE PLANETA JA VIU; O IMPERIO MONGOL CONTIGUO..!!

E SEM FALAR CLARO NA MAIOR CIVILIZAÇÃO CONTIGUA DO MUNDO, A MILENAR CHINA, QUE NUNCA PAROU NUMA IDADE MEDIA MESMO TENDO SIDO MUITO MAIS INVADIDA POR BARBAROS MUITO PIORES QUE OS GERMANICOS, QUE ERAM OS HUNOS DA SIBERIA..!!

4 de dezembro de 2009 às 01:09:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Por principio não limitamos nenhumam fonte de expressão.
Só por isso deixamos on line este post,cuja fonte é o surreal Gladius,aliás táo surreal como o post em si.
"De Gaulle um democrata racialista"?!Por amor de Deus!
Quando será que esta gente descerá á Terra?

POIS OLHA SÓ O QUE O PORTUGAL $$SEMPRE FALSO ANDA A FALAR DE VC POR OUTROS FORUNS..!!

4 de dezembro de 2009 às 01:32:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

ELE METEU UM X-9 CONTRA O BLOG DO THOR E AGORA LEVA DE VOLTA..!!

4 de dezembro de 2009 às 01:34:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"Nesses dialectos do norte não há o gutural do meio-dia e que não se encontra também no Português!"

"... divide-os em dois dialectos: o do norte, conservando-se mais puro do arabismo, e o das províncias do meio-dia em que dominou mais o árabe. A distinção, porém, não é tão brusca."


Ignorância do macaco: o que é o "gutural do meio-dia" e o que são as "províncias do meio-dia" ?

4 de dezembro de 2009 às 10:37:00 WET  
Blogger Caturo said...

«Meio-dia» é o Sul; gutural é o som da garganta, aspirado, como se ouve muito no linguajar árabe, também um bocado no Castelhano, mas nada no Português.

4 de dezembro de 2009 às 11:17:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Obrigado pela explicação.

4 de dezembro de 2009 às 11:28:00 WET  
Blogger Titan said...

POIS ENQUANTO VC´S ESTAVAM A SAIR DO DOMINIO ARABE/BERBERE PARA A RE-EUROPEIZAÇÃO PELA METADE, NÓS DA RAÇA SUPERIOR ESTAVAMOS A CONSTRUIR O MAIOR IMPERIO QUE ESTE PLANETA JA VIU; O IMPERIO MONGOL CONTIGUO..!!

E SEM FALAR CLARO NA MAIOR CIVILIZAÇÃO CONTIGUA DO MUNDO, A MILENAR CHINA, QUE NUNCA PAROU NUMA IDADE MEDIA MESMO TENDO SIDO MUITO MAIS INVADIDA POR BARBAROS MUITO PIORES QUE OS GERMANICOS, QUE ERAM OS HUNOS DA SIBERIA..!!

Deixaste de tomar os medicamentos, não foi, brasuca?

4 de dezembro de 2009 às 13:55:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"NORTE-AMARELO disse...

POIS ENQUANTO VC´S ESTAVAM A SAIR DO DOMINIO ARABE/BERBERE PARA A RE-EUROPEIZAÇÃO PELA METADE, NÓS DA RAÇA SUPERIOR ESTAVAMOS A CONSTRUIR O MAIOR IMPERIO QUE ESTE PLANETA JA VIU; O IMPERIO MONGOL CONTIGUO..!!

E SEM FALAR CLARO NA MAIOR CIVILIZAÇÃO CONTIGUA DO MUNDO, A MILENAR CHINA, QUE NUNCA PAROU NUMA IDADE MEDIA MESMO TENDO SIDO MUITO MAIS INVADIDA POR BARBAROS MUITO PIORES QUE OS GERMANICOS, QUE ERAM OS HUNOS DA SIBERIA..!!"

Pronto, passou para a realidade alternativa de vez... Agora já passou de atlanto-med para norte-amarelo. Nunca pensei que isto chegasse a tanto, bolas!
Contado ninguém acredita.

4 de dezembro de 2009 às 14:36:00 WET  
Blogger Thor said...

vocês não têm mesmo sentido de humor...
chatos do caralho. enfadonhos.

4 de dezembro de 2009 às 17:03:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Caturo disse...
«Meio-dia» é o Sul; gutural é o som da garganta, aspirado, como se ouve muito no linguajar árabe, também um bocado no Castelhano, mas nada no Português.

4 de Dezembro de 2009 11:17:00 WET

LINGUA AGORA É ADN; DO QUE ADIANTA PLAGIAR SOTAQUES MAIS ARIANOS E LINGUAS MAIS ARIANAS E NO FIM O SUL DE PORTUGAL NAQUELE TESTE GENETICO DO BLOG DO THOR ESTAR MAIS PROXIMO DOS CURDOS QUE DO RESTO DA EUROPADA..??LOL!!

4 de dezembro de 2009 às 17:06:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Deixaste de tomar os medicamentos, não foi, brasuca?

NA VERDADE SÓ QUERIA ADVOGAR UM POUCO PELA RAÇA NORTE-AMARELA, POIS AS VEZES ME CANSO DA RAÇA BRANCA E AS SUAS INDEFINIÇÕES CLÁSSICAS..!!

4 de dezembro de 2009 às 17:08:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Pronto, passou para a realidade alternativa de vez... Agora já passou de atlanto-med para norte-amarelo. Nunca pensei que isto chegasse a tanto, bolas!Contado ninguém acredita.

CONTINUO ATLANTO-MED, MAS SE OUTROS PODEM DEFENDER A RAÇA ALHEIA, NÃO VEJO POR QUE EU TAMBEM NÃO POSSA AS VEZES BANCAR O ADVOGADO DA AMARELADA MAIS PURA..!!

4 de dezembro de 2009 às 17:10:00 WET  
Blogger Caturo said...

«LINGUA AGORA É ADN; DO QUE ADIANTA PLAGIAR SOTAQUES»

Plagiar o caralho, idiota. Isto não é plagiar, é o que não é europeu a desaparecer naturalmente, sem ninguém o obrigar. Porque, efectivamente, a população moçárabe era europeia, e manteve-se europeia, e foi reforçada com a Reconquista.



«MAIS ARIANOS E LINGUAS MAIS ARIANAS E NO FIM O SUL DE PORTUGAL NAQUELE TESTE GENETICO DO BLOG DO THOR ESTAR MAIS PROXIMO DOS CURDOS QUE DO RESTO DA EUROPADA»

Pois, já levaste com o desmentido no focinho e agora repetes a mentira. De facto, esse tal mapa é apenas um dos cinco componentes principais da Europa segundo Cavalli-Sforza; e, ao contrário do que dizes, o sul de Portugal não está mais próximo dos Curdos mas sim NO MESMO ESCALÃO que os «teus» queridos norte-italianos. Chupa. :)

4 de dezembro de 2009 às 17:12:00 WET  
Blogger Titan said...

NA VERDADE SÓ QUERIA ADVOGAR UM POUCO PELA RAÇA NORTE-AMARELA, POIS AS VEZES ME CANSO DA RAÇA BRANCA E AS SUAS INDEFINIÇÕES CLÁSSICAS..!!

Pois, só que este blogue é um blogue nacionalista português. Estás deslocado.

4 de dezembro de 2009 às 17:29:00 WET  
Blogger Titan said...

"vocês não têm mesmo sentido de humor...
chatos do caralho. enfadonhos."

Olha quem fala. AHAAHahahahah

4 de dezembro de 2009 às 17:30:00 WET  
Blogger Thor said...

" De facto, esse tal mapa é apenas um dos cinco componentes principais da Europa segundo Cavalli-Sforza"


eiiiii este gajo é tão mentiroso que até faz impressão.
o mapa que o Caps Lock está a falar, não é esse do Cavalli Sforza, mas sim outro.

4 de dezembro de 2009 às 17:33:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Pois, já levaste com o desmentido no focinho e agora repetes a mentira. De facto, esse tal mapa é apenas um dos cinco componentes principais da Europa segundo Cavalli-Sforza; e, ao contrário do que dizes, o sul de Portugal não está mais próximo dos Curdos mas sim NO MESMO ESCALÃO que os «teus» queridos norte-italianos.

DEPENDE DO QUE VC CHAMA DE ITALIA DO "NORTE" E PORTUGAL DO "SUL", POIS SE O "SUL" DE PORTUGAL TIVER COMO REFERENCIA O DOURO OU O MONDEGO E NO "NORTE" DA ITALIA ESTIVER INSERIDO PROPOSITALMENTE O NORTE DA ITALIA CENTRAL E MERDAS COMO GENOVA, FIRENZE E AFINS - VAI DAR TRETA MESMO..!!

Chupa.

O CELSO E AS SUAS FANTASIAS REPRIMIDAS COM OS ILEGAIS SUL-AMERICANOS..!!

E BASTA VER QUE DA VINCI ERA DE FIRENZE NA IDADE MEDIA E HOJE A MIGRAÇÃO SUL-NORTE DESTRUIU AQUELA URBS QUE DECAIU POS-MEDICIS TOO..!!

4 de dezembro de 2009 às 17:36:00 WET  
Blogger Caturo said...

Mentiroso és tu e ele, atrasado mental. O gajo já tinha dito isso, e foi sobre um dos cinco mapas de Cavalli-Sforza.

4 de dezembro de 2009 às 17:37:00 WET  
Blogger Caturo said...

http://www.white-history.com/refuting_rm/img/pcs.jpg

O carneiro contou mal as risquinhas no sul de Portugal...

4 de dezembro de 2009 às 17:38:00 WET  
Blogger Caturo said...

Para cúmulo do gozo, a vossa querida parte norte de Itália está no MESMO ESCALÃO que o sul de Portugal, ahahahhahhh, este ex-ariano é cada tiro cada pé, já anda de cadeira de rodas. :)

4 de dezembro de 2009 às 17:39:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Pois, só que este blogue é um blogue nacionalista português. Estás deslocado.

POIS NA VERDADE EU APENAS QUIS SIMULAR UM NORTE-AMARELO A BANCAR UM MACACO INVEJOSO AFROMERDISTA TIPICO E QUESTIONAR PARA OBTER ALGUMAS RESPOSTAS..!!

TIPO: E SE..OS NORTE-AMARELOS FOSSEM TÃO SUBSIDIADOS PELO SISTEMA QUANTO OS NEGROIDES O SÃO - DE CERTO QUE JA TERIAM DOMINADO TODO O OCIDENTE E OS JUDEUS MORREM DE MEDO DE PERDER O TRONO PRA ELES..!!

4 de dezembro de 2009 às 17:39:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

eiiiii este gajo é tão mentiroso que até faz impressão.
o mapa que o Caps Lock está a falar, não é esse do Cavalli Sforza, mas sim outro.

VIU SÓ THOR, ELE AINDA MENTE NA BEM NOSSA CARA..!!

4 de dezembro de 2009 às 17:40:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

NA VERDADE SÓ QUERIA ADVOGAR UM POUCO PELA RAÇA NORTE-AMARELA, POIS AS VEZES ME CANSO DA RAÇA BRANCA E AS SUAS INDEFINIÇÕES CLÁSSICAS..!!

4 de Dezembro de 2009 17:08:00 WET
mais um brasileiro desenraizado e alucinado. Ao menos este está lá longe

4 de dezembro de 2009 às 17:41:00 WET  
Blogger Caturo said...

«
DEPENDE DO QUE VC CHAMA DE ITALIA DO "NORTE" E PORTUGAL DO "SUL", »

Não depende coisa nenhuma, corno manso - tu fizeste referência ao mapa e disseste que aí o sul de Portugal está ao mesmo nível que os Curdos. Não está. O padrão que no mapa está sobre o sul de Portugal é o mesmo que o do norte de Itália.

Chupa bem chupado. :)

4 de dezembro de 2009 às 17:42:00 WET  
Anonymous Anti-ex-ariano said...

"vocês não têm mesmo sentido de humor...
chatos do caralho. enfadonhos."

Fala o gajo que há dois dias me censurou por sugerir que ler o blogue dele era o mesmo que ir ao Magalhães Lemos sem sair de casa! :)

4 de dezembro de 2009 às 17:44:00 WET  
Blogger Thor said...

e ele continua a aldrabar.
não vale a pena, Caps.
ele vai continuar a dizer que estavas a falar do mapa do "gradiente genético" quando disseste isso dos Curdos.
o gajo é mentiroso por natureza. está-lhe no sangue.

4 de dezembro de 2009 às 17:44:00 WET  
Blogger Thor said...

sim, censurei e com todo o gosto.
não tolero insultos, "ad hominems", nem nicks provocatórios como o teu.

4 de dezembro de 2009 às 17:47:00 WET  
Blogger Thor said...

o azar é que nem nisso o Caturo acerta, pois no tal mapa do Sforza, só uma pequena parte do Norte italiano tem o mesmo gradiente que o Sul português. não é "todo" o Norte da Itália.
além disso, o tal mapa só foca alguns genes. portanto é normal isso acontecer.

4 de dezembro de 2009 às 17:49:00 WET  
Blogger Titan said...

"Fala o gajo que há dois dias me censurou por sugerir que ler o blogue dele era o mesmo que ir ao Magalhães Lemos sem sair de casa! :)"

Ora isto é que tem piada.ehehehehe

4 de dezembro de 2009 às 17:59:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

mais um brasileiro desenraizado e alucinado. Ao menos este está lá longe

SIM, AINDA BEM, POIS NÃO GOSTARIA DE VER A TERRA DOS MEUS ANCESTRAIS NESTE ESTADO/ESTAGIO LASTIMAVEL DE DEGENERAÇÃO SIMIESCA..!!

4 de dezembro de 2009 às 18:19:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Não depende coisa nenhuma, corno manso - tu fizeste referência ao mapa e disseste que aí o sul de Portugal está ao mesmo nível que os Curdos. Não está. O padrão que no mapa está sobre o sul de Portugal é o mesmo que o do norte de Itália.

É, MAS AINDA ASSIM NÃO SE DEIXOU CLARO QUAIS AS FRONTEIRAS E LIMES UTILIZADOS - "CIENCIA"..??

E Chupa bem chupado.

DEIXA DE PEDERASTIAS CELSO..!!QUE COISA MAIS BAIXO-NIVEL..!!GUARDA ISSO PROS TEUS AMANTES ILEGAIS REPRIMIDOS..!!

AGORA ESSA DE CORNO MANSO FOI FODA; VC´S ANDAM A APRENDER ESTE LINGUAJAR SIMIESCO COM QUEM, AFINAL..??

SÓ SE FOR COM OS ILEGAIS QUE POR AÍ ANDAM MESMO..!!

4 de dezembro de 2009 às 18:23:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Fala o gajo que há dois dias me censurou por sugerir que ler o blogue dele era o mesmo que ir ao Magalhães Lemos sem sair de casa!

MAS O QUE É MAGALHÃES LEMOS AFINAL..??

4 de dezembro de 2009 às 18:24:00 WET  
Blogger Caturo said...

´«ele vai continuar a dizer que estavas a falar do mapa do "gradiente genético" quando disseste isso dos Curdos.»

Pois vou, porque de facto estava. Mais concretamente, no tópico sobre o mapa da primeira principal componente genética segundo Cavalli-Sforza, tópico esse que entretanto procurei no teu blogue e não encontrei. Onde está ele?

Enfim, esteja onde estiver, houve outro em que o mesmo mapa foi apresentado, mas a cores:

http://oitenta-e-oito.blogspot.com/2009/11/gradiente-genetico-na-europa.html

E aí mais uma vez o brasucagay demonstrou o seu ódio por Portugal, esquecendo imbecilmente que o sul do País está no mesmo escalão que a maior parte do norte de Itália, ahhahahahahhah...

E o cobarde iletrado ex-ariano caladinho que nem o rato que sempre foi.

4 de dezembro de 2009 às 18:50:00 WET  
Blogger Caturo said...

«o azar é que nem nisso o Caturo acerta, pois no tal mapa do Sforza, só uma pequena parte do Norte italiano tem o mesmo gradiente que o Sul»

O azar do ex-ariano é que tudo o que ele diz e apresenta se volta contra ele, por isso está agora a espernear, a dizer que «ai, é uma pequena parte do norte italiano», quando na verdade a parte é substancial.

Enfim, mais uma vergonha que fica no já de si extenso cadastro de vexames do ex-ariano.

4 de dezembro de 2009 às 18:53:00 WET  
Anonymous Anti-ex-ariano said...

"sim, censurei e com todo o gosto.
não tolero insultos, "ad hominems", nem nicks provocatórios como o teu."

HAHHHAHAHHAHAH Eu gosto dos tiques ditatoriais do ex-ariano... "eu não tolero" diz ele, como se fosse o Júlio César ou o Napoleão!

E depois fala em "nicks provocatórios", como se houvesse maior provocação do que o regionalismo pimba do ex-ariano!

"AGORA ESSA DE CORNO MANSO FOI FODA; VC´S ANDAM A APRENDER ESTE LINGUAJAR SIMIESCO COM QUEM, AFINAL..??"

Corno manso é uma expressão antiquíssima em Portugal, brasucagay. Popularmente, ela designa aquele tipo de homens que fazem tudo o que a mulher exige, mesmo contrafeitos, até ao dia em que chegam a casa e ela está na cama a gemer com o vizinho! :)

Corno manso é aquele que leva ser dar troco! O que embrulha sem protestar, o trouxa, o banana, o babaca!

MAS O QUE É MAGALHÃES LEMOS AFINAL..??

É a residência oficial do Thor, a mansão dele! O lar doce lar dele! :)

4 de dezembro de 2009 às 18:58:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

É AQUELE COM OS PONTINHOS E O COM O PLANO CARTESIANO..!!

4 de dezembro de 2009 às 18:58:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

http://oitenta-e-oito.blogspot.com/2009/11/gradiente-genetico-na-europa.html

DIO SANTO, E ELE AINDA SE FAZ DE DESENTENDIDO..NEM É ESSE O MAPA..!!

4 de dezembro de 2009 às 18:58:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Chupa com mais força, brasuca, que precisas de alimento.

ESSAS PANELEIRICES DO CELSO SÃO MESMO RIDICULAS..!!

4 de dezembro de 2009 às 19:01:00 WET  
Anonymous Anti-ex-ariano said...

"E aí mais uma vez o brasucagay demonstrou o seu ódio por Portugal, esquecendo imbecilmente que o sul do País está no mesmo escalão que a maior parte do norte de Itália, ahhahahahahhah..."

Pois é... volta e meia foge-lhe a boca para verdade e cai-lhe a máscara!

"E o cobarde iletrado ex-ariano caladinho que nem o rato que sempre foi."

Claro, porque o ex-ariano é o corno manso do brasucagay! HAHHHAHAHAHHAHA

"ex-ariano: neste mapa, se vires com atenção, Lisboa está no mesmo nivel que o Sul da Ibéria (Andaluzia, Algarve, Alentejo, etc) - LOL..!!"

HAHHHAHAHAHAHAHAHA Ao que chega a obsessão regionalista pimba do ex-ariano! Eu gosto da forma como ele escreve “se vires com atenção”, como quem diz, se tomares as mesma drogas que eu! Eh eh eh!...

4 de dezembro de 2009 às 19:03:00 WET  
Blogger Thor said...

a maior parte da zona que refere o Caturo não está no mesmo gradiente que o Sul de Portugal.
só o Veneto, o Friuli e uma parte da Emilia Romagna o estão.
tudo o resto - Lombardia, Trentino, Piemonte, Liguria, Aosta - estão noutro gradiente.

mas isto é que é conversa para desviar atenções, pois o que é que interessa aqui a Itália?????

e eu já disse que o tal mapa/estudo só foca alguns genes.

além disso, quando o Caps falou em proximidade com Curdos, era a outro mapa que se referia, como o Caturo tão bem sabe.

agora essa de pegar numa infima parte da Itália para desviar atenções, é ridicula.

faz lembrar aquela "ah os germânicos não são melhores...a Itália anda ali no meio".

ridiculo!!!

4 de dezembro de 2009 às 19:04:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Corno manso é uma expressão antiquíssima em Portugal, brasucagay. Popularmente, ela designa aquele tipo de homens que fazem tudo o que a mulher exige, mesmo contrafeitos, até ao dia em que chegam a casa e ela está na cama a gemer com o vizinho!

Corno manso é aquele que leva seM dar troco! O que embrulha sem protestar, o trouxa, o banana, o babaca!

MAS QUE INTERESSANTE, PENSEI QUE FOSSE ORIGINARIA DAQUI..LOL!!

4 de dezembro de 2009 às 19:04:00 WET  
Blogger Thor said...

"eu não tolero" diz ele, como se fosse o Júlio César ou o Napoleão!"

no meu espaço mando eu, não mandas tu, seu filho da puta.
no espaço dos outros...mandam os outros.




"E depois fala em "nicks provocatórios", como se houvesse maior provocação do que o regionalismo pimba do ex-ariano!"

se não gostas, não vás lá! mas alguém te chamou ou andou atrás de ti a "provocar" ???
era o que faltava eu falar do que tu queres, ou escrever para te agradar.

4 de dezembro de 2009 às 19:07:00 WET  
Blogger Caturo said...

«a maior parte da zona que refere o Caturo não está no mesmo gradiente que o Sul de Portugal.
só o Veneto, o Friuli e uma parte da Emilia Romagna o estão.»

Pois - só metade do norte de Itália, ehehhehh... agora já a riqueza, e a brancura, e o sangue germânico, e o QI, já nada disso interessa referir para dizer que o norte de Itália é superior, cof, cof... ;)

4 de dezembro de 2009 às 19:38:00 WET  
Blogger Caturo said...

«e eu já disse que o tal mapa/estudo só foca alguns genes»

Isso... mas na altura chamaste a atenção ao teu comparsa favelado para a diferença entre Lisboa e o norte de Portugal, ehehehh...

4 de dezembro de 2009 às 19:40:00 WET  
Blogger Caturo said...

«agora essa de pegar numa infima parte da Itália»

Ínfima, diz ele, ahhahhahahahh... é a mesma história do costume, quando os estudos lhe saem pela culatra, começa a «relativizar»: «ai, são só alguns...». :)

4 de dezembro de 2009 às 19:41:00 WET  
Anonymous Anti-ex-ariano said...

"no meu espaço mando eu, não mandas tu, seu filho da puta."

Olha ele a confundir-me com um dos seu irmãos outra vez! :)

"no espaço dos outros...mandam os outros."

Só é pena que queiras mandar aqui também!

"se não gostas, não vás lá! mas alguém te chamou ou andou atrás de ti a "provocar" ???"

Estás constantemente aqui a provocar, neste blogue. E as mentiras que espalhas no teu são provocação mais do que suficiente para qualquer português.

"era o que faltava eu falar do que tu queres, ou escrever para te agradar."

Claro, mas quem faz aquilo que lhe dá na gana tem que estar disposto a arcar com as consequências. Se fosses homenzinho saberias disso! :)

"Isso... mas na altura chamaste a atenção ao teu comparsa favelado para a diferença entre Lisboa e o norte de Portugal, ehehehh..."

É fantástica a forma como ele dá o dito por não dito, não é?

4 de dezembro de 2009 às 19:43:00 WET  
Blogger Thor said...

"quando os estudos lhe saem pela culatra, começa a «relativizar»:"


sim, fui eu que vi um mapa com os indicadores de riqueza e do QI e depois comecei a relativizar a capacidade dos germânicos "ah a Itália está ali no meio de 10 países!"


lolol ganha juizo.

e, não, a maior parte do Norte italiano, não tem o mesmo gradiente que o Sul português...se é que isso importa para alguma coisa.

4 de dezembro de 2009 às 19:57:00 WET  
Blogger Titan said...

Era bom que este ex-ariano da treta nunca mais aparecesse aqui, é que nunca vi maior traidor.

4 de dezembro de 2009 às 20:13:00 WET  
Blogger Titan said...

"se não gostas, não vás lá!"

O mesmo se pode dizer sobre ti em relação a este blogue. Não gostas da mensagem do blogue, não precisas de vir cá.

"mas alguém te chamou ou andou atrás de ti a "provocar" ???"

Andas a provocar todos os nacionalistas deste blogue quando metes aqui a tua propaganda sectarista.

4 de dezembro de 2009 às 22:14:00 WET  
Anonymous Anti-ex-ariano said...

"Era bom que este ex-ariano da treta nunca mais aparecesse aqui, é que nunca vi maior traidor."

E depois quem seria o nosso bobo da corte, camarada Titan? :)

Não pode ser, temos que ter alguém para gozar, até porque o Cisco tem-se baldado!

4 de dezembro de 2009 às 22:44:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"POIS OLHA SÓ O QUE O PORTUGAL $$SEMPRE FALSO ANDA A FALAR DE VC POR OUTROS FORUNS..!!"


?????????
Tu bates bem desses cornos brasileiro de merda? enfim é o que eu digo estes brasileiros que aqui vêmm com a conversinha de merda são e sempre seram especialistas na intriga, por isso quanto maior a distância entre nós e eles - melhor.


"LINGUA AGORA É ADN; DO QUE ADIANTA PLAGIAR SOTAQUES MAIS ARIANOS E LINGUAS MAIS ARIANAS E NO FIM O SUL DE PORTUGAL NAQUELE TESTE GENETICO DO BLOG DO THOR ESTAR MAIS PROXIMO DOS CURDOS QUE DO RESTO DA EUROPADA..??LOL!!"

mas qual teste genético, espeta aqui sff, senão faço eu mesmo, e espeto-te outros tantos que validam aquilo que já se sabia, a clara homogeneidade genética de norte ao centro e ao sul de Portugal, seja no Y, no mit (..)
Não é que tu ou o teu cão percebam merda alguma disto, pois já se viu a mediocridade intelectual que te caracteriza, ao outro é mais falta de coluna vertebral e imbecilidade crónica.



"Era bom que este ex-ariano da treta nunca mais aparecesse aqui, é que nunca vi maior traidor"


Está no sangue do individuo a traição, para todos esses filhos da puta antifa, no mercy.

4 de dezembro de 2009 às 23:01:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Tu bates bem desses cornos brasileiro de merda? enfim é o que eu digo estes brasileiros que aqui vêmm com a conversinha de merda são e sempre seram especialistas na intriga, por isso quanto maior a distância entre nós e eles - melhor.

É tão evidente

6 de dezembro de 2009 às 18:49:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Está no sangue do individuo a traição, para todos esses filhos da puta antifa, no mercy.

é traidor mas não é antifa, é outra coisa qualquer.

6 de dezembro de 2009 às 18:52:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"é traidor mas não é antifa, é outra coisa qualquer."

Regionalista pimba ressabiado. É como eu digo: o próprio Afonso Henriques ter-lhe-ia cortado a cabeça pessoalmente.

6 de dezembro de 2009 às 21:28:00 WET  
Blogger Titan said...

"E depois quem seria o nosso bobo da corte, camarada Titan? :)

Não pode ser, temos que ter alguém para gozar, até porque o Cisco tem-se baldado!"

Pois, isso é a única coisa boa deste ex-ariano, camarada Anti-ex-ariano.

6 de dezembro de 2009 às 22:31:00 WET  
Blogger Caturo said...

«"quando os estudos lhe saem pela culatra, começa a «relativizar»:"

«sim, fui eu que vi um mapa com os indicadores de riqueza e do QI e depois comecei a relativizar a capacidade dos germânicos»

Foste tu que levaste com o nível intelectual dos Italianos a dar-te cabo do arranjinho que urdiste à volta dos testes de QI, como só uma criança faria, sim, foste tu. Afinal, um povo latino, e logo o mais latino de todos, estava bem qualificado na hierarquia que querias usar para satisfazer o teu complexo de inferioridade nordicista. Que chatice...



«e, não, a maior parte do Norte italiano, não tem o mesmo gradiente que o Sul português»

Boa parte do norte italiano tem o mesmo gradiente que o Sul Português, o que mais uma vez deita no lixo as tuas «análises» mentecaptas, sempre a querer provar que o Sul é inferior e/ou «doutra raça». O que tem especialmente piada quando se sabe que andaste por aqui a gabar o sangue nórdico do norte de Itália, aahahaahhah...


«...se é que isso importa para alguma coisa.»

Pois, AGORA já não importa nada, mas quando chamaste a atenção ao brasuca para a posição de Lisboa, nessa altura importava... ;)

És tão estupidamente infantil que nem imaginas como te afiguras transparente nas tuas mentecaptas desonestidades e mudanças súbitas de discurso.

9 de dezembro de 2009 às 00:20:00 WET  
Blogger Thor said...

se a Itália é "latina", eu sou um candeeiro...

9 de dezembro de 2009 às 10:04:00 WET  
Blogger Thor said...

mas se isso te faz feliz...por mim, a Itália pode ser toda àrabe. todinha. quero lá saber.

9 de dezembro de 2009 às 10:05:00 WET  
Blogger Thor said...

e se a Itália estava bem classificada, então...e os outros todos não-germânicos que estavam atrás de TODOS os germânicos?
só importa a Itália? a Itália é que é o foco de atenção? LOL
a isso chama-se manobra de diversão.

9 de dezembro de 2009 às 13:24:00 WET  
Blogger Caturo said...

«se a Itália é "latina",»

Não. É nórdico-albanesa...


«eu sou um candeeiro...»

Tu és é burro que nem um cepo.

9 de dezembro de 2009 às 19:09:00 WET  
Blogger Caturo said...

«e se a Itália estava bem classificada, então...e os outros todos não-germânicos que estavam atrás de TODOS os germânicos?»

Isso, dás atenção ao que te apetecer NUM estudo. Claro que quanto aos «teus» Irlandeses atrás dos Portugueses, caladinho ficaste tu, ehehheehh...

9 de dezembro de 2009 às 19:10:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home